quarta-feira, março 19, 2014

Tostões e Milhões

Deixando um pouco de lado, embora as coisas acabem por se interligar, as questões puramente desportivas do Vitória que vão das renovações de contratos ás aquisições passando pelos apuramentos europeus e afins reflictamos um pouco sobre as questões financeiras.
Não vou alinhar nesta reflexão pela óptica do "choradinho" porque para além de me parecer inadequado estou certo que não é compatível com o prestigio e grandeza do nosso clube.
A avaliar por declarações de responsáveis, agora confirmadas por entrevista do accionista Mário Ferreira, há problemas de tesouraria (de dimensão desconhecida) que poderão inclusive levar a um empréstimo de um milhão de euros ao clube por parte do referido accionista.
Aliás, e pela boca do presidente do clube e da SAD, já tinha sido referido em Dezembro passado serem necessários três milhões de euros de receitas extraordinárias para assegurar uma época desportiva sem problemas para a SAD e assegurando que esta cumpria para com o clube os pagamentos acordados.
Ao que se sabe não se verificaram essas receitas (leia-se vendas de activos) e o Vitória está novamente, fazendo fé no que se vai sabendo pela imprensa (e não só) , com problemas financeiros de alguma relevância e que preocupam naturalmente quer os responsáveis, quer os associados, quer os accionistas.
Abro aqui um curto parêntesis desportivo (mas não só...) para reiterar a minha surpresa como num cenário desta gravidade se trata com tanta ligeireza o apuramento europeu e as importantes receitas que dele podem advir.
Adiante...
A esse problema financeiro latente junta-se, porém, outro que ameaça agravar-se nos próximos tempos e que consiste na "desertificação" (para o que nos é habitual porque tomaram outros a nossa "desertificação"...) das bancadas com a consequente perda de receitas de cotização e por aí fora.
É a crise, é a emigração, são as exibições da equipa, é o que quiserem,
Seja o que for é um problema.
Com implicação financeira e implicação associativa.
E por isso defendo, cada vez mais (mas já o defendo há mais de dois ou três anos), que o Vitória tem de dar uma resposta inteligente a esse problema
Sinceramente só vejo uma resposta.
Que também pode ajudar, não sei é em que dimensão, a minorar o problema financeiro.
E essa solução passa , no imediato (leia-se próxima época), por descer o valor das cotas, descer o preço dos lugares anuais, criar incentivos ás famílias para adquirirem cadeiras e "premiar" os associados que de uma só vez paguem as cotas do ano inteiro.
Acredito que se isso for bem feito, com um marketing agressivo e sedutor, o que se perde na descida das cotas e dos lugares anuais será recuperado com vantagem no número de lugares que se vão vender e na manutenção das cotas em dia pela esmagadora maioria dos associados.
Hoje, nos tempos de crise que todos vivemos, o Vitória não se pode dar ao "luxo" de procurar nas soluções tradicionais (aumentos dos preços) a resposta para alguns dos seus problemas financeiros.
Pela simples razão de que esse tipo de "cura" ,neste caso, "mata" o doente.
Depois Falamos

P.S. No "post scriptum" volto ao desporto para reiterar uma verdade por demais conhecida: A unica maneira de o futebol gerar receitas é ter boas equipas, jogar bem, ganhar titulos(se possivel), valorizar jogadores, atrair patrocinadores, mobilizar os adeptos e vender merchandising.

17 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo Dr. Luís Cirilo.

Será que você vai algum dia avançar para presidente? Eu sei que não é só querer, mas, aparentemente, tem o perfil indicado para tal.

Infelizmente temos tido presidentes pouco vitorianos (exceto Pimenta Machado). Também me assusta tê-lo visto como vice-presidente de listas anteriores. Presidentes com 1/2 dúzia de anos de sócio? Não. E alternativas... não é fácil encontrar.

Você sabe (e exprimiu isso no post) que no vitória algumas coisas se tornam mais fáceis. O povo de Guimarães que é vitoriano é doente. É capaz de tudo. A questão do marketing no vitória é simples. Como referiu (e qualquer vitoriano do vitória sabe), mesmo que as cotas fossem o mesmo preço, mas as camisolas na loja fossem a 10 ou 15 euros seria uma extraordinária fonte de receita.

Ponham as camisolas oficiais (Nike, Lacatoni, …) ao mesmo preço e ponham camisolas feitas na confeção XYZ de Guimarães e vejam a diferença. Já sei que a qualidade… e bla bla… mas os verdadeiros vitorianos querem é o vitoria e pouco se importam com isso. Então aqueles vitorianos que nem sabem o que é a nike, esses é que não se importam mesmo. Os sócios do vitória não estão todos entre os 15-25 anos! Atenção. Quando digo isto das camisolas refiro-me apenas a camisolas a serem vendidas em paralelo com os equipamentos oficiais! É uma fonte extra. Uma camisola a 70€? Aposto que 90% dos sócios não dá esse dinheiro por um casaco para o frio quanto mais para o vitória (exceto cotas). Por exemplo, o estádio em 3D à venda nas lojas é uma loucura. Pelo preço é de fazer sentir mal qualquer vitoriano. Querem vender pouco, mas caro, ou querem vender muito, mas barato.

É triste a sensação de impotência dos que realmente sentem o vitória. Muita gente servia para presidente, mas falta o patuá e as connects. Avance para presidente! Vamos puxar o vitória! Vamos fazer festa em Guimarães e arredores mesmo sem ganhar nada! Vamos voltar ao vitória dos anos 80 e 90 (e algumas épocas da década passada)! Vamos ao estádio com bandeiras como se via antigamente!

Pedro disse...

Caro Cirilo, apreciei bastante o post, no entanto, diga-me , se assim o entender, não se sente frustrado por aquilo que se bateu fortemente - falo da Sad - como a solução para todos os problemas, ou, pelo menos, para os maiores do Vitória, refiro-me, obviamente às dificuldades de tesouraria, ter, aparentemente, redundado num autêntico fiasco, atendendo às últimas notícias?
No seu entender o que mudou na gestão desportiva e financeira do clube com a a criação da SAD?
Era esta SAD que defendia? Um clube com 90 anos de história vendido ao desbarato a um fulano que é sócio de um vice-presidente do clube.
Não lhe parece surpreendente e caricato que o investidor afirme que concede empréstimos ao clube?? É este o papel de um investidor, emprestar dinheiro???

Cumprimentos,
Pedro

Anónimo disse...

Contas dessas são mais fáceis. O que importa é o futebol, o concelho, cidade, sem nunca pôr de lado as outras modalidades que nos vão enchendo de orgulho.
Havendo problemas dessa ordem e como solução derradeira, Sr. Luís Cirilo, sou a favor que se corte o mal pela raíz e perder a vergonha. Deixa-se ir o Clube à falência, pagam-se as dívidas com o que se tem, o complexo e os corta-relvas, menos o estádio, e funda-se outro Clube com um nome idêntico.
Às vezes querer ter uma coisa nas mão a queimar por causa de meia-dúzia de gatos pingados burros e teimosos não é honra, é estupidez. Tudo o que financeiramente custa o olho do cu, salvo seja, tem um preço alto a pagar. Da minha parte, há voto a favor para que a solução volte a devolver o Clube às mãos dos sócios e não de uma SAD onde os dinheiros que entram vão ter juros a um preço pago a triplicar.
Já agora pergunto... uma vez que a Câmara despachou para o actual cargo de Presidente do Vitória o engenheiro Júlio Mendes, não poderá também cobrir o passivo do Vitória com os lucros que vai tendo do multiusos, das piscinas, da vimágua, do palácio de vila flor, do horto municipal e outros negócios em que está metida? Quer dizer, houve vontade de controlar o Vitória com um fantoche, recorrendo a alguém da confiança deles e que agora viram-lhe as costas? A Câmara tem obrigação de arranjar uma solução financeira. Ou será que a Câmara pensa que isto de ganhar votos dá-lhe o direito de assobiar ligeirinnho nesta hora de aperto?
O Sr. Dr. Domingos Bragança, licenciado em economia, que se ponha fino e lampeiro porque isto não é só fazer meninos e largá-los no mundo. Já que ele herdou a Câmara, é bom que também pense numa solução e depressa, antes que esta direcção fique conhecida como coveiros do Vitória.

Quim Rolhas

Emanuel disse...

Boas.

É isto, caro Luís. E de tão óbvio que é tudo o que escreveu, chega a ser irritante ver, como se desperdiça o potencial brutal de crescimento que o Vitória tem...

Cumprimentos.

Emanuel

João Mário disse...


Tenho dúvidas se baixar preços ou criar packs ou pacotes de promoção iria ajudar numa altura destas em que as soluções são curtas demais para enfrentar a dimensão do problema.


Quem injecta dinheiro no Vitória, vai querer o retorno e os juros de volta. Normalmente, ao investidor só lhe interessa o dinheiro, e nada mais do que o dinheiro, deixando de parte a paixão e o clubismo.


Corre-se o risco de alimentarmos um monstro, agravando o problema, e de ele parir uma besta. É preciso pensar muito bem antes de propor soluções que podem simplesmente precipitar um desfecho trágico por antecipação.

O clube de Paranhos já foi vítima do mesmo problema e até agora anda disfarçado com o nome de Salgueiros 08.


Seria bom o Vitória começar pensar num plano B. Criar uma equipa satélite de raiz do tipo Vitória 1128 ou Vitória de Portugal, ou qualquer outra designação, para não perder tempo em caso das dívidas não terem solução à vista. Nesta vida nada é insubstituível. É preciso nunca nos esquecermos disso. Já os mais velhor diziam e com razão: antes quebrar que torcer.


É a minha sugestão.
JM

Paulo Pinto disse...

O que me custa no meio disto tudo é não se aproveitar a massa humana que sofre pelo VITÓRIA. Vou dar um exemplo. Eu que sou de Fafe; a Guimarães ligam-me o VITÓRIA, algumas, boas, amizades e o facto de aí trabalhar desde Janeiro de 2006; vou dar um exemplo disso.
Hoje o meu filho, que anda no 1.º ano de uma escola aqui de Fafe, levou vestido um fato de treino do VITÓRIA pela 1.º vez. Quando o fui buscar a 1.ª coisa que mês disse foi: "Pai; o Renato quando me viu com o fato de treino do VITÓRIA veio - me logo dar uma abraço muito apertado. É que ele não sabia que na escolinha havia mais VITORIANOS".

Anónimo disse...

Caro Quim Rolhas
Porque carga de água a Camara tem de meter dinheiro no Vitória? Só faltava mais essa...
Uma correção : o Domingos Bragança não é nem nunca foi licenciado em economia.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A questão das alternativas é nuclear nos ultimos anos do clube desde a saída de Pimenta Machado.
EM todas as eleições tem havido duas ou ais listas mas a verdade é que se sente que ás vezes as pessoas vota no "mal menor". Foi assim com Vitor Magalhães, foi assim com Emilio Macedo. Que foram eleitos, não sendo geneticamente vitorianos,porque as alternativas não convenciam os sócios.
Nesse aspecto concordo que é preciso mudar o paradigma dos candidatos.
Quanto ao que escreve sobre o marketing do clube e a politica d emerchandising é rigorosamente verdade.É caricato que se ouça permanentemente um discurso de dificuldades financeiras e depois se encham as lojas de produtos para ricos.
OS sócios do Vitória não são, na sua esmagadora maioria, ricos.
Mas aí o problema não é de alternativas aos produtos que existem ou a introdução de novos produtos. É mesmo a área estar a ser mal gerida e desfasada da realidade associativa.
Nada que não se resolva. Fossem outros problemas tão fáceis de resolver como esse.
Caro Pedro:
Estou genericamente de acordo consigo.
E claro que me sinto frustrado por dois anos depois , pese embora os problemas que entretanto se resolveram, o clube ainda estar numa situação de sufoco financeiro.
Quanto ao investidor apenas lhe digo que, tal coo o famigerado BK,ainda hei-de perceber como , quando e porque apareceu no clube.
Pese embora, não o conhecendo, e dar a sensação de ser uma pessoa bem intencionada.
Caro Quim Rolhas:
O Vitória sobreviverá.
Não me passa pela cabeça outra coisa.
E espero que sobreviva, por ais que isso custe, independente do poder politico.
Devemos isso a 91 anos de História.
Caro Emanuel:
Potencial imenso sem duvida.
Mas para manter e aumentar o seu universo associativo o clube tem d eser corajoso e arriscar. Na certeza de que os vitorianos saberão corresponder.
Caro João Mário:
Nada de confusões.
Baixar os preços na óptica de aumentar as receitas.
Porque muito mais sócios e lugares anuais vendidos, mesmo a pagarem menos nas cotas e na aquisição do lugar. significa aumento de receitas.
De outra forma claro que seria acelerar a queda no abismo.
De resto acredito que vamos superar os problemas e cumprir o nosso destino de sermos um grande clube deste país.

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
Claro que a CAmara não tem de meter dinheiro no clube. Era o que mais faltava. Pode é ajudar de outras formas e creio que o tem feito.

Anónimo disse...

Eu fico espantado com o que vou lendo por aqui. Independentemente de sermos a favor ou contra esta Direção. De uma coisa não podemos esquecer, quer se goste, quer não de quem está à frente dos destinos do VSC: Não podemos esquecer (e o Sr. Cirilo sabe disso bem melhor que nós) o estado financeiro do clube quando esta Direção tomou posse.... meus amigos o clube estava na falência, com um Passivo na ordem dos 25 Milhões de Euros!!!!, com uma tesouraria completamente esfarrapada e sem dinheiro para pagar as obrigações, vários meses de salários em atraso, etc.... Pelo que nos foi dado a conhecer pelas ultimas contas este Passivo foi diminuído em mais de 8 Milhões de Euros (em pouco mais de um ano)!!!! Pelo que se tem ouvido deve ser agora de pouco mais de 15 Milhões de Euros!!! Quase menos 10 Milhoes, em pouco mais de 1 ano e meio!!!! Acham isto pouco???? Será que a SAD não foi a única solução possível para ainda continuarmos vivos??? Às vezes fala-se (ou escreve-se) tanto sem saber....
Pelo meio ganhamos uma Taça de Portugal (feito nunca antes alcançado......
Com isto não quero dizer que não têm existido erros na gestão desportiva (que na minha ótica têm existido e graves), na gestão de marketing entre outros, mas sinceramente quando leio o que se vai escrevendo por aqui ao longo dos comentários aos posts do Sr. Cirilo fico mesmo espantado - quem lê parece que esta Direção só fez asneira, roubou o VSC e está lá apenas por interesses. Enfim, falar na net é muito fácil, mas assumir, dar o litro no terreno e ter a coragem para assumir um barco destes já é outra música.....
P.S. Dizer que o Pimenta machado (até me custa escrever o nome desta "pessoa" que nos roubou comprovadamente) foi o único Presidente Vitoriano (quer é bem vermelhinho...) dá-me vontade de rir.
Saudações Vitorianas (e não vitorinas...)

luis cirilo disse...

Caro Paulo Pinto:
Belissimo exemplo esse que nos traz. Não só porque está nos jovens o nosso maior potencial de crescimento mas também porque é precisamentes nestes concelhos que nos rodeiam onde não há clubes na LPFP que está a nossa rota prioritária de expansão. Captando sócios, visitando escolas, promovendo a criação de pequenas academias futebolisticas com apoio técnico do Vitória.
Fafe-Cabeceiras de Basto-Celorico de Basto-Ribeira de Pena-Montalegre e por aí adiante.
Caro Anónimo:
Vamos ser rigorosos:Pimenta Machado foi absolvido no tribunal da relação de todos os crimes de que foi acusado e portanto não nos roubou coisa nenhuma. Cada um é livre d epensar o que quiser mas nessa matéria o que conta é o que a Justiça pensa.
De resto, e a par de erros que cometeu (e alguns bem graves),Pimenta Machado fez muito por este clube.Seria ingrato não o reconhecer.
Claro que esta direcção tem o mérito de ter travado a queda anunciada no abismo e bem sei como o clube estava em abril de 2012.
Foram meses (só falo pelo tempo que lá estive) de muita preocupação especialmente para o presidente e para o VP Francisco Principe que eram quem de mais perto lidava com o problema.
Quanto á taça de Portugal de futebol (também ganhamos a de basquetebol mas essa não foi a primeira)já só penso em ganhar outra. Passarmos a vida a recordar 26 de maio de 2013 só serve para estarmos mais 90 anos à espera de outra.E eu já não tenho tanto tempo para esperar.
Acho natural, descontando alguns exageros, que as pessoas se sintam frustradas com a marcha da equipa A, com a cada vez mais provável não subida da B, e com os preços absurdos praticados nas nossas lojas para comprar seja o que for.
Se o clube é pobre porque diabo ha-de alguém ter ideia que os sócios são ricos?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:42

