segunda-feira, março 17, 2014

"Réu" Vitória?

Não posso dizer que conheço muito bem Rui Vitória.
Direi que o conheço razoavelmente fruto de umas horas de conversa em viagens para e no regresso de jogos, em estágios, e em várias reuniões ao longo dos meses que desempenhei funções no clube.
E a ideia que tenho dele, para além de uma excelente impressão pessoal que não conta para o efeito desta publicação, é a de ser um treinador moderno, actualizado, estudioso, culto e possuidor de uma saudável ambição.
É também um profissional exemplar de uma lealdade inexcedível à entidade patronal e de um espírito de colaboração raro nos tempos de hoje.
Por isso considero injusto que se queira transformar Rui Vitória no réu da actual crise de resultados do clube.
Se concordo com todas as suas decisões?
Não. Não concordo.
Se gosto de algumas exibições que a equipa faz?
Não. Não gosto.
Se o modelo de futebol praticado em bastas ocasiões é aquele que mais gosto de ver?
Não. Não é.
Se considero que tem aproveitado devidamente todos os recursos postos ao seu dispor?
Não. Não considero.
Se acho que faz sempre os discursos mais mobilizadores?
Não. Não acho.
Mas isso com RV ou com qualquer treinador porque dentro de cada adepto há...um treinador!
Mas vamos aos factos.
Rui Vitória chegou a Guimarães em Setembro de 2011 (dois anos e meio atrás) para substituir Manuel Machado que entretanto apresentara a sua demissão.
Encontrou um plantel feito a meias pelo treinador e pelo presidente, desequilibrado, com um balneário...difícil e no qual apareceram quase de imediato problemas de salários em atraso.
Foi um ano difícil mas ninguém o ouviu queixar-se.
Fez o seu trabalho.
Desse tempo restam no clube apenas cinco(!!!) jogadores.
Douglas (ao tempo suplente de Nilson) ,Leonel Olimpio, Barrientos (acabado de chegar) Dinis e Crivellaro que viriam a ser emprestados só regressando posteriormente ao clube.
Cinco...e passaram apenas dois anos e meio.
Quando a actual direcção entrou em funções(Abril de 2012) a preparação da época seguinte levou a profundas transformações no plantel como é sabido.
Saíram muitos jogadores, alguns de referência, e entraram aqueles que foi possível fazer entrar.
Alguém ouviu RV queixar-se?
Não. Não ouviu.
Aceitou o que lhe deram e trabalhou de cara alegre(ás vezes sabe Deus...e sei eu algumas coisas) sempre com uma atitude positiva e uma lealdade inatacável aquilo que a direcção lhe dizia que tinha de ser.
Ganhou a Taça de Portugal.
Sabendo que a equipa que jogou a final já estava desfeita.
O ataque (Soudani-Baldé-Ricardo) ou estava todo vendido ou a caminho disso, Tiago Rodrigues idem, Adoua ia sair por não querer renovar e Alex, João Ribeiro, N'Dyaie por esta ou aquela razão também estavam de partida.
Já para nem falar de jogadores titulares como Defendi ou Toscano que já tinham saído em Janeiro de 2013.
Pelo caminho convocou,para jogos oficiais, 23 jogadores da equipa B doze dos quais jogaram efectivamente por períodos maiores ou menores de tempo.
Convenhamos que não é fácil.
Uma vez mais de cara alegre aceitou o plantel que lhe deram para esta época.
Jogou a supertaça com uma equipa debilitada, sem reforços que só chegaram depois, e não arranjou desculpas para a derrota.
E não era difícil fazê-lo.
De lá para cá o que se sabe.
Um bom campeonato em jogos fora, menos bom em casa, mas uma luta consistente pelos lugares europeus até chegar à fatídica janela de mercado de Janeiro em que perdeu de uma só vez um central titularissimo e a sua primeira opção para o lugar na impossibilidade (que se verificou algumas vezes) de esse titular jogar.
A par disso o Vitória foi o único candidato à Europa que não fez uma única contratação nessa época.
Alguém o ouviu queixar-se?
Não me parece.
Continuou com uma atitude positiva mas um discurso cada vez mais cauteloso quanto a objectivos por razões tão fáceis de compreender que me dispenso de as repetir.
Saltam á vista.
Façamos aqui um ponto de ordem:
Em dois anos e meio Rui Vitória teve, mas já não tem, entre outros os seguintes 23(um plantel...) jogadores:
Nilson-Adoua-Bruno Teles-Anderson Santana-João Paulo-Defendi-N´Dyaie-Freire-Abdoulaye-Alex-Pedro Mendes-Nuno Assis-João Alves-Toscano-William-Faouzi-Edgar-Maranhão-Targino-Ricardo-Soudani-Baldé-João Ribeiro.
Em dois anos e meio!
Sejamos claros: É uma brutal injustiça fazer de Rui o "Réu" desta crise de resultados.
Tem as suas responsabilidades é claro.
Porque umas vezes comete erros,outras  faz opções que não se justificam, aqui e ali adopta estratégias de jogo que não resultam.
Como qualquer treinador.
Mas a verdade é que nunca teve a oportunidade de trabalhar com um plantel estável e estabilizado.
É um permanente "tapar de cabeça" descobrindo os "pés" ou vice versa.
Por isso sem querer "branquear" algumas responsabilidades de Rui Vitória no mau momento da equipa creio ser justo dizer que essas responsabilidades não o diminuem nem lhe retiram, do meu ponto de vista, o imenso crédito de que justamente desfruta junto da maioria dos vitorianos.
Até porque não se esconde e dá a cara semanalmente em defesa de estratégias e orientações que não são as suas mas aquelas que a SAD lhe determina.
Ou há alguém que acredite que um treinador jovem e ambicioso como RV é não gostaria de em cada oportunidade poder dizer(como Marco Silva do Estoril) que lidera uma equipa candidata à liga Europa e ao quarto lugar(ou mais do que isso) no campeonato?
Claro que gostaria.
Mas Rui Vitória é sensato e inteligente e por isso não o diz porque sabe que lhe faltam os meios para assumir, de caras, uma candidatura dessas.
E é tão solidamente leal à sua entidade patronal que assume sozinho o ónus de um discurso "antipático" e de uma estratégia que não é a sua.
E isso, desfavorecendo-o profissionalmente, apenas reforça a convicção que é um homem de carácter com quem se pode contar nos bons e especialmente nos maus momentos.
Depois Falamos

P.S: Com todas as atenuantes evocadas não deixo de considerar que com os recursos humanos ao seu dispor o Rui Vitória podia, aqui e ali, por a equipa a jogar um bocadinho melhor!
E tenho a certeza que ele sabe isso.

25 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Assino por baixo!

Havendo claramente maus erros de "casting" na equipa, não se pode considerar como réu de toda esta crise um treinador que tem sabido fazer boas equipas com jogadores jovens, portugueses e cheios de garra de vencer!

É duro perder, todos sabemos, mas mais duro é ter de dar a cara. E RV nunca se negou!

Por isso (e tendo a noção que poderíamos e deveríamos ter feito bem melhor em jogos recentes com equipas que classificativamente estão abaixo do Vitória), parece-me redutor e errado culpar quem faz o melhor que pode com o que material que lhe dão!

E não tenhamos memória curta!

Anónimo disse...

"Ou há alguém que acredite que um treinador jovem e ambicioso como RV é não gostaria de em cada oportunidade poder dizer(como Marco Silva do Estoril) que lidera uma equipa candidata à liga Europa e ao quarto lugar(ou mais do que isso) no campeonato?"

Então o plantel do Estoril é melhor que o do VSC?

Se lhe perguntar se quer ser campeão é lógico que quer, mas não aparenta capacidade para mais.

Quando ele diz que vai jogar para ganhar é alguma coisa de especial? Todos os treinadores jogam para ganhar! contar o paços entramos em campo e nem cheiramos. Aposto que se eles tivessem mais convictos ganhavam por 2 ou 3 a zero sem favor nenhum (tipo setúbal). Sábado vamos ter mais festa.

Esse exemplo do Estoril não tem sentido. Quantos jogadores importantes saíram do Estoril e este ano é o que se vê!

Ele não tem respeito pelos sócios. Todos os jogos são difíceis, seja o primeiro seja o último. Se é o porto... é difícil. Se é o paços... é difícil. Se é o gil... é difícil. Se é o leixões... é difícil.

Pedro disse...

Caro Cirilo, é óbvio que o Rui Vitória não é o único culpado, nem me parece ser o maior, no entanto, não podemos escamotear que o Vitória não joga absolutamente nada, não há fio de jogo, não há uma identidade, apresenta um futebol aos repelões e isto é, claramente, responsabilidade do treinador!! É verdade que temos uma equipa banal, mas isso justifica a pobreza exibicional, que é recorrente, perante, por exemplo, o último classificado?
o Sr. Rui Vitória resume todos os jogos do Vitória, sem excepção, a momentos de sorte e azar, tem sido assim em todas as conferências de imprensa. Segundo José Mourinho a apenas no dicionário a sorte vem antes do Trabalho. Na verdade, o Vitória joga muito pouco para ser credor de sorte.
Noutro post abordamos a questão da liderança - ou falta dela - no Vitória - e parece-me residir aí o grande problema do nosso clube que definha perigosamente, sem que aqueles que têm responsabilidades pareçam estar minimamente preocupados.

Abraço,
Pedro

miguel silva disse...

Sr Luís Cirilo, os argumentos que apresenta a favor de Rui Vitória colocam-no na posição do trabalhador assustado que faz tudo, até a ser desonesto para com a entidade patronal, para apenas lhe ser obediente. Um bom trabalhador, quando identifica um problema, chama a atenção da entidade patronal, não obedece cegamente até à falência... Respeito os seus argumentos, mas o facto de Rui Vitória ser boa pessoa, não faz dele o trabalhador ideal, como a qualquer outra pessoa. Não tenho dúvidas sobre a personalidade de Rui Vitória, é evidente na forma como fala e como se expõe, é boa pessoa com certeza. Mas, a nós sócios, só nos deverá interessar o desempenho profissional do treinador. Lamento que não esteja a correr bem, mas no momento em que perdeu os centrais, por exemplo, deveria exigir que fossem substituídos. Os sócios não conseguem perceber como é que o treinador não exigiu uma solução. Porque se tivesse pedido alternativas à perda dos atletas, e não lhe tivessem sido apresentadas, ter-se-ía demitido. Portanto o risco de jogar só com um central de raiz, além disso sub-21, foi com certeza assumido por Rui Vitória. Portanto deverá assumir a responsabilidade pelo erro. Nesta e noutras decisões percebemos que a direção não está muito preocupada com a classificação da equipa. Mas, se não está, como pretenderá a SAD manter e captar investidores? Há exemplos recentes em Portugal que nos deveriam chamar a atenção: ninguém reparou o que aconteceu no Vit. Setúbal? É um clube à beira da falência, com graves problemas internos, no entanto contratou José Couceiro, está a jogar bom futebol e a fazer uma segunda volta fantástica. Concluo que a direção do nosso Vitória, precisaria de alguma oposição para se sentir pressionada a resolver os problemas. Como conseguem fazer com que a questão financeira ofusque por completo todos os outros assuntos do clube, continua a ser o argumento para se manter este estado de coisas...

Carlos Silva disse...

Estou de acordo consigo Sr.Cirilo. Para mim desde que o Presidente começou a ganhar protagonismo a nível mediático por causa da substituição do Presidente da Liga (quererá substitui-lo?)descuidou-se do Clube e o resultado está á vista.

Emanuel disse...

Boas.

Caro Luís, já escrevi e vou escrever outra vez. É mais do que evidente que o RV não é nem o único, nem o principal responsável pelo atual momento do Vitória. Esse é inquestionavelmente o presidente Júlio Mendes. Que anda mais preocupado com a liga do que com o Vitória.

Agora, isto não invalida, que na minha opinião, RV seja dos treinadores mais incapazes que vi passar pelo Vitória. E não foram assim tão poucos. Como disse, e bem, RV é treinador do Vitória à dois anos e meio, e a evolução na qualidade de jogo da equipa é zero! Aliás, o futebol que a maioria das vezes o Vitória joga, é patético!Eu gostava de saber porque raio sente RV necessidade de se fechar no complexo com os jogadores e depois, o que se vê, é que não há fio de jogo, muito menos princípios de jogo. O futebol do Sr RV é chutão do Douglas para à frente-e muitas vezes para fora- ou dos defesas para o Maazou ou para o Tomané. Não há lances onde se note o chamado trabalho de laboratório, não há capacidade física, não há intensidade de jogo,e muitos destes fatores são responsabilidade única e exclusiva do treinador, que, supostamente, é quem trabalha diariamente com os jogadores. Outra coisa que me irrita solenemente é que qualquer equipazita de meia tigela chega a Guimarães, e vulgariza-nos com uma facilidade incrível! Porque toda a gente sabe que o Sr RV é isto.

