sexta-feira, março 17, 2023

Fácil!

As visitas à Luz e ao Dragão são os dois jogos mais fáceis do campeonato para o Vitória nas últimas épocas.
Por três razões:
A primeira é que com a descida do nivel qualitativo médio dos planteis do Vitória nos últimos anos aquilo que nunca era fácil tornou-se mais difícil, sem com isso querer dizer que se tornou impossível, porque a desproporção de forças acentuou-se em relação aos tradicionalmente mais fortes candidatos ao título. 
E isto pode parecer uma contradição quanto á facilidade acima referida...mas não é como adiante se perceberá.
A segunda é que Benfica e Porto para lá de terem planteis mais fortes individual e colectivamente, o que desde logo lhes facilita a tarefa, tem ainda uma vasta panóplia de recursos dos quais os mais visíveis são árbitros e VAR a que recorrem sempre que o normal desenrolar dos jogos não lhes garante a vantagem que era suposto terem.
Para não ir mais longe bastará lembrar o Vitória x Benfica da primeira volta em que árbitro e VAR asseguraram ao visitante um empate que lhes permitiu manter durante mais algumas semanas o mito mentiroso da invencibilidade.
A terceira razão é uma sintese das duas anterior e diz-nos que o Vitória entra para estes jogos com grande espirito competitivo e profissionalismo a toda a prova mas sabendo que há uma razoável desproporção de valores futebolísticos (embora às vezes não se dê por isso como no tal jogo da primeira volta)  e de influências de bastidores pelo que tudo que se consiga é positivo sabendo-se que se nada se conseguir está mais que explicado o porquê.
E por isso a equipa não sentirá seguramente a pressão que sente nos restantes trinta e dois jogos do campeonato.
Daí o falar em jogos fáceis.
Sendo certo que esta lógica pode ser uma batata e o Vitória chegar á Luz  num dia de inspiração futebolística e de "ateiismo" (ou seja sem padres nem missas encomendadas) no recinto a que chamam catedral e conseguir um resultado bom (empate) ou excelente (triunfo) o que em boa verdade também não seria surpresa de outro mundo.
Nem deste.
Depois Falamos.

Nota: É apenas uma curiosidade mas que vai na linha do atrás escrito. O árbitro nomeado para este jogo é, quanta coincidência, o mesmo da época passada. André Narciso. Que nesse jogo mostrou amarelo a Alfa Semedo aos 2 minuto de jogo num lance banal mostrando desde logo ao que ia. O VAR escolhido, outra coincidência, é Helder Malheiro que no passado sábado apitou o Vitória x Arouca.Tantas coincidências...

Sem comentários: