domingo, março 16, 2014

Tranquilamente...ou Talvez Não!

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Tranquilamente direi o seguinte:
Hoje em Fafe ,como centenas de vitorianos, vi o Vitória perder com o SLB (equipa que tem meios humanos e financeiros bem superiores) depois de um jogo em que deu tudo que tinha para voltar á final da taça de Portugal de basquetebol.
Saí triste pela derrota mas orgulhoso com a equipa.
Que foi entusiasticamente apoiada pelos adeptos durante todo o jogo porque viam nela aquilo que nos identifica: Garra, pundonor, atitude,ambição, espírito de conquista.
Podem não ganhar mas dão tudo para o tentar.
Não fui ao fim da tarde ao nosso pavilhão ver o Vitória 0-Benfica 3 em voleibol pelo que não posso comentar. Embora os parciais demonstrem que a nossa equipa deu luta.
Fui à noite ao estádio.
De onde saí triste com a derrota e sem orgulho no que vi.
Não vou falar do jogo que, embora verdade, foi uma espécie de revisão da matéria dada.
Apenas salientarei três coisas.
A atitude de grande respeito de Bebé ao não festejar o golo.
A confirmação de que Bruno Paixão (sem qualquer influência no resultado diga-se desde já) é um péssimo árbitro, como aliás o foi durante toda a sua carreira, e só isso explica que num jogo fácil tenha feito tanta asneira a maior das quais foi seguramente dar quatro minutos de desconto num jogo que devia ter tido uns dez sem qualquer favor.
A satisfação por ver o nosso quarteto defensivo formado por quatro jogadores feitos no clube:
Amorim-Paulo Oliveira-Moreno e Luís Rocha.
Concluindo:
O Vitória é um clube exigente e com uma História que obriga a exigência.
Os vitorianos são adeptos que dão tudo que tem (e ás vezes o que não tem...)pelo seu clube e isso dá-lhes o direito de serem exigentes.
Quem quer dirigir, treinar ou jogar no Vitória (seja qual for a modalidade mas em especial no futebol)sabe que tem de viver com a exigência de vestir aquela camisola e usar aquele símbolo.
Discursos ( ou a falta deles) em sentido contrário dão sempre, mas sempre mesmo, más consequências.
Afastar a pressão (termo maldito...) de lutar pela Europa no caso da A,ou de subir de divisão no caso da B, está a dar muito mau resultado em ambas as  equipas.
Já para não falar nos adeptos que começam a questionar-se sobre quais os objectivos de uma e de outra se não são a Europa nem a subida.
Mais do que os resultados conjunturais preocupa-me o efeito devastador que discursos errados (ou a falta de discurso) estão a ter no ânimo dos vitorianos.
Hoje no fim do jogo não foram dois nem três os adeptos que me abordaram na saída do estádio desabafando que esta época não voltam lá porque estão fartos de sofrerem, sofrerem,sofrerem.
Alguns até iam mais longe dizendo que assim não voltam a comprar lugares anuais.
E por aí fora...
Claro que são estados de alma muito influenciados pela derrota acabada de sofrer.
Mas não podem ser desvalorizados e muito menos ignorados.
A "Nação Vitoriana" está...frágil e algo desorientada.
E as médias de assistência no estádio são,apenas, um dos indicadores disso.
É preciso mudar de atitude, de discurso, e traçar metas claras e objectivas enquanto é tempo e nada está definitivamente perdido.
Metas de acordo com aquela que é a nossa ambição de sempre.
Porque o que está em causa não são pessoas.
É mesmo a nossa identidade.
Depois Falamos

12 comentários:

Anónimo disse...

Fico feliz por ver que o Sr Cirilo, apesar de tarde, chegou à conclusão, daquilo que o discurso "do coitadinho", está a fazer ao nosso clube.

Discurso que começa na direção, mas que é transmitido em todas as conferências de imprensa em que Rui Vitória tenha a palavra.

Este discurso faz mais mal ao Clube que um sem número de derrotas alguma vez fará.

Uns não querem ter pressão, eu quero competência nas pessoas eleitas e contratadas deste clube.

Parece que não podemos ter tudo aquilo que queremos.

rico disse...

Caro Sr Cirilo,mais uma vez o nosso Vitoria desiludiu tanta gente e a mais essas crianças que choram por este Vitoria que na minha opinião já não merece lágrimas dos outros.

Ha certas coisas que me interpelam, ou seja estes jogadores não comem há alguns dias, seja não são pagos há meses seja o Rui Vitoria quer ganhar a Palma da vergonha ou seja foi um jogo corrompido como o fez o Chinoche na Bélgica há uns anos,ontem, vimos uma banda de malandros a brincar com quem os(paga) tenho a certeza que esta semana a lavandaria não ganhara muito com o Vitoria visto que poucos desses malandros nem sequer transpiraram,
ha alguns anos tinha a disposição uma grande verba para investir e como tenho o Vitoria nas veias desde que nasci, me passou pela cabeça de investir no nosso clube, mas algo me disse que seria um mau investimento, "quando falo de verba" so lhe posso dizer que o nosso amigo sul africano, nunca conseguira investir aquilo que eu tinha previsto, mas até que enfim que a razão cuidou de mim, tenho vergonha do nosso Vitoria que a vista dos meus olhos e falando com fair play, temos o futebol mais feio de toda a liga e peso bem bem as minha palavras, quem jogou ontem para não descer? os Branquinhos ou os Amarelinhos?

estou revoltado com esta palhaçada e no ponto de vista, o Vitoria ontem perdeu muitos sócios.

fiquem bem e bom domingo a todas e a todos.

Anónimo disse...

A direção tem de traçar metas aos treinadores e às equipas. Senão discurso é sempre 'no fim fazemos as contas'... Nunca percebi o que isso significa. As metas são claramente a Liga Europa para a equipa A! A direção tem de o assumir. E se o treinador acha que não tem matéria prima para o conseguir, que se demita. Já agora, como vitoriano, não gosto nada do discurso do Rui Vitória, mais a atitude de virar costas aos penalties que considero uma falta de respeito para com os restantes colegas da equipa técnica e para com o clube. Deve assumir tudo o que se passa no campo e dar a cara pela forma como a equipa joga! Se não tem coragem não serve para o Vitória. E para aqueles que defendem Rui Vitória pela Taça tenho duas questões: O Sport Lisboa fez um dos piores jogos da época nesse jogo, senão o pior? Não dão mérito aos jogadores, não acham que se deveu mais à vontade deles que ao treinador? Quem viu o jogo percebeu que não foi só o mérito de Rui Vitória, ou que o maior mérito não foi dele... Os jogadores quiseram ganhar!

Anónimo disse...

Está a analisar muito mal as coisas. As soluções começam a escorregar todas pelo cano de esgoto abaixo. Perder com o último do campeonato é uma vergonha. Devia de proporcionar o hábito aos jogadores e adeptos de andar com um saco na cabeça na semana seguinte. É como hoje me sinto. Não atendo telefonemas, dou pacadaria no gato e até me dou ao luxo de vir para cá dizer bacoradas que o Senhor não levar a sério.
Perdemos por azar e os pacenses ganharam por sorte. E a brincar com o azar anda o Vitória a coleccionar derrotas em momentos determinantes desde que esta direcção tomou posse.
O presidente anda arredado do Vitória, com cheiro na Liga para controlar a arbitragem. A ganância vai matá-lo, arrastando o nosso clube para o meio da lama. A persuasão que o fez abandonar o posto que tinha na Câmara de onde foi arrumado para limpar cadastro para suceder ao Emílio anda a dar-lhe falta de discernimento. Numa hora destas despedir o treinador era mais do certo. Não há perdão. Era o que eu faria em circunstância normais.
A continuar assim, o Vitória tem que descer de divisão para voltar a conquistar a massa associativa.

Quim Rolhas
Briteiros

João disse...






Que puta de lata você tem, Sr. Luís Cirilo!
Vem aqui falar da influência negativista que os discursos têm nos sócios e jogadores... e não se lembra de mandar uma piçalhada de racha boi no treinador do Vitória que ainda não aprendeu como se lida com as multidões antes e depois do jogo. Este, durante a semana, comete o erro de fazer um discurso-vénia ao adversário e, na despedida, acaba por ainda lhe arreangar mais o cu como se o Vitória fosse o culpado de eles estarem em último. Foda-se|
Que puta que lata você tem... vem dizer está mal muito por alto, mas tem medo que tocar na ferida e de chamar os erros pelo nome.
Sei que não vai publicar isto, mas estou-me a cagar para cima da cambada de malucos que andam a pôr este clube mais perto de descer de divisão.
Estou a expressar-me como sei fazer, com tudo o que vai na minha alma. Além disso, não estou a insultar ninguém. Apenas revoltado ao ponto de enxotar esse Rui Vitória que atingiu o limite da saturação. A partir de agora é só lenços brancos... (.)(.) João

Anónimo disse...

Ambição? Metas?
Com que equipa?
Luis Rocha, Amorim, Paulo Oliveira, Tomanè, Moreno Marco Matias...e outros.
Ora pensem lá um bocadinho, pensem, vá lá não custa nada.
Atenção, nada tenho contra os jogadores, bem pelo contrário.
Já alguém dizia, quem nasceu para largaticha, nunca chegará a jacaré!

ZecaDiabo

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo, não tenho nada a ver com isso, mas seria interessante vê-lo a presidente!

A atitude de quem está na direcção não é de vitorianos. O sr. que está a presidente, descobriu que era do vitória com que idade? (digo isto tendo em conta o número de sócio dele)

É realmente triste, mas quem está à frente do vitória pouco se importa com o estado anímico da nação vitoriana. Nos tempos que correm o vitória não motiva ninguém a comprar lugar anual. Se todos os sócios fizessem uma analise do que pagam pelo lugar anual, provavelmente chegariam à conclusão que compensa comprar um bilhete de jogo... e aí a receita de inicio de época com os lugares anuais iria ser "linda".

Qualquer pessoa que perceba minimamente de futebol (já não digo treinadores, muito menos treinadores de bancada) já percebeu que o futebol do vitória é bola para a frente, quer esteja a ganhar, empatar ou a perder. Ainda ontem o Jorge Costa colocou um central a "receber" essas bolas e controla o futebol do vitória. Para a semana o futebol vai ser o mesmo.

Qual a razão do Tomané ir para o banco? O Hernâni não tem lugar nesta equipa (se não lhe derem oportunidades nunca vai ter)? O Cafú não é jogador para "pegar" no meio campo e organizar o jogo a partir de trás?

Quando vamos ver uma direcção ao nível dos adeptos? Será consigo a presidente?

Anónimo disse...

O problema não são os jogadores! o vitória (muito provavelmente) não tem dinheiro para melhores.

O problema está na mentalidade que lhes incutiram. Eles não sabem o que fazer dentro do campo. Eles não sabem como se organizar. A solução é sempre bola para a frente. Não há estilo de jogo, muito menos plano B.

Anónimo disse...

A equipa está mal treinada, ou nem treinada está sequer, e acusam os jogadores! Esta equipa bem treinada estava em 4º por esta altura. O problema é que o treinador não treina. Não sei o que faz. Desconfio que lhes diz para fazerem o melhor que sabem, para depois dizer que são eles que não valem nada... A coordenação do jogo, a tática, e a função de cada jogador é o treinador que tem de as dar. Aposto que nem estuda as estatísticas: perdas de bola, passes falhados, pontapés fora do alvo, etc etc... Se este treinador estudasse um bocadinho percebia porque é que a equipa não tem rendimento nenhum. Nos últimos dois jogos os golos marcados foram, um de auto-golo adversário, e outro de pénalti. Os sofridos foram por falta de marcação... Porque as linhas de passe e de ataque estão sempre abertas ao adversário, e o nosso ataque é descoordenado e aleatório. Não há tática, não há estratégia, os jogadores não são trabalhados para a sua função. Para começar, era treinar as desmarcações e o passe de bola obrigatório até ao terceiro toque. Mas eles não são treinados para fazer o mais essencial do jogo. Esta equipa não sabe jogar futebol. Continua como no tempo do Emílio Macedo, é a sorte que dita o nosso destino, não o trabalho da equipa técnica.