E depois, é o discurso para enganar parolos, é o "tivemos azar", é o "coitadinhos de nós que somos uns desgraçadinhos, mas ele sobretudo, é o mais desgraçado" é o "caminho faz-se caminhando", é o "o cavalo passa passa à porta de todos", mas é quando passa, e só quando não há outro remédio, e insistir na titularidade de pseudo jogadores da bola, como o Sr Addy, por exemplo, já não seria só patético, mas sim caso de tratamento psiquiátrico urgente. É ou não é verdade que este senhor, ao contrário do que apregoa aos 4 ventos, na época passada só lançou os jogadores que lançou quando a isso foi obrigado, porque não havia outros! Por isso é que muitos vitorianos hoje dizem, bendita CAN!

E tenta o meu caro desculpabilizá-lo dizendo que lhe desmantelam o plantel constantemente?!?!?'! E ao Marco Silva? O que é que teem feito? Responda-me só a algumas questões, por gentileza. Alguém apontou uma arma à cabeça do RV para o obrigar a aceitar trabalhar nestas condições? Quando as coisas correm mal numa linha de montagem, e um produto sai com defeito, e por isso, não é possível entregar a mercadoria ao cliente no prazo acordado, a quem é que o patrão vai pedir responsabilidades? É aos funcionários normais ou é ao/ ao/s encarregado/s? Quem é o encarregado numa equipa de futebol?

A sensação com que fico é que parece que RV está a fazer de tudo para que não lhe renovem o contrato. Deixava de ter de engolir sapos todos os dias, e ainda se podia vir vitimizar para a imprensa... É a única explicação lógica que encontro...

E vai conseguir que lhe façam a vontade. E eu cá estarei, se Deus quiser, para ver qual será o futuro clube desse brilhante mestre do futebol, de nome RV, e qual será o seu discurso na hora da saída. E como diz o meu caro amigo, depois falámos.É que a não ser isto, é patético de mais para ser verdade...

No entanto acho que RV deve mesmo ser dispensado. Aliás, já o deveria ter sido. E nem venha com a história que não havia dinheiro para lhe pagar. Porque, sendo ele o homem exemplar que o meu caro amigo diz que ele é, saberia perfeitamente que já não é, e há muito tempo, parte da solução, mas sim parte do problema. Ainda para mais, a tão categorizado treinador, certamente não faltarão propostas de trabalho, não acha?

Portanto meu caro, desculpe a sinceridade, mas admita lá que foi um erro ter proposto a renovação a este senhor, e não tente justificar o que não tem justificação possível. Ficava-lhe bem.

Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
A questão da memória é importante.
Mas essencial é perceber-se que meior steve e tem RV para lutar com outros clubes por posições cimeiras.
Eu acho, apesar de tudo, que com o que tem se podia estar a fazer melhor.
Caro Anónimo:
è a tal questão do discurso que por vezes é errado e atrai para cima do treinador responsabilidades que não serão só dele.
Caro Pedro:
É evidente que a equipa podia jogar melhor. GHaverá razões para que assim não seja. Quanto á questão que levanta, da liderança,ela é essencial para o sucesso.
Caro Miguel Silva:
É evidente que RV, por força do seu espirito de cooperação,acaba por ser o mais prejudicado nestas questões de entradas e saídas.
Agora não sabemos o que se passa no sigilo dos gabinetes e nas conversas que o treinador mantém com os responsáveis da SAD.
Se bem conheço RV acho que ele interpretaria uma demissão como um fugor ás responsabilidades e ele isso não faz. Prefere arrostar com as criticas e tentar encontrar soluções.
Caro Carlos Silva:
A sua opinião começa a ser comum a muitos vitorianos

Emanuel disse...

Ao Sr Rui Cordeiro, e a mais quem quiser responder, gostaria de perguntar quando, como e aonde é que se ouvi alguma vez, esse senhor a dizer que era responsável por uma derrota?!?!?! Juízo, meus senhores!

Cumprimentos

Emanuel

Anónimo disse...

