domingo, março 30, 2014

Sujinha, Sujinha,Sujinha

É o que se pode dizer da vitória do 14 do Sporting sobre o 11 do Vitória hoje em Alvalade.
Aquilo a que os sportinguistas gostam de chamar pejorativamente uma vitória "à Porto", ou seja, um triunfo alicerçado nos favores do "sistema" que Bruno de Carvalho tanto diz combater mas sobre o qual não se pronuncia quando lhe serve os intuitos.
Hoje, conforme se temia, o árbitro algarvio foi o "tarefeiro" de serviço para evitar ao país futebolistico mais uma semana de choraminguice desatinada do presidente leonino.
Árbitro fraco, quem em termos técnicos quer na falta de coragem para ser isento,mostrou logo ao que vinha num lance em que marcou um livre perigosissimo contra o Vitória e amarelou Moreno quando nem falta era.
Depois foi um permanente inclinar de campo a favor dos leões.
Expoentes máximos dessa viciação da verdade desportiva foi a cobardia em não mostrar segundo amarelo a Slimani(novamente por simulação)e deixar passar em claro uma autentica agressão de Adrien a Marco Matias sem sequer assinalar falta quanto mais mostrar o correspondente cartão vermelho.
É verdade que há um lance em que a bola é introduzida na baliza vitoriana  e é assinalado fora de jogo (eventualmente mal mas ainda não vi a repetição) mas também o golo leonino me deixa algumas duvidas.
Quanto ao jogo jogado diria que o Vitória fez uma boa exibição, controlou largos períodos do jogo,mas esteve mais uma vez perdulário na hora de finalizar e isso paga-se caro como se tem visto nas ultimas jornadas.
Faz alguma impressão, mas também atesta alguma qualidade da equipa, que em seis jogos com os três primeiros tenha sofrido cinco derrotas por 0-1 o que comprova bem que a diferença para os primeiros lugares podia ser menor do que aquilo que na realidade é.
Mas fico convicto que nos cinco jogos em falta podemos perfeitamente alcançar o quinto lugar.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

A rapaziada, continua a portar-se bem, muito bem mesmo.
Joga, ataca, remata e até controla
o jogo a espaços.
O que falta mesmo, é a finalização, o remate fatal.
Golos precisam-se.
E contra tudo isto, Rui Vitória pouco pode fazer.
Algo me diz, que o Vitória não perde mais jogo nenhum até ao fim da Liga...

ZecaDiabo

JRV disse...

Caro Luís,

No golo sporting, há um mais do que evidente fora-de-jogo do jefferson no momento do remate de ressaca do cedric. É curioso que estando o jefferson nas barbas do auxiliar, isso tenha passado em claro. Dever ser o vigésimo golo em fora-de-jogo dos chorões de alvalade, só está época.

A verdade é que, como sempre, no que toca a defender o clube, não existe voz no Vitória. Se ninguém reclama, é como se nada tivesse acontecido. Assim se branqueia uma farsa.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Eu pessoalmente acho que fazemos muito pouco dentro de campo para ganhar estes jogos. Só depois de estarmos em desvantagem é que mostramos alguma vontade de inverter a sorte.
É pouco, é muito pouco, porque ao fim e ao cabo acabamos novamente derrotados. É verdade que perdemos por poucos, mas a verdade é que perdemos.
Onde andam os dirigentes do VSC? A benesse de verem o jogo ao vivo com tudo pago, e ainda assim não saem em defesa do clube? Bolas!! Isto já era previsível. Antes do jogo nenhum comentário a alertar para a eventualidade de a arbitragem não ser isenta. Após o jogo, depois desta batotice de arbitragem, NINGUÉM vem alertar para este estado de coisas?

luis cirilo disse...

Caro Zeca Diabo:
Também acredito que sim.
OS 5 jogos que faltam, pese embora e Europa estar muito dificil, vão ser a oportunidade de acabar a época de forma positiva.
Caro JRV:
Inteiramente de acordo. Prejudicar o Vitória tornou-se fácil.
Caro Anónimo:
Infelizmente assim é. Curiosamente num post que escrevi antes do jogo já alertava para o apitador que foi nomeado porque a história dele connosco tem sido muito má. Mas a estratégia legitima de quem manda tem sido o silêncio nestas matérias. Sem qualquer proveito para o clube digo eu

Francisco Guimarães disse...

Como é que quem está na corrida para a presidência do orgão máximo do futebol profissional que é ao mesmo tempo membro importante da fpf vai dizer o que quer que seja sobre arbitragens? Não pode!

Pedro disse...

Caro Cirilo,

O Vitória fez uma boa 2ª parte, mas lá está, só quando estamos a perder é que resolvemos jogar à bola. Tem sido sempre assim, basta lembrar os jogos, por exemplo, com o marítimo e o Porto, para vermos um Vitória encolhido no início de jogo, à espera de ver o que o dá, sem ambição e pouco futebol. Depois, ficamos sempre com aquela sensação que se tivéssemos jogado para ganhar desde o primeiro minuto....talvez ganhássemos.

Quanto ao silêncio da direcção, parece-me natural. Temos de compreender que a ambição do actual Presidente passa pela Liga e, por isso, não convém criticar ninguém, mesmo que isso seja prejudicial para o Vitória.
Parece-me a postura indicada para quem olha para o Vitória como um trampolim para qualquer coisa completamente diferente. Infelizmente, é o resultado, previsível, no entanto, lamentável, desta espécie de vitorianos de aviário que teimamos em colocar à frente dos destinos do clube. Quer por falta de opções (esta desculpa é fenomenal), mas mais grave ainda, por haver grandes vitorianos a sancionaram este tipo de gente para liderar o clube.
Tenho a certeza que se alguns vitorianos com responsabilidade e passado tangível de amor ao clube não apoiasse este tipo de candidaturas nunca, mas mesmo NUNCA, estes e outros patos bravos se atreveriam sequer a ser candidatos. Infelizmente a realidade é outra.
Cada vez estou mais convencido que nunca passaremos de um clube adiado, enorme em paixão, pequeno em resultados e com uma ilusão de grandeza que até nós próprios já temos dificuldades em acreditar.
Cumprimentos,
Pedro



luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Nem me atrevo a contrariá-lo.
Caro Pedro:
Quanto ao jogo estamos de acordo.
Quanto ao resto creio que o Vitória ainda hoje paga, com juros bem altos, o processo traumático que foi o afastamento de Pimenta Machado.
Puseram-se sócios contra sócios, inventaram-se vitorianos onde eles não existiam, abriu-se a porta a situações complexas.
Creio que estamos a chegar a um ponto de não retorno perigoso.
Que pode ter nefastos problemas para o clube se não houver o bom senso de escolher os caminhos adequados.
O problema maior não é não existirem alternativas.
Elas existem e sempre existiram em 91 anos de História.
Criaram-se foi condicionantes (situação financeira) que inibem vitorianos com capacidades a avançarem para os orgãos sociais.
E essa degradação financeira começou nos tempos finais de PM e foi agravada pelos seus sucessores.
Até ao ponto em que estamos hoje