sexta-feira, março 21, 2014

Sorteios...

Hoje a UEFA fez rolar as bolas no sorteio dos quartos de final da liga dos campeões e da liga Europa com dezasseis equipas, em teoria as melhores da Europa esta época, a darem os últimos passos rumos ás finais de Turim e Lisboa.
Começando pela prova rainha são quatro jogos muito interessantes, se são, mas nenhum "escaldante".
Em teoria avançarão para as meias finais o Barcelona, Real Madrid, Chelsea e Bayern que me parecem as equipas mais fortes mas pode haver um ou dois jogos a fugirem ao que parece lógico.
Nesses casos apostaria no Borussia e no PSG dado não me parecer que "este" Manchester United e o Atlético de Madrid possam superar Bayern e Barcelona.
Mas nesta fase, e a este nível, nunca se sabe.
A curiosidade de Mourinho, se passar, poder encontrar de seguida o Bayern de Guardiola, o Real Madrid de Casillas,Pepe,Sérgio Ramos e mais alguns "amigos" que por lá deixou, ou o mais "odiado" de todos os adversários o Barcelona.
A ver vamos.

A Liga Europa teve um sorteio macio para os clubes portugueses.
Só um cataclismo afastará o Benfica das meias finais e o Porto bastar-lhe-à não facilitar para poder seguir em frente dado que AZ Alkmaar e Sevilha são claramente inferiores aos seus adversários portugueses.
Nos outros dois jogos o favoritismo da Juventus é esmagador face ao Lyon (que venceu o grupo do Vitória sem ter convencido ser superior à nossa equipa) e o Valência também é favorito mas é um favoritismo muito mais ligeiro face a um Basileia (outro velho conhecido do Vitória) que tem andado pla Champions com algum destaque.
Pode muito bem dar-se a curiosidade de Benfica e Porto, que ainda tem quatro jogos para disputarem entre eles nas competições internas (1 na Liga, 2 dois na taça de Portugal e 1 na taça da liga), se encontrarem nas meias finais.
E isso significaria seis(!!!) jogos entre as duas equipas no espaço de mês e meio!
Com a curiosidade extra de dois deles poderem ser arbitrados por árbitros...estrangeiros.
Ou, melhor ainda, podem até encontrar-se na final.
Certo, certo, é que em condições normais haverá pelo menos uma equipa portuguesa em Turim no jogo derradeiro.
Muito mal seria se assim não fosse.
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Esta é a fase que mais gosto das competições europeias. Já só estão em jogo boas equipas e quem comete menos deslizes, passa em frente.
Ao cntrário de si, nunca apostaria no Barcelona para passar às meias-finais. Desta vez, o Barcelona deve cair perante o Atlético de Madrid. Venha ter comigo ao café Óscar no dia seguinte para ver se tenho ou não razão.
O Chelsea superior ao PSG? Humm, não me parece. Estarão frente-a-frente os dois campeões de Inglaterra e de França 2014. Agora é que vão começar as verdadeiras dificuldades para Mourinho. Os franceses gostam de comer portugueses ao pequeno ao almoço e desta vez não vão deixar espinhas no prato. Bem gostava que a crista de Mourinho fosse cortada no Parque dos Pricipes para ver a reacção dele e que conhecesse o sabor de morrer na praia em Stamford Bridge. Este vai ser o melhor duplo duelo dos quartos de final.
Com o Borússia, o Real vai querer vingança da humilhação sofrida no ano passado. O objectivo é cilindrar o Borússia. Cá e lá.
O Manchester só tem que render-se diante do Bayern de Munique.
Na Liga Europa, Benfica e Juventus já passaram às meias-finais se Jesus não começar a inventar.
O Basel tem boa equipa, mas a experiência do Valencia será determinante. Não queria que passassem às meias-finais duas equipas espanholas. Sou mais a favor que passem Benfica e Porto do que Valencia e Sevilha. Porque se o Porto conseguiu eliminar o Nápoles, sendo os italianos superiores ao Sevilha, o Porto só tem de jogar como fez em Itália para eliminar os espanhóis.
Não é assim Caro Amigo?

AP

Mr.Karvalhovsky disse...

Na minha opinião, estes Quartos-de-Final da Champions são os mais equilibrados dos últimos anos.
Embora também aponte para o favoritismo das equipas de que fala no post.

Relativamente à Liga Europa, como português, gostaria bastante de ver uma final entre benfica e porto. Só que para isso acontecer, um deles terá de eliminar a Juve, que até joga em casa, caso chegue à final... E isso é capaz de ser complicado!

luis cirilo disse...

Caro AP:
Na LC é tal o valor das oito equipas que é muito dificil fazer prognósticos.
Ainda assim reitero que Barcelona-Real Madrid-Bayern e Chelsea são os meus favoritos a chegarem ás meias finais.
Na LE é diferente.
A Juventus é a grande favorita a vencer a prova e depois aparecem Benfica, Porto e Valência. Creio que serão estes quatro a disputar as meias finais.

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
De acordo quanto á LC.
NA LE parece que está tudo virado para a Juventus.
A final é em casa, tem a equipa mais forte das que estão em prova, e até lá jogou em tempos idos um tal...Platini que "adora" os clubes portugueses.
A final portuguesa de que fala, e que até pode acontecer, seria uma curiosidade mas nada mais do que isso.A mim como vitoriano pouco me interessa que quem nos prejudica cá dentro se afirme lá fora.

Anónimo disse...

O ódio de Platini em relação aos portugueses é muito de explicar. Filho de emigrantes italianos a viver em França que no seu tempo de jogador colocavam os portugueses num patamar abaixo dos cidadãos oriundos das suas raízes francesas e italianas. Platini acabou por ficar convencido da sua supremacia latina quando nos derrotou em 1984. Deve ter engolido em seco uns anos mais tarde quando apareceu Figo e Ronaldo a melhores do Mundo. Lá no fundo, Platini vai contrabalançando essa amargura em segredo com a inclinção que sente por outro filho de emigrantes italianos, Messi. É como se existisse no subconsciente dele uma máquina a trabalhar contra nós. Pela frente não diz, faz pose para a fotografia, apercebemo-nos da preocupação que nutre por Figo como possível candidato para o suceder dentro de algum tempo, mas por trás está sempre contra os portugueses. Fazemos parte da borda da Europa, uma mistura de nórdicos, latinos e muçulmanos que não coincidem com a ideia que ele tem do multiculturalismo.
Recordo de ele fazer alguns prognósticos e no final revelaram-se autênticos, facto que criou muita celeuma entre o mundo desportivo. Não nos podemos esquecer que de facto ele foi um grande jogador e também um excelente treinador. Sabe analisar potenciais finalistas com um olho clínico melhor do que qualquer um de nós, mas também se engana. Só o cargo de ocupa é que não lhe permite ir mais longe porque a imparcialidade é muito difícil de apagar.
Estou convencido que qualquer equipa que chegue a Turim para jogar com a Juventus e ganhar, teria de praticar um futebol superior aos italianos, cair no goto dos árbitros escolhidos por Platini, que deve reconhecimento e notoriedade à Juventus pelos tais tempos idos, e conseguir sair de Itália a festejar nas barbas de milhares de adeptos... isso ofenderia claramente a reputação de Platini.

Ricardo

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.

É por isso que acho que você dava um bom presidente.

Quem não gosta de batatas em casa, não as come na casa dos outros. por outras palavras, quem não gosta de FCP, SLB e SCP em casa (Portugal), também não gosta fora de casa (Europa).

Por mim, iam já "abaixo".

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Apenas posso subscrever o seu excelente comentário. Que de facto traduz bem esse Platini que por aí anda.
Caro Anónimo:
As coisa são assim mesmo.
Cá ganham-nos com penaltis que não existem, com golos em fora de jogo, são favorecidos pelo "sistema"até dizer basta, aproveitam-se da nossa fragilidade para fazerem negócios de pura agiotagem, emprestam-nos jogadores que depois se "constipam" com muita facilidade e por aí fora.
Falo de Porto e Benfica.
E depois querem o nosso apoio quanto jogam lá fora em nome de um patriotismo bacoco e sem razão de ser. Por mim não lhes desejando má sorte é-me indiferente a sorte que tenham.
Não sou hipócrita nem ingénuo.

Mr.Karvalhovsky disse...

Caro Luis Cirilo, a mim parece-me positivo para o bom nome do país, e mesmo para o nosso Vitória, agora falando em termos de rankings da UEFA, que clubes portugueses brilhem na europa.

Atenção que neste leque não incluo o braga.
Clube de uma gente de quem eu tenho dificuldades em considerar como compatriotas.
Clube que recorrentemente tenta espezinhar o Vitória, assim como a nós adeptos e que o senhor ainda à pouco tempo defendia a nossa aproximação.
Desde já fica aqui o meu grande desacordo em relação a essa sua ambição!
É um assunto que eu acho lamentável!
Aliás, voltamos a ser espezinhados no mesmo dia em que os clubes reataram ligações.
Mas isso são outros quinhentos...

Relativamente à corrupção existente no futebol português, também é outra história.
E é uma história já bem longa...
Há uma impunidade muito grande apenas para alguns.
E o nosso clube não deve ser subserviente para com esta escumalha que lidera este sistema.
Nesse ponto somos capazes de estar de acordo.

Claro que preferiria infinitamente mais assistir e vibrar com a Glória do VSC além fronteiras.
Mas o meu orgulho enquanto português, leva-me a preferir também que não sendo o VSC, que os outros clubes portugueses brilhem (excluindo o do enclave)!

luis cirilo disse...

Caro Mr.Karvalhovsky:
É a sua posição que respeito.
Por mim sem lhes desejar má sorte pouco me importa a sorte que tenham.
Não consigo apoiar lá fora quem nos tenta espezinhar cá dentro.
Se forem outros clubes (Estoril, Maritimo, Académica,etc)aí sim gosto que vençam.
Quanto ao reatar de relações com o clube que refere fui claro no que escrevi:
Preferia que fosse noutro contexto, noutro local e noutra oportunidade. E com garantias muito mais sérias de que não voltariamos a sofrer atropelos vindos de lá.
Deixei isso claro como claro deixei a pouca fé na durabilidade das "pazes".
Ainda hoje com as noticias da ida de Rui Vitória para lá se provou, uma vez mais, que com o presidente desse clube não se podem ter relações correctas e leais.