sexta-feira, janeiro 22, 2021

O Nosso 16

 Depois do gelo face ao Farense, que impediu por duas vezes o jogo, frente ao Nacional foi a chuva que marcou presença e com uma intensidade (como a fotografia documenta) que felizmente não prejudicou a realização do jogo.
Em que o Vitória esteve coectivamente muito bem conseguindo um triunfo merecido e que não oferece contestação.
Individualmente:
Bruno Varela: Fiquei com algumas dúvidas se não poderia ter feito mais no golo mas não tenho dúvida nenhuma que na segunda parte fez três enormes defesas que negaram o golo ao adversário.
Sacko: Não parece em grande momento de forma e as coisas não lhe estão a sair bem.
Jorge Fernandes: Exibição tranquila paenas perturbada pelo poderio físico de Riascos.
Mumin: Sem problemas rubricou um bom trabalho.
Mensah: Nada bem neste jogo. Responsabilidades no golo do Nacional, entradas a destempo que lhe valeram um amarelo e pouco ofensivo ao contrário do habitual.
Pepelu: Um jogo sem grandes problemas nem grande brilho.
André Almeida: Uma bela exibição. Atacou com discernimento, defendeu com eficácia e ainda teve arrancadas poderosas que o adversário não consegui travar. Está num grande momento.
André André: Mais discreto do que o habital não teve a influência habitual na equipa.
Quaresma: Uma exibição soberba de um grande jogador. Um golo de trivela, catorze cruzamentos, um reportório técnico brilhante e lances de pura magia.
Estupiñan: Simplesmente impressionante. Incluindo um jogo pela equipa B nos cinco jogos oficiais que fez esta época marcaou sempre. Cinco jogos e seis golos. Ao tempo que não tínhamos um ponta de lança assim.
Edwards: A aproximar-se do nível que lhe conhecemos. Ontem esteve em dois golos e rubricou algumas jogadas de bom nível. Forma com Quaresma e Estupiñan um trio ofensivo de enorme qualidade.
Foram suplentes utilizados:
Rochinha: Rendeu Edwards e integou-se sem especial destaque.
Zié Ouattara: Rendeu Mensah antes que este visse o segundo amarelo. Limitou-se a defender.
Miguel Luís: Como de costume rendeu André Almeida e como de costume também a equipa não beneficiou disso. Era, até, expectável que desta vez tivesse entrado Janvier.
Bruno Duarte: Entrou bem e ainda teve um cabeceamento perigoso. 
Wakaso: Jogou os seus primeiros dez minutos em ano e meio. Vai certamente ser muito útil à equipa na segunda volta do campeonato.
Não foram utilizados:
Trmal, Suliman, Luís Esteves e Janvier
Dever cumprido, a equipa mantém-e na luta pela Europa, mas é evidente que há lacunas a preencher para essa luta ter mais hipóteses de sucesso.
Nas primeiras jorndas foi a defesa que garantiu os resultados enquanto agora essa responsabilidade tem sido assumida pelo ataque face a um momento menos bom que o sector defensivo parece atravessar.
Nas laterais Sacko e Mensah não tem estado bem (Sílvio está lesionado, Zié Ouattara está " verde" e Carls parece não contar) e no centro da defesa Jorge Fernandes e Mumin formam uma boa dupla mas se um deles falha a defesa treme. Falta um terceiro central de idêntica qualidade porque há lesões, castigos e abaixamentos de forma.
Mas com ou sem reforços a equipa tem uma linha de rumo e está a consolidar de forma muito satisfatória os seus processos de jogo. 
Depois Falamos.

Sem comentários: