segunda-feira, março 13, 2023

Autonomias

Compreendendo os desejos autonómicos de madeirenses e açorianos, apoiando todos os passos que tem sido dados na construção das respectivas autonomias, reconhecendo o quanto elas contribuiram para o desenvolvimento das duas regiões não deixo de ter pena que tão fortes e legítimos sentimentos autonómicos não se estendam também ao futebol e à defesa e apoio dos clubes insulares. 
É um contra senso. 
Mas a verdade é que em Janeiro quando o Benfica foi a S. Miguel o estádio estava quase cheio e por micaelenses que estavam a apoiar o clube de Lisboa contra o da ilha. 
Ontem no Funchal, não sei se no estádio dos Barreiros estavam mais adeptos do Benfica, se era ele por ele, se os do Marítimo estavam em maioria mas o contingente de adeptos benfiquistas era largamente constituido por madeirenses que apoiavam o clube de Lisboa contra o da sua ilha. 
É um triste fenómeno, que como se sabe também ocorre no continente em quase todo o lado com excepção dos estádios D. Afonso Henriques, Dragão e Alvalade, mas que é ainda mais triste em regiões que se querem autónomas. 
Com a ironia suplementar dos dois clubes em causa, Santa Clara e Marítimo, estarem a lutar desesperadamente pela manutenção e verem os seus conterrâneos a ajudarem quem os quer derrotar. Mas se esta é uma ironia suplementar há também uma ironia suprema. 
Se Santa Clara e Marítimo descerem, e há grandes probabilidades disso, sempre quero ver se na próxima época quando forem visitados pelo Benfica B vão ter os estádios cheios com estes mesmos adeptos. 
É óbvio que não. 
Porque estes são mais adeptos das vitórias do que do próprio clube. 
Afinal como tantos outros pelo país fora.
Depois Falamos.

4 comentários:

Anónimo disse...

O seu anti-benfiquismo primário é enorme!!! O que não percebo sendo adepto do Vitória no entanto respeito, não fosse este espaço seu!!!
Mas sobre a polémica o Nelson Évora não saiu do Benfica porque quis? Até me parece que foi por dinheiro... devia então o clube e mesmo a federação ter ficado de braços cruzados?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Anti benfiquismo? Não, nada disso.
Apenas constatação de uma realidade.
Que não comentou preferindo vir com as corriqueiras acusações de anti benfiquismo.
Como se não gostar daquilo que hoje o Benfica representa fosse algum crime de lesa majestade.
Curiosamente os benfiquistas, como os portistas e os sportinguistas, acham-se no pleno direito de não gostarem uns dos outros. Agora se aparece um adepto de outro clube a não gostar deles é um escândalo.

Anónimo disse...

Pior é o analfabetismo secular que se espalhou pelo país todo, ilhas incluídas.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pois é. E vai demorar gerações a erradicar.