Boa tarde.
Concluo que o Sr. Luís Cirilo não conhece bem o Rui Vitória. Ou faz depender esse conhecimento de algumas conversas entre viagens passadas. Como sabe, águas passadas, não movem moinhos. O tempo passa e nós estamos cada vez piores.
Contudo, essa sua postura de defesa pelo actual treinador explicada pelo desaparecimento constante de recursos, não o pode ilibar da vitimização que lhe fazemos por não possuir poder reivindicativo, que aqui já foi referido e que lhe retira cada vez mais o voto de confiança. Sempre que abre a boca, tem vindo a cavar a própria "sepultura" e não os sócios. E sendo o Senhor é um dos sócios mais tidos em conta na família vitoriana, logo tudo aquilo que o Senhor diz vale 3 ou 4 vezes, mais do que aquilo que o presidente pensa, deveria ser mais mais contido, pois começa-se a pensar que a sua cegueira é bem mais notória. ao ponto de pensarmos que afinal Rui Vitória nos está a fazer uma grande favor.
A mim o que me faz saltar a rolha não é o facto de perdermos com último do campeonato. Aliás, até o Paços nem estava à espera de ganhar com aquele golo aos 85 minutos do meio da rua, numa altura em que Douglas já estava mais com a cabeça nos balneários do que vigiar as medidas da baliza.
O que me deixa cada vez mais furioso, com um pé atrás a propósito de Rui Vitória, é o tipo de discurso adoptado que cria impacto devastador e que se traduz no estádio pela diminuição acentuada de assistência e no conformismo que os jogadores assumem de jogo para jogo quando o êxito geral lhes poderia proporcionar melhores contratos no final da época. Já nem isso os motiva.
Eu noto os jogadores a correr muito durante o jogo, até demais, a querem mostrar que não estão parados, e depois o resultado final reflecte o oposto. Quem joga demais, acaba perdendo porque no mundo dos sábios, quem menos corre, voa.
Um treinador pode ser mau, bom e excelente. Rui Vitória é claramente um bom treinador, não lhe nego isso. Mas no Vitória falta-lhe a capacidade do excelente. Ou talvez a tenha e esteja a guardá-la para mais tarde. Resumindo, falta-lhe a capacidade de contagiar entre adeptos e sócios com euforia e gosto pela equipa. Nem ele, nem a equipa técnica e muito menos o actual plantel conseguem exibições de encher o olho e de nos fazer calar. Pelo menos, merecíamos mais exortação. E olhe que se eu estou aqui a falar, é porque algo de muito grave se passa porque a continuar assim, vamos parar à segunda divisão mais cedo que a gente pensa.
Quem acompanha o seu blogue, Sr. Luis Cirilo, todas as semanas lê gente vir aqui a queixar-se que o Rui Vitória não pôs este jogador, que não treina a equipa e interrogar-se sobre o que ele anda a fazer nos treinos, pois em cada jogo é como se tudo estivesse na mesma. Não há fio de jogo, as bolas perdem-se atrás dos defesas contrários apanhando o avançado em fora de jogo, enfim, para não falarmos da inexistência de posse de bola que é uma das características das equipas que se classificam nos primeiros cinco lugares das ligas europeias.
No estado actual das coisas, não dá. Tendo dúvidas se devo ou não aceitar a desculpa de lhe estarem constantemente a tirarem-lhe o tapede para justificar a minha perda de confiança em Rui Vitória porque sei que ele, de tão boa pessoa que é, é incapaz de dar um murro na mesa e de fazer chantagem psicológica à Ferguson ou à Mourinho. É uma maneira de treinar do tipo "vamos andando e vamos vendo" e isso nós não queremos nem com RV nem com qualquer outro.


Quim Rolhas

Anónimo disse...

Sr Cirilo sobre o treinador vou dizer o seguinte: TUDO AQUILO QUE SE PASSA EM CAMPO A NÍVEL TÁTICO É DA TOTAL RESPONSABILIDADE DO TREINADOR.

A minha critica ao treinador é sobre aquilo que ele tem responsabilidade e não sobre coisas que claramente são da responsabilidade da direção.

Sr Cirilo eu vejo jogadores do Vitória que não conseguem fazer, em campo, coisas que me eram exigidas a mim nos infantis do Vitória, e é aqui que entra a responsabilidade do treinador, que ou corrige os comportamentos errados o deixa de pôr em campo esses jogadores. O Rui Vitória não faz uma nem outra. Exemplo: Será que o Mazou sabe o que é um fora de jogo?

