segunda-feira, março 31, 2014

O Silêncio

Defendo, porque acredito, que quem em cada momento está à frente dos destinos do Vitória (e da SAD) tem o direito de escolher as estratégias que acredita melhores para o cumprimento dos objectivos a que se propõe e para os quais recebeu mandato.
Estratégias financeiras, desportivas e de comunicação.
E no final de cada mandato, seja da direcção do clube seja da administração da SAD, serão avaliados por quem de direito.
Sócios e accionistas.
O que não obsta a que cada um de nós, sócio ou accionista ou sócio/accionista,tenha a sua opinião e a vá exprimindo ao sabor dos acontecimentos.
É estratégia actual, definida por quem tem legitimidade para isso, que o Vitória não se pronuncia sobre arbitragens ou outros atropelos de que o clube e as suas equipas sejam alvo por ser entendimento que não é esse o melhor caminho para defender os interesses do clube.
Respeito.
Mas discordo.
Hoje por palavras e ontem por actos.
Não contesto a legitimidade de quem a tem para proceder dessa forma.
Mas não posso deixar de dizer, por ser essa a minha convicção, que essa estratégia não tem resultado minimamente na defesa dos nossos interesses e o Vitória é hoje o clube mais fácil de prejudicar em Portugal e nos vários campeonatos e modalidades que o clube disputa porque quem nos prejudica sabe que o faz impunemente e sem contestação.
Só este fim de semana, e perante um silêncio que enquanto vitoriano não aceito, o Vitória foi prejudicadissimo em Alvalade(futebol), em casa frente ao Maia(basquetebol)e viu a sua equipa de voleibol ser apedrejada na saída do jogo com o Atlântico da Madalena em Gaia.
É demais.
Porque me parece que se generaliza um ambiente de falta de respeito à instituição Vitória Sport Clube em todas as frentes desportivas em que compete.
E por isso acho que a direcção do clube/administração da SAD vão muito a tempo de mudarem de estratégia e entrarem de caras e sem medo na "guerra mediática" que faz a realidade do nosso desporto em geral e do futebol em particular.
No plano dos princípios concordo que era melhor não ter de ser assim.
Na prática, e a manter-se este estado de coisas, receio bem que a situação se agrave para o nosso lado se não formos capazes de "combater" vigorosamente em todos os cenários.
Definitivamente não podem ser apenas os adeptos a incomodarem-se com este estado de coisas e a reagirem pelos meios que tem ao seu alcance.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais é preciso respeitar para se ser respeitado. Respeito não se ganha, conquista-se!

Anónimo disse...

Nos adeptos queremos um presidente a nossa imagem, alguem sem medo que seja fervoroso pelo clube e pela cidade com discurso verdadeiro que nos faça ir para o estadio com toda a nossa força,paixão e garra isso e o vitória e os vimaranenses tratar bem quem merece e ser hostil para quem desrespeita o nosso clube e cidade ...mas o presidente ta a querer passar uma imagem de bonzinhos, anjinhos ,e eu como muitos vitorianos não nos revemos assim porque isso não e o vitória ,não e Guimarães e não era o nosso rei d Afonso henriques

Anónimo disse...

Está muito bem, Senhor Cirilo, mas não chega.
Esse pandilha de advogado ou advogados do Vitória, o que andam a fazer a semana toda? A encher chouriças, Sr. Cirilo?
Eles deviam ter iniciativa, aconselhar a direcção a tomar medidas efusivas junto das instâncias desportivas de direito mediante o visonamento e a gravação de imagens. Alguma vez se viram atitudes desta grandeza por parte do Vitória?
Nada. Nicles. Zero.
Mandam para o youtube uns imagens, espera-se que alguém faça like e morre por aí...
Já se sabe que o Vitória, e as outras modalidades, estão a ser prejudicas por causa da ambição desmedida do presidente Júlio Mendes. Vamos continuar a sofrer enquanto o presidente não colocar o lugar à disposição por se ter metido na Liga com quem não devia.
Quer ir para a Liga? Que vá! Mas que não nos leve de rastos.
O que não pode acontecer é uma instituição inteira pagar caro por causa de um elemento que anda com a cabeça na lua e o rabo enfiado entre as pernas.
Quanto mais tempo isto durar, mais tempo ficamos todos a chuchar no dedo.



@Vruno Festas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Exactamente. O problema é quando ele se perde.
Caro Anónimo:
Subscrevo.
O Vitória, como escrevi noutro post, precisa de "fundamentalismo vitoriano"

Anónimo disse...

gosto imenso do texto e estou totalmente de acordo com o que diz.
Os actuais dirigentes não tem o ADN Vitória de que tanto se tem falado e que é condição indispensável ao sucesso.
Mas gosto particularmente da foto que é muito bem escolhida.
É uma imagem iconográfica do filme de culto "O Silêncios dos Inocentes".
Muito a propósito.

luis cirilo disse...

Caro Bruno Festas:
Acho que em tempo útil deve ser feita uma clarificação. E ela passa por o Presidente dizer aos sócios e aos accionistas se vai cumprir o mandato.
Caro Anónimo:
É um belo filme que já vi e revi