quinta-feira, março 16, 2023

Delegados

Vitória indignado com postura de alguns delegados da Liga com Moreno
Neste tortuoso futebol português, tão carente de verdade desportiva a tantos níveis, já se sabe que há muitas formas de decidir jogos e influenciar classificações de campeonatos para lá daquelas que resultam do confronto entre as equipas nos terrenos de jogo.
Que era a única que devia valer mas infelizmente não é.
E nem vou aqui falar de árbitros e arbitragens ou dos VAR e seus tão diversos critérios na análise de lances.
Num futebol em que a mentira está em constante disputa com a verdade há outras formas de a ajudar a subverter o que devia a transparente realidade das coisas.
Não, também não vou falar desse famigerado conselho de disciplina da FPF tão rápido a castigar uns e tão lento a castigar outros, senhor de critérios conforme a dimensão dos clubes e a cor das camisolas e que tanto ajuda a criar realidades artificiais no campeonato.
Disso, e desses, já sabemos o que a casa gasta. E não é de agora.
Mas apenas uma palavra sobre os "polícias" , