quarta-feira, janeiro 20, 2021

Sporting de Braga

Não é muito habitual escrever sobre o Sporting Clube de Braga, excepto a propósito do maior dérbi de Portugal frente ao Vitória, mas também não é todos os dias que o velho rival completa a bonita idade de cem anos e isso justifica a excepção.
Conheço o Sporting de Braga quase há tanto tempo como ao Vitória e o estádio primeiro de Maio é seguramente aquele a que fui mais vezes na minha vida depois, como é óbvio, do D,Afonso Henriques e do desaparecido campo da Amorosa.
Desde miúdo, e porque tinha dois tios (infelizmente já falecidos) de Braga  um dos quais não ligava muito a futebol mas o outro era um sócio e adepto assiduo nos jogos do clube, que me habituei a ir com eles ao "primeiro de Maio" ver não só os jogos com o Vitória mas também jogos do Braga com outros clubes lembrando-me particularmente bem de jogos com Benfica, Sporting, Académica, Riopele, CUF e outros de que a memória já não ajuda a lembrar.
O que não me tornou num braguista (embora os meus tios tivessem feito por isso) mas me fez conhecer a realidade bracarense e me habituou a viver a rivalidade entre o "meu" Vitória e o que nunca foi "meu" Braga de forma saudável, racional e despida de qualquer forma de extremismo ou imbuida de excessos que todos conhecemos.
Naturalmente que vi muitos Braga-Vitória em Braga mas muitos mais Vitória-Braga em Guimarães, quer no D. Afonso Henriques em termos de primeira equipa quer os jogos dos escalões de formação no campo da Amorosa , o que contribuiu para viver com especial intensidade a rivalidade entre os dois clubes.
O Sporting de Braga que conheci nesses tempos já nada tem a ver com o clube da actualidade.
Nos anos 60 e 70 frequentava os lugares mais modestos da classificação da primeira divisão e com descidas pelo meio, nos anos 80 e 90 era um clube do meio da tabela com um ou outro apuramento paras as competições europeias mas que olhava para cima quando queria ver o Vitória ou o Boavista que nesse tempo eram os clubes mais fortes a seguir aos três do costume.
Nos primeiros anos do presente século tudo mudou.
Com a constituição da SAD, a construção do novo estádio municipal (vulgo "pedreira") e essencialmente a chegada de António Salvador à liderança do clube o Sporting de Braga encetou um imparável trajecto ascensional que o levou a ser vice campeão nacional, a participar em várias edições da Liga dos Campeões, a ser presença assidua na Liga Europa tendo chegado inclusive a uma final, a vencer mais uma taça de Portugal e duas taças da liga enquanto o seu ecletismo se expandia para o futsal, futebol de praia, futebol feminino  e várias outras modalidades como o já tradicional atletismo, o basquetebol ou o bilhar.
A par disso construiu uma moderno complexo desportivo que será seguramente essencial no crescimento do clube em termos de potenciar os escalões de formação.
É esse Braga, em continuo crescimento desportivo e patrimonial, que completa agora o seu primeiro centenário num momento da sua vida que tem de se considerar como de grande qualidade e indutor de um futuro ainda melhor.
Como adepto do Vitória, que nestes últimos quinze anos se viu ultrapassado pelo velho rival em termos de futebol pondo termo  a muitas décadas de clara superioridade vitoriana, olho esta realidade do Sporting de Braga sem preocupação, sem inveja e até com optimismo.
Sem preocupação porque se o Braga conseguiu crescer da forma como o fez seguramente que o Vitória também o conseguirá se der os passos certos e seguir um projecto desportivo sustentado , ambicioso e estável.
Sem inveja porque o crescimento do Braga e a sua aproximação regular aos três do costume é bom para o futebol português e o que desejo é que para lá do Vitória também outros clubes consigam crescer de forma sustentada de molde a darem ao nosso campeonato um equilibrio e uma competitividade que ele não tem.
Com optimismo porque se o Braga o conseguiu, desde que tomou o rumo certo, também o Vitória o conseguirá e quando o "gigante adormecido" acordar de uma vez por todas o seu crescimento será imparável e nada ficará como era no nosso futebol.
Acredito que Vitória e Sporting de Braga podem ser o eixo da mudança que o nosso futebol precisa mas isso é tema para outros textos que não os de celebração de um anivérsário como este.
E por isso aqui deixo os meus Parabéns ao Sporting Clube de Braga pela passagem do seu primeiro centenário.
Desejando que para o ano, quando festejar o seu, o Vitória possa estar num momento de tanta satisfação colectiva como o está hoje o velho e centenário rival.
Depois Falamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, como sócio do SC Braga agradecer lhe este texto. E agradecer lhe porquê? Porque faz falta mais gente como o senhor, gente capaz de fazer uma analise justa e imparcial sem ter que destilar ódio como ultimamente tanto se vê por aí. Ainda esta semana, vi também um vídeo de uma adepta Vitoriana a desejar os parabéns ao SC Braga, sendo algo que devemos enaltecer e valorizar.
Vejo o meu Braga há 29 anos e juro que não entendo o clima de guerra que tantas vezes vemos num Vitoria vs Braga ou Braga vs Vitoria. E nisto não há santos, seja em Braga seja em Guimarães os comportamentos passam o limite do aceitável muitas vezes. E todos nós devemos contribuir para uma rivalidade ( saudável ).
Para finalizar dizer que concordo consigo, quando diz que o Vitória tem tudo para chegar a outros patamares, porem, faz falta ter um projeto mais sustentado. As coisas naturalmente não acontecem de um dia para o outro, levam o seu tempo (anos até), com isto o que quero dizer é que me parece que o facto de o Vitória quase todos os anos mudar consideravelmente os seus planteis não ajuda muito. Porque de resto, sem duvida que têm tudo para chegar a outros sonhos.
Um abraço com muita saúde para um "espanhol" de um "marroquino". Porque enquanto tivermos a possibilidade de ir brincando quer dizer que nem tudo está mal.

agarf disse...

Parabéns pelo texto, merecida "homenagem" ao centenário do Enorme.

Fidelis Bracara

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Estamos de acordo. Naturalmente que a rivalidade entre os nossos clubes existirá sempre e se mantida dentro de limites civilizados e racionais ambos tem a ganhar com isso. Porque na ânsia legítima de cada um querer ser melhor que o outro ambos progredirão e serão melhores. O que significará encurtar distâncias para os três do costume. O Sporting de Braga , nestes quinze anos, tem feito o seu trabalho de casa bem feito e isso vê-se nos resultados desportivos. O Vitória infelizmente não tem sabido acompanhar a pedalada do rival e com excepção de três ou quatro épocas tem ficado para trás. Acredito que esteja, agora, a inverter esse rumo ziguezagueante mas vai demorar algum tempo até ter a solizez competitiva do SCB. Quanto ao clima de guerra, que considero lamentável, é evidente que há responsáveis de ambos os lados. E por isso há muita pedagogia a fazer.
Caro agarf:
Obrigado pelas suas palavras. São parabéns sinceros porque vejo o Sporting de Braga como um rival e não como um inimigo.