terça-feira, abril 29, 2014

Estado Português da India

Um destes dias, acasos que o destino tece, deparei-me com o "Estado Português da Índia".
Que tinha estudado na primária, para onde entrei em 1966 e  já não havia desde 1961 nenhum estado português na Índia, mas que continuou a ser estudado até 1974 como parte integrante do território nacional.
Tudo porque o antigo regime, cego ao mundo de então e incapaz de reconhecer os seus próprios erros, continuava a persistir na tese de que Goa,Damão e Diu pertenciam a Portugal e estavam ilegalmente ocupados pela União Indiana.
Uma tese em que, como em tantos outros casos, estavam orgulhosamente sós.
O Estado Português da Índia, criado em 1505 e que teve como primeiro vice rei D. Francisco de Almeida, foi noutros tempos muito vasto.
Para além das possessões na península indiana, chegou a abarcar Moçambique, Timor e outros territórios em pontos diversos do Indico.
Depois, bem,depois foi diminuindo e acabou  confinado a três territórios e quatro possessões.
Os territórios que ficaram foram precisamente Goa, Damão e Diu.
Damão e Diu mais a norte, em posições paralelas um ao outro e Goa mais ao centro da península indiana e onde funcionou desde sempre a capital do finado Estado Português da Índia.
Goa, a bela e misteriosa Goa, ainda e sempre presente no imaginários dos portugueses que viam nessa bela cidade do Oriente uma verdadeira sede de poder, o fascínio das terras longínquas, a promessa  de mil desejos cumpridos.
Confesso que gostava de visitar esses vestígios de Portugal no Oriente.
Começar por Diu, de lá passar a Damão numa viagem sem pressas e de puro conhecimento, e depois descer até Goa onde seguramente se encontra aquilo de mais recompensador que uma viagem deste género pode oferecer.
É mais um projecto de viagem em lista de espera.
Quem sabe se um dia será feita...
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro senhor, 1500/1600 euros chegam e é para tudo: avião, hotéis e enfardanços!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não é caro

Anónimo disse...

Índia? Para quê? Já lá estive e o turismo lá não é nada especial. Na fotografia é mais bonito.
Se me permite deixar-lhe aqui uma sugestão: por favor, não perca tempo em planear viagens para a Índia, Sr. Luís Cirilo. Vá por mim. Poupe o dinheiro para comer, beber ou umas férias no Algarve, em Tróia ou no Gerês e muito mais por onde escolher. Fique-se por Portugal que é dos um dos três países, a par com a Espanha, mais cobiçados do Mundo.
Se não acredita, faça a seguinte experiência. Meta-se no avião e escolha qualquer destino do Mundo, fora da Europa, à sua escolha e deixe-se ficar por lá três meses. Três meses chegam e sombram! É o suficiente para saber valorizar o papel que lhe coube.
Aguarde por uma próxima vida porque nesta o Senhor está muito bem onde está, a gozar o que melhor a Europa a Península Ibérica tem para dar.
Considere-se um privilegiado. Como eu, é claro.

Quim Rolhas


Mr.Karvalhovsky disse...

Também gostaria um dia de conhecer a "Índia portuguesa" que durante quase 5 séculos foram território nacional.
Aliás, gostaria de fazer uma espécie de viagem passando por todas as terras que outrora foram Portugal!
Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, Angola, Moçambique, Goa, Damão, Diu, Timor, Macau, Sri Lanka, Marrocos...

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Gostos não se discutem.
Eu adoro viajar.
E a India é um país que gostava muito de conhecer.
Caro Mr Karvalhovsky:
Somos dois unidos nesse desejo.