Anónimo disse...

Quim Rolhas, Emanuel, a prova de que o Vitória devia fazer um curso livre de futebol. Não é normal tantos anos de futebol e não perceber um chavo do que se passa lá dentro.
Concordam que o homem não tem matéria prima, ao mesmo tempo ele é o diabo na terra de Guimarães.
Energúmenos.

Anónimo disse...

Rui Vitória sempre!!!

rico disse...

Uma pergunta ao sr Cirilo,
será que o sr Júlio Mendes quer encontrar um comprador para o Mazzou?

vamos aqui recordar que o futebol, é marcar golos e sem esses não se ganha, os alguns jogos que o Vitoria ganhou, sempre foi com o Tomané, mas quando empresários ou outros que querem mostrar um produto de venda, esse tem que ser apresentado aos eventuais futuros compradores e sem isso será impossível de vender o famoso Mazzou, conclusão, o Tomané é de longe mais produtivo que o Mazzou, encontrem o erro!!!

para finalizar, me parece que é o treinador que defini a maneira de jogar, se estes jogam diferente daquilo que lhes foi instruído, ao treinador de tirar as conclusões que se impõem, se eles aplicaram a letra aquilo que lhes foi instruído, nesse caso temos um treinador bem medíocre,

Anónimo disse...

Mazzou vs Tomané.
Russi vs Areias.

Quem manda no Vitória, Direcção ou empresários ?

Francisco Guimarães disse...

Noticia de Ultima Hora:

O meu filho já fez as contas: só temos de ganhar ao Belenenses e outro jogo qualquer para não descermos de divisão!!

PS: Não sei se poderemos dizer objectivo cumprido pois não sei se o objectivo da manutenção foi alguma vez traçado, nem sei se algum objectivo foi traçado!
PS2: Vou investigar as entrevistas e palavras do Presidente Júlio Mendes no inicio da época para ver se encontro lá algum objectivo...

Anónimo disse...


Desde já recuso e devolvo o epíteto de energúmeno ao anónimo das 9:45 que vem aqui bochechar de copo na mão quando nem sei se quer engolir, cuspir ou borrifar-se todo. Não entendo se é o visado ou se é alguém mandatado por ele. Estou-me nas tintas!
Meu caro, aqui ninguém fala ao desbarato. Se este tema RV é alvo de controvérsia e discussão é porque as coisas não estão bem. Há muita margem para melhorar, sem melhorias à vista. E se o Rui Vitória olhar ao que nós dizemos, tem mais a ganhar do que a perder. Mas até agora, nós, o jogador n.º 12, somos arrumados para trás da porta como uma vassoura. E de vassourada anda ele a precisar se continuar assim. Amorfo. Por que razão ele não copia o hábito do Scolari, se ele tivesse humildade de pedir? Nem isso ele é capaz. Vamos nós todos contentes, de cachecol ao pescoço e bandeira na mão, e os ecos de conferencia de imprensa soam a descargas de W.C.
Da minha parte, ainda não atirei a toalha ao chão, não. Reitero tudo o que disse porque não quero que o Vitória seja o clubezeco que tenha um treinador a antecipar derrotas por medo ou simpatia.
Ele que se deixe de ser choninhas como o actual Presidente. Que se deixe de choramingar porque o visitante lhe faz impressão ou mete pressão. Sermos respeitados dentro de campo não é levarmos com bojardos que nos enterram ainda mais.
Só se consegue mobilizar a família vitoriana com vitórias. E na nossa casa todos deveriam "cair" que nem tordos. Aqui Nasceu Portugal, Aqui mandamos nós.
Venho aqui desabafar porque no final dos jogos mais recentes a vergonha é o meu principal sentimento.
Aqui no meu prédio quando joga o Benfica, basta um golo para tremer tudo. Quando é o Sporting, há moedas a cair por todo o lado que mais parece um peditório. E quando é a vez do Porto joga, segue-se uma algazarra tipo chiadeira de gatos com cio. E sabe o que se ouve quando o Vitória joga e marca? Nada. Silêncio total. Parece que estamos num velório.
Desculpe, mas você escusa se gastar dinheiro comigo. Se quer pagar cursos, pague um de oratória ao Rui Vitória para ele deixar carcarejar e passar a cantar de galo.
Do Vitória eu só QUERO 3 coisas: que jogue à Benfica, um Presidente à Sporting e que dê alegria aos sócios à Porto. Não é pedir muito. Estou a pedir aquilo que tenho direito. Pago para isso. Mais nada.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Francisco Guimaraes, o seu filho equiocou-se e você como bom pai que devia de ser devia de ter dito que 27 chega e se fosse consultar a tabela classificativa, via que a esses 27 o Vitória tem mais 3 pontos logo faz os 30.

Uma pergunta clara para o Sr Cirilo.

Está pronto para assumir a cadeira de sonho de um VITORIANO?

PR

Anónimo disse...

Ó QUIM ROLHAS
VAI DAR BANHO AO GATO ...

Carlos Silva disse...

Sr. Quim Rolhas admiro e apoio tudo o que diz.Um abraço.

Emanuel disse...

Caro anónimo das 09:45, vem o meu caro insultar vitorianos por estes não gostarem nem de palha, nem de levar com areia nos olhos...

Eu posso até ser "inergúmeno", mas eu assino e assumo tudo aquilo que digo. Já o meu caro vem para aqui encoberto pelo anonimato. Isso faz de si o quê? Um cobardolas? Um lambe-botas? Um rato de esgoto?

Ganhe juízo, e sobretudo, vergonha na cara!

Cumprimentos

Emanuel

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Para lhe ser franco creio que ´já ouvi.
Caro Quim Rolhas:
Como saberá o meu conceito de gestão desportiva de um grupo não é exactamente aquele que hoje está em curso no Vitória.
Com a legitimidade d equem está ter todo o direito de impor a sua gestão. Pessoalmente nãoa credito num Vitória sem objectivos, sem ambição de fazer melhor,sem um discurso mobilizador e coerente.
Mas quem define esse discurso não é o treinador em lado nenhum.Tem de ser quem está acima dele. Pessoalmente considero contra natura não se assumir a candidatura à europa da equipa A e a subida de divisão da B.
Até porque o grupo de 40 e tal jogadores profissionais suporta bem essa dupla ambição.
Agora rejeito liminarmente fazer-se de RV o responsável por uma epoca que pde ser frustrante. Ele tem responsabilidades, é verdade, nomeadamente em opções muito dificeis de entender.
Mas não mais do que isso.
Caro Anónimo:
Nisso estou de acordo. A sopções tácticas são de total responsabilidade do treinador. A partir daí já não sei.
Caro Anónimo:
Creio que nem o Quim Rolhas nem o Emanuel disseram nada disso.
Caro Anónimo:
Sempre não existe.
Caro rico.
Creio que há interesse em encontrar comprador para qualquer jogador vendável.
Caro Anónimo:
No primeiro caso pode ser isso. No segundo não.
Caro Francisco Guimarães:
A questão já nem é essa. Mal estavamos se tivessemos de fazer essas contas.
Quantos aos objectivos...concordo consigo.
Caro Quim Rolhas:
Concordo consigo em boa parte do que diz. Embora nas comparações com outros clubes prefrisse jogar à Barcelona, ter um presidente à Chelsea e dar alegrias aos sócios como o Bayern de Munique.
Caro PR:
Sou um vitoriano com 42 anos de sócio e as cotas em dia. Conheço os estatutos e sei os direitos e deveres neles consagrados.
Caros Anónimo e Carlos Silva:
Aí estão duas opiniões parecidas...
Caro Emanuel:
Publiquei o comentário do anónimo que contesta mas não voltarei a publicar comentários em que anónimos tratam mal quem tem opiniões diferentes.

Anónimo disse...

Amigo e Senhor Luís Cirilo,
Por mim pode publicar todos os comentários. Sejam de quem for. Eu posso bem com tudo o que me diga respeito. Até anima aqui um bocado a malta desanimada. Nós também fora de casa levamos com datas de FilhosDP para cima e não morremos, nem pomos queixa, nem vamos para Tribunal. Claro que ninguém gosta, mas faz parte levar por tabela. Eu não me importo nada. Enquanto ouvir e ler o que for, desde que eles estejam enjaulados, é sinal que estou vivo e desde já aviso que gosto zaragatas. Seja ao vivo ou ao morto. E então onde houver confusão, estou lá batidinho. O Quim Rolhas, de Briteiros, não perde uma.
Gostei que o Senhor tivesse ido buscar ao Barcelona, Chelsea e Bayern motivos audazes de comparação. Dá para um gajo sonhar, ir às nuvens e voltar. No entanto prefiro um ponto de partida mais perto do que está à minha volta, ou seja, da realidade em que estamos inseridos. Pois é Sr. Cirilo, se eu quisesse ser do Barcelona, do Chelsea ou do Bayern, ia para lá morar. O que dá piada é podermos lá chegar com meia dúzia de garatos, mas há que ter cabeça que é o que tem faltado ao treinador e à direcção. Um come tudo o que lhe dão e o outro tira-lhe a carne e so lhe deixa ficar os ossos. Direcções como a nossa há por aí aos pontapés. Não precisamos que um engenheiro que se venha servir do Vitória para saltar para Liga onde pode ganhar 10 vezes mais de salário. É legitimo que tenha ambição, lá isso é, o que não posso aceitar é que queira tocar muitos instrumentos e depois sai tudo desafiado. No outro dia, ouvia-se aqui no café que o presidente ganhou tanto dinheiro antes de ser presidente do Vitória que agora anda desesperado por chegar à Liga para ter maneira de justificar proveniência das notas que guarda debaixo do colchão. Se é verdade ou não? É conversa de café. Dá-se crédito ou não. Desde aí, na inha cabeça, fez-se luz.
Quanto à falta de ambição vitoriana claramente assumida pela actual direcção, eu chamo-lhe rendição às sobras do mercado e aposta esporádica em novos valores futebolísticas que uma vez despertos no D. Afonso Henriques por interesseiros, assinam contratos e nunca mais cá voltam. É a isto que se resume o Vitória actualmente. Um clube que vai promovendo treinadores, jogadores e no que toca a rendimento a favor do Clube sai da cartola uma Taça de Portugal de 100 em 100 anos e o que interssa não se fala, ou porque não se quer ou se anda entretido com merdas.
Muito obrigado Sr. Luís Cirlo pela simpatida manifestação e pela atenção que me dedicou na sua resposta. Também um agradecimento ao Sr. Carlos Silva e ao Sr. Emmanuel, cujas linhas de pensamento coincidimos em matéria fundamental.

Quim Rolhas
Briteiros

Anónimo disse...

Sr Cirilo eu não perguntei se tinha muitos anos de sócios e se conhece os estatutos, perguntei se está disponivel se quer realmente ser o Vitoriano dos vitorianos?

A fugir as questoes, se estiver interessando a ser o presidente, tem de começar a ser mais claro para os socios e simpatizante do Vitória.

PR

Emanuel disse...

Boa tarde a todos.

Luís, no que a mim me diz respeito, o meu caro gerirá o seu blogue como muito bem entender. Como é óbvio. O que lhe digo é que, se por um lado, não é qualquer Zé ninguém que tem capacidade para me melindrar, por outro, não sou de levar desaforos para casa. Mal estaria alguém que, escrevendo num espaço público de discussão, pensasse que nunca seria criticado...

Em relação ao RV , se calhar sou eu que estou a precisar de tomar Memofante, passe a publicidade. Mas o que posso e devo acrescentar é que se alguém me apresentar uma única prova de que alguma vez o ainda treinador do Vitória, se assumiu responsável por uma derrota, eu cá estarei para assumir o possível erro.

Cumprimentos.

Emanuel

Ps: Um abraço e saudações vitorianas ao Sr. Quim Roscas.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
O seu comentário toca num daqueles que é para mim dos assuntos mais importantes do clube.
Saber se o eng. Júlio Mendes vai ou não para a Liga.
Independentemente do que penso sobre isso, e di-lo-ei um destes dias, acho essencial que se faça uma clarificação do assunto urgentemente.
O Vitória não pode estar meses nessa indefenição. Sob pena de comprometer o que resta desta época e fazer perigar a próxima.
Caro PR:
Não fujo nem nunca fugi ás questões. Quando e se tiver que toma ruma posição tomá-la-ei com toda a frontalidade.
Neste momento, parafraseando a frase publicitária de um jornal já extinto, limito-me a aguardar pela verdade a que temos direito.
Caro Emanuel:
Como sabe o meu critério de publicação de comentários neste blogue é amplo.
Não posso permitir é que alguém venha para aqui insultar outros comentadores só por terem ideias diferentes. E foi nesse sentido que fiz o reparo ao anónimo