Começo pela chamada de atenção a uma imprecisão de que fui alvo da sua parte. Pois muito bem, aqui vai. O Dr. Domingos Bragança, Presidente da Câmara GMR, é licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. É público e toda a gente aqui em Guimarães sabe disso. Por favor, informe-se bem antes de me corrigir em dados biográficos. Já agora, você pensava que ele era o quê? Diga-me lá para a gente rir um bocado. Certamente, deve estar a fazer confusão com o actual Duque de Bragança, Dom Duarte Pio. Mas esse não mora cá, nem é presidente Câmara nenhuma.
Então por não haveria de a Câmara pôr dinheiro no Clube? Há muitas maneiras de isso acontecer. Em primeiro lugar, a Câmara colocou um testa de ferro à frente do Vitória, o engenheiro civil Júlio Mendes. Se a gestão do Vitória falhar é a Câmara que fica destapada e tem de arcar com as responsabilidades daí inerentes. É um homem da sua confiança que preside aos destinos do Vitória, logo se já houve redução do passivo de 23 milhões para 15 milhões através de uma estratégia que funcionou por aconselhamento ou liderança telepática, só tem de agora funcionar dos 15 milhões até zero de dívida. Ou é isso ou é a falência. A menos que a Cãmara ou quem lá pôs adopte a mesma estratégia de José Sócrates e que inflacione esta dívida nas costas dos sócios e lhe mostre cara bonita em relatório baseada em resultados fictícios.
Caro Sr. Luís Cirilo, tomara que tudo fosse fácil como o Senhor diz. Partilho da sua visão poética de enfrentar a dívida, mas sabemos que a realidade é bem mais dura e cruel. Os investidores são mercenários do dinheiro e não olham a meios para atingir os fins.
ÚLTIMA NOTA: Esta semana já gostei mais do discurso do Rui Vitória. Tauromaquia e futebol. Touro e galo. Dá sinais que nos começou a ouvir antes que se acabassemos todos às cornadas. Já agora, gostava de ver o nosso Presidente mais vezes no banco ao lado do treinador, pelo menos nos jogos fora de casa. Isso de parecer nos treinos qualquer um faz. Mas estar no banco 90 minutos, é preciso ter tomates. Será que os tem? Subia na minha consideração se ele mostrasse esse tipo de coragem.
Muito obrigado Senhor Luí Cirilo

Quim Rolhas
Briteiros

Anónimo disse...

Caro Quim Rolhas :
Reitero tudo o que afirmei.
Parafraseando o nosso Caro Luis Cirilo : Vá dar banho ao cão ...

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
A Câmara, reitero, não tem de por dinheiro no clube. Não deve nem pode! Agora pode e deve ter uam relação ce cooperação institucional e de apoiar naquli que for possível.
Manda a verdade que se diga que desde o inicio de funções da actual direcção a colaboração do municipio tem sido uma realidade. Quem com ANtónio Magalhães quer com Domingos Bragança.
Não acho que o presidente do clube seja um"testa de ferro" do municipio. Não acho mesmo nada.
Esteve lá, foi vereador do PS, mas tem um percurso autónomo.
A primeira prioridade um investidor é ganhar dinheiro. A segunda não perder dinheiro. Não tenho uma visão poética das coisas nem soluções para tudo. Mas tenho a certeza que os problemas do Vitória só se resolvem com um grande apoio e empenhamento dos vitorianos.E o que proponho em termos de cotas e lugartes anuais apenas facilita esse caminho.
Caro Anónimo:
Deixando o cão em paz eu também sempre ouvi dizer e li no seu perfil que o dr Bragança é licenciado em economia.

Anónimo disse...

A tua hora vai chegar

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Chegam todos os dias.
24 vezes ao dia

Anónimo disse...

Ó anónimo da 9:47,

Vou parafrasear-me a mim próprio: ponha açaime e coleira que eu faço-lhe a vontade.

Quim Rolhas