sexta-feira, março 10, 2023

Londres

Este mapa mostra-nos a pujante realidade futebolística da área metropolitana de Londres onde existem dezoito clubes a disputarem competições nacionais.
Uns na primeira liga, outros na segunda, outros em escalões inferiores mas com a curiosidade de dois terços deles disputarem ou já terem já terem disputado o principal campeonato.
Lá estão os clubes maiores como Arsenal, Chelsea, Tottenham ou West Ham, os de dimensão algo menor mas históricos do futebol inglês como Queens Park Rangers, Crystal Palace, Fulham, e outros que tem tido presenças mais ou menos regulares na "Premier League" como Wimbledon, Charlton, Milwall, Brentford a par de outros de menor dimensão que estão actualmente nas quarta, quinta e sexta divisão.
Pode quase dizer-se que cada bairro de Londres tem o seu clube o que dá bem a imagem da paixão que os ingleses em geral e os londrino em particular tem pelo futebol e pelos clubes (por esta ordem arbitrária) ao contrário do que acontece noutras latitudes onde os afectos estão mais concentrados num número bem menor de instituições.
E não é seguramente por acaso que tendo sido Inglaterra a pátria do futebol nela se jogue o melhor campeonato do mundo.
O mais disputado, mais competitivo, mais bem distribuído em termos de apoio nas bancadas, mais possuidor de verdade desportiva.
Um exemplo a seguir.
Depois Falamos.

Sem comentários: