terça-feira, janeiro 12, 2021

Processos

 O clube, Sport Lisboa e Benfica, e o personagem que a ele preside, Luís Filipe Vieira, estão há vários anos a esta parte debaixo de continuas investigaçóes e processos desencadeados pela Justiça face às muitas centenas de crimes de que eles(clube e presidente) e mais alguns dirigentes , ex dirigentes e colaboradores de estatuto incerto são suspeitos de terem praticado.
Sendo que os principais são estes:

SACO AZUL
Lançado em 2018, o processo Saco Azul investiga crimes de branqueamento e fraude fiscal. As primeiras buscas foram realizadas à SAD encarnada em setembro de 2018, data na qual foram constituídos seis arguidos, num caso com suspeita de "lavandaria".
EMAILS
A divulgação de emails do Benfica, pelo FC Porto, no Porto Canal, em junho de 2017, levantou suspeitas de alegados crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa por parte do emblema encarnado. O Ministério Público constituiu Paulo Gonçalves como arguido no processo, que investiga uma alegada rede de corrupção na arbitragem para beneficiar o Benfica.
VOUCHERS
O processo foi iniciado na sequência de uma queixa apresentada em 2015 por Bruno de Carvalho, então presidente do Sporting, investigando a existência de possível corrupção do Benfica a árbitros.
OPERAÇÃO LEX
Luís Filipe Vieira prepara-se para ser acusado por recebimento indevido de vantagem, sendo suspeito de ter oferecido ao juiz Rui Rangel uma vaga na futura universidade das águias como compensação pela influência do juiz num processo fiscal do seu filho. A investigação, que se estende por vários magistrados, por alegada prática de crimes de corrupção, branqueamento, tráfico de influências e fraude fiscal, tem já 18 arguidos, entre eles Luís Filipe Vieira.
E-TOUPEIRA
A SAD foi ilibada de julgamento, num caso que investiga a violação de justiça, nomeadamente com acesso a investigações e processos relacionados com o Benfica e até clubes rivais. O julgamento, que leva Paulo Gonçalves, José Augusto Silva e Júlio Loureiro ainda não começou, por recurso para o Supremo Tribunal por parte deste último.
JOGOS VICIADOS
A Polícia Judiciária e o Ministério Público investigam um alegado aliciamento de jogadores do Marítimo por um elemento próximo do Benfica antes de um confronto entre as duas equipas, na 33.ª jornada do campeonato de 2015/16. À SIC, dois alegados jogadores dos insulares lançaram as suspeitas, de forma anónima. Além disso, também um desafio com o Rio Ave está na mira da investigação, que tem como suspeitos Paulo Gonçalves e César Boaventura.
MALA CIAO
A Polícia Judiciária do Porto suspeita de um esquema por parte do Benfica que visava a compra de jogadores para perderem os seus desafios com as águias e também para ganharem ao FC Porto. No âmbito da investigação, foram realizadas buscas a quatro sociedades anónimas desportivas, como Aves, V. Setúbal, Marítimo e Paços de Ferreira, num caso em que é investigada a possibilidade de a cedência de atletas serviria como troca de favores.

Estes sete casos e a respectiva descrição foram publicados no jornal "O Jogo" de 15 de Julho de 2020.
O seu a seu dono.
Ontem mesmo , dia 11 de Jameiro de 2021, foram anunciadas novas investigações aos mesmos protagonistas segundo uma peça do jornal Observador.
Visando o domínio do Benfica sobre clubes de menor dimensão atraves da transferência e empréstimo de jogadores sendo o clube e o seu presidente (mais um dos tais colaboradores de estatuto incerto) suspeitos de corrupção desportiva, branquesmento de capitais, fraude fiscal e participação económica em negócio.
É um oitavo caso, digamos assim, em que são muitas as suspeitas que pendem sobre os mesmos.
Vivemos num Estado de Direito pese embora termos um ministro da Educação que considera, sem desmentido do primeiro ninistro (também ele benfiquista) , que o Benfica está acima da Lei!!!
E porque quero crer que vivemos num Estado de Direito para além de reconhecer aos suspeitos (com muita caridade cristã á mistura) o direito à presunção da inocência espero que Ministério Público , Polícia Judiciária e Tribunais façam o seu trabalho de forma célere , isenta a pressões e independente de um poder político que já se demonstrou parcial, de molde a que tanto processo e tanta investigação tenham conclusões indiscutíveis e isentas de qualquer tipo de suspeita.
Prove-se ou não a culpa dos arguidos.
Até esse dia não posso é sentir-me tranquilo quanto à verdade desportiva dos jogos em que esse clube participe e menos ainda quando o "meu Vitória" entra em campo para os defrontar e tenho a velha , de muitos anos, sensação de que para lhes ganhar não basta ser melhor que eles. 
É preciso ser muito melhor e mesmo assim...
Depois Falamos.

Sem comentários: