sábado, abril 12, 2014

O "Caso" Courtois

Este é dos tais assuntos que a UEFA detesta.
Mas que se conta em poucas palavras.
Na época passada quando o Chelsea emprestou ao Atlético de Madrid o guarda redes Courtois foi livremente assumido por ambas as partes que se os dois clubes se encontrassem nas competições europeias os espanhóis só poderiam utilizar o jogador pagando a quantia de cinco milhões de euros salvo erro.
Provavelmente nenhuma das partes pensou que isso pudesse acontecer.
"Azar dos Távoras" aconteceu.
E logo numa meia final da Champions.
Ora Courtois está a fazer uma época sensacional e é um dos esteios da excelente equipa do Atlético e por isso os espanhóis querem utiliza-lo nos jogos com o Chelsea mas sem pagarem a tal clausula.
Obviamente que o Chelsea dela não abre mão porque isso seria dar trunfos ao adversário e os londrinos preferem bem mais que na baliza madrilena esteja um guarda redes sem a rodagem e a categoria daquele que emprestaram.
Posta a questão em termos públicos vem a UEFA dizer que a clausula não é legal e que Courtois pode jogar sem qualquer pagamento dos espanhóis aos ingleses.
Claro que nesta matéria há um elo mais fraco.
O jogador.
Que até pode jogar mas sabe que se o fizer no final de época regressa a Londres onde terá como tarefa, com algum exagero convenhamos, fazer a faxina do balneário.
E por isso tudo indica que ,salvo acordo entre os clubes ou pagamento da clausula, o pobre do Courtois vai ter de arranjar um pretexto tipo "Abdoulaye" ou "Miguel Rosa" para não jogar dois jogos que seriam dos mais importantes da sua vida.
É por estas e por outras que sou radicalmente contrário a ter no Vitória jogadores emprestados por clubes que joguem o mesmo campeonato.
Cria equívocos e problemas de que os jogadores são as principais vitimas.
Depois Falamos

Sem comentários: