quarta-feira, março 26, 2014

Barrientos

Confesso que é um jogador pelo qual tenho um certo fascínio.
Porque pressinto ali um talento imenso, que ás vezes se deixa entrever, mas que tarda a explodir na sua plenitude e a fazer de Barrientos um dos jogadores mais destacados da Liga portuguesa.
Chegou ao Vitória muito jovem ainda vindo do Racing de Montevideu e a sua adaptação não foi fácil como é mais ou menos sabido.
Outra cultura, outro continente, outra competição, uma série de novidades que o impediram de chegar, ver e vencer.
O que em bom rigor quase ninguém faz!
Mas foi fazendo o seu caminho
Na primeira época esteve em trinta e quatro jogos e não marcou, na segunda em 28 e marcou por quatro vezes com aquele célebre bis face ao Sporting CB que nos projectou para o Jamor.
Este ano tem sido o da aposta mais consistente em Barrientos.
Quase sempre titular, quando fica no banco é por norma chamado ao jogo, tem-se vindo a afirmar na equipas fruto da maturidade que os anos lhe vão trazendo mas a jogar num lugar (extremo esquerdo)que com toda a franqueza não me parece ser aquele em que o seu rendimento mais pode ser exponenciado.
Quando procura terrenos interiores, mais próximos da área e do ponta de lança, fazendo uso da sua notável capacidade de acelerações bruscas e de uma técnica individual toda "sul americana" é que deixa vir ao de cima todo o seu talento e faz a diferença.
Até porque conjuga isso com uma clara facilidade de remate.
Não sou nem serei nunca treinador como é evidente.
Mas vejo regularmente futebol há mais de 45 anos e tenho por isso a presunção de saber alguma coisa e de reconhecer a qualidade de um jogador.
E por isso acho, e acharei sempre, que Barrientos a jogar atrás do ponta de lança e trabalhando bem a sua capacidade de definir (se finta, se passa, se remata) que é ainda o seu "calcanhar de Aquiles", tem tudo para ser um jogador de topo e um dia dar o salto para um campeonato de outra envergadura.
Espero, esperando não desesperar, é que todo esse talento venha ao de cima ainda com a nossa camisola vestida.
Depois Falamos.

P.S: Barrientos ,para além das qualidades futebolisticas, é um excelente profissional e um óptimo rapaz.
E isso merece ser realçado.

Sem comentários: