terça-feira, abril 01, 2014

Neno

Neno chegou a Guimarães, e ao Vitória, no inicio da época 1984/1985.
Faz este ano 30 anos.
Depois de cinco épocas no Barreirense(incluindo escalões jovens), jogaria um ano no Vitória por empréstimo do Benfica e a este clube regressaria para fazer duas épocas.
Depois um ano em Setúbal, mais dois em Guimarães, cinco épocas seguidas no Benfica e o regresso definitivo ao Vitória onde jogou os quatro últimos anos da sua carreira e onde fixou residência.
No Vitória depois de terminar a carreira como jogador ocupou vários cargos.
Director desportivo, treinador de guarda redes e é actualmente relações públicas do clube que é o lugar, do meu ponto de vista, mais adequado ás suas qualidades e à imensa notoriedade que desfruta no país e não só  fruto da sua excelente carreira(Vitória, Benfica e Selecção Nacional em particular)mas também pela veia artística que o leva a uma carreira musical em part time de bastante sucesso.
Direi sem receio de desmentido que Neno é hoje a figura vitoriana mais conhecida em Portugal e aquela que mais contribui para dar notoriedade ao clube em todo o lado.
Pela carreira futebolistica, pela música, pelas qualidades humanas que o tornam numa pessoa de quem toda a gente gosta.
Ao longo dos anos, nesta direcção e noutras de que fiz parte, tive oportunidade de comprovar isso nos vários locais onde o Vitória se deslocava e o Neno era(e é) sempre recebido com uma simpatia invulgar no meio futebolistico precisamente por toda aquela simpatia que irradia.
Então ir com ele ao estádio da Luz é um espectáculo dentro do espectáculo.
Tudo isto para dizer o seguinte.
O Neno desempenha hoje um papel fundamental no Vitória.
Porque todos os clubes precisam de referências que ultrapassem a sua dimensão e o projectem para "mercados" de simpatizantes mais vastos.
Afinal o que fazem os grandes clubes com os seus ex jogadores de referência.
Eusébio no Benfica ou Di Stéfano no Real Madrid são apenas dois exemplos de topo.
Há muitos mais.
E Neno faz isso como ninguém
No mundo do futebol, no mundo do espectáculo, nas escolas onde vai com comitivas vitorianas, nos programas de televisão em que participa regularmente, em eventos sociais, em todo o lado onde o Neno vai o Vitória está.
E por isso é um privilégio para o nosso clube poder contar com um relações públicas desta qualidade, desta notoriedade e da riqueza humana que ele transporta.
Espero que por muitos anos se continue a falar do Neno do"Vitória".
Só temos a ganhar com isso!
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

E pensar que Paulinho Cascavel que tantos anos esteve em Guimarães, nunca foi aproveitado para nada a não ser na equipa de veteranos.
O melhor jogador da história deste Clube, sempre a demonstrar o seu amor pelo Clube e pela cidade, voltou para o Brasil quase tão incógnito como chegou. Não que ele reclamasse para si fosse o que fosse, a sua extrema elegância jamais o deixaria, mas que estou certo faria muito pelo Vitória, não tenho duvidas.
Sem desprimor para o Neno, que fique bem claro. Um bom homem, um grande profissional.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Partilho dessa mágoa.
O PAulinho Cascavel podia( e pode) ter neste clube um papel muito importante.
Mas não tem comparação com o Neno em termos de projecção nacional e notoriedade pública.
São realidades distintas

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Dê uma voltinha por Guimarães e tente perceber o que significa Neno e o que significa Paulinho Cascavel para os Vitorianos.
A imagem do clube também tem de se cultivar dentro de portas, as tropas têm de ser motivadas.
Numa altura em que se fala muito da desmotivação da massa associativa, na falta de referências do clube, da falta de gente no D. Afonso Henriques, Paulinho Cascavel podia fazer muito mais pelo Vitória junto da massa associativa do que faz Neno, que concordo, faz um excelente trabalho nas escolas, por exemplo !

Neno tem uma excelente imagem para o exterior e no país inteiro. Mas de que nos vale projectar o Vitória para fora se estamos a enfraquecer dentro de portas ?
Andamos anos atrás de anos a falar em acordar o monstro, e o monstro está mas é a adormecer cada vez mais.

Jorge Afonso disse...

Um Senhor,confesso que nunca privei com um diplomata , aquele que nos dizem ser um representante de estado , mas após a experiencia de ter Neno por perto ,fiquei com a firme certeza que será mais ou menos como ele , Homem ,honesto, responsável, profissional e sobretudo um apaixonado pela nação , por isso em jeito de boleia do blogue ,aproveito para lhe dizer , muito obrigado Neno ,o Vitória fica sempre a ganhar com homens/mulheres como tu!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sei muito bem o que representa Paulinho Cascavel para aqueles que tem mais de 35 anos que são os que o viram jogar.
E o Vitória precisa de referências para todas as gerações.
Neno e Paulinho Cascavel sem duvida
mas também Pedro Mendes e Fernando Meira entre muitos outros.
Com uma grande vantagem.
Não há concorrência entre eles. E as mais valias são para o Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Jorge Afonso:
Sem duvida uma boa definição para o Neno.
Só tenho pena que na família vitoriana ainda existam os que tem duvidas disso.
Mas nem Jesus Cristo agradou a toda a gente...