Anónimo disse...

Caro Quim Rolhas
Não bata no gato pois o bichano não tem culpa nenhuma...

Anónimo disse...

Não bato? Então vou bater em quem? Na minha mulher, não, que ela não gosta. Em si não porque o senhor é anonimo. Diga-me lá! Vou bater em quem? Sempre que o Vitória perde, aqui em casa, há uma baixa. Umas vezes é uma galinha, outras vezes é um coelho. Desta vez foi outra vez o gato porque tenho a arca frigorífica cheia. Olhe, amigo, escachei-o todo, mas ainda está vivo. Não se preoccupe. É a quarta vez. Levou um cocelo que mal se aguenta de pé. Manca um bocado mas isso passa-lhe. Não é verdade que eles tem sete vidas. A mim não me importa nada. Sei tenho gato para mais três derrotas do Vitória ou enquanto ele aguentar.
Quando lhe dou cabo do canastro grito-lhe Vitória, Vitória. No outro dia, um vizinho meu gritou Vitória a propósito de qualquer merda e o gato desatou a fugir, parecia que tinha diabo. Não apareceu aqui em casa durante três dias e três noites. Deve ser do cio ou estava com vontade de cagar. Só pra que veja o trauma que o meu gato tem e sofre por causa do Vitória.
Como pensa o Senhor Luís Cirilo, não diz, mas pensa... Antes ele que eu.

Quim Rolhas
Briteiros

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há um tempo, e uma tolerância, para tudo.
De resto concordo consigo.
Caro rico:
Compreendo o seu estado de alma. De facto tem sido semanas e que as derrotas se sucedem ás...derrotas excepção feita ao jogo com o Porto.
E hoje qualquer adversário entra no nosso estádio com um atrevimento que noutros tempos nem os candidatos ao titulo tinham. Melhores dias virão...
Caro Anónimo:
Condcorda com boa parte do que diz com duas excepções: no jamor o slb jogou o que o Vitória deixou. Não vamos tirar mérito ao nosso triunfo. Nos penaltis o RV está de costas por uma questão de superstição tipica do futebol. Daí não vem mal ao mundo.
Caro Quim Rolhas:
Não sou tão drástico nem defendo a demissão do treinador. O problema não pode ser visto só sob o prisma do RV.
Caro João:
Normalmente não publico comentários que usem expressões que podem chocar outros leitores. Publiquei o seu porque me parece o desabafo sentido de um vitoriano desesperado com a equipa. E eu respeito esses estados de alma.
Quanto ao resto não tenho nenhum problema em por os nomes ás coisas. Sei muito bem porque estamos assim. E di-lo-ei em próxima publicação.
Caro Zeca Diabo:
Teve azar nas citações. Todos eles são excelentes jogadores que farão parte do projecto d eum Vitória ganhador.
Com comentarios desses é que nunca chega a Zeca. Corre o risco de ficar, enquanto comentador, no patamar zequinha.
Caro Anónimo:
Apenas posso dizer que concordo plenamente com a análise que faz a factos do jogo. Quanto ao resto não está na ordem do dia.
Caro Anónimo:
O problema não está seguramente nos jogadores. Porque com os que temos (A+B) podiamos estar melhor.
Pelo menos com mais meia duzia de pontos.
Caro ANónimo:
O mais fácil é acusar o treinador. Mas posso garantir-lhe que a equipa técnica do Vitória trabalha estatisticamente cada jogo e estuda detalhadamente os adversários. A partir daí...
Caro Anónimo:
Concordo. Amnistia para o gato.
Caro Quim Rolhas:
Dê paz ao bicho