quarta-feira, janeiro 27, 2021

Segundos

Para terminar um conjunto de publicações que fiz nas últimas semanas/meses sobre as eleições presidenciais aqui deixo uma curta reflexão sobre aquele que considero ser o "mapa" mais importante que resulta das votações do passado dia 24.
Já noutra publicação destaquei a espantosa dimensão do triunfo de Marcelo Rebelo de Sousa que venceu em todos os distritos, todos os concelhos, nas duas regiões autónomas e apenas lhe escapou a vitória em 9 das 3092 freguesias tendo-se aí registado o triunfo de André Ventura em quatro, João Ferreira em três e Ana Gomes em duas.
Números espantosos e que arrisco serem irrepetíveis.
Nesta publicação , sobre os segundos classificados, direi apenas o seguinte: Do mapa em anexo resulta que André Ventura ficou em segundo lugar em onze distritos e na Madeira ficando esse lugar para Ana Gomes nos sete restantes e nos Açores.
Sendo igualmente claro que AV fica em segundo na maioria dos concelhos seguido por Ana Gomes e João Ferreira enquanto Vitorino Silva foi "medalha de prata" no "seu" concelho de Penafiel não tendo os restantes candidatos conseguido qualquer segundo lugar.
Não perdendo tempo com os votos de Ana Gomes, que não servem para nada em termos de futuro, há a registar uma penetração nacional de André Ventura, de norte a sul e do interior ao litoral, com os saborosos segundos lugares em todos os distritos do Alentejo mas denotando dificuldades no Porto (onde perdeu o segundo lugar com um resultado invulgarmente inferior à média nacional), em Braga, Aveiro Viana do Castelo e Açores.
E a tremenda derrota de João Ferreira e do PCP no Alentejo onde viram AV ficar claramente à sua frente.
Foi a vontade do povo, expressa democraticamente em votos, que decidiu estas eleições e o resultado de cada um dos candidatos.
O que farão com eles André Ventura/Chega, João Ferreira/PCP, Marisa Matias/BE , Tiago Mayan/IL e Vitorino Silva/RIR só o futuro o dirá.
Sabe-se "apenas" que com o seu resultado Marcelo Rebelo de Sousa sai reforçado para exercer uma presidência diferente no segundo mandato e isso pode ser muito positivo para Portugal
Depois Falamos.

P.S. Ah, pois, e que fará Ana Gomes com os votos dela ? Nada.
Votar na candidata ou votar nulo era exactamente a mesma coisa.
Um voto perdido na nulidade.

Sem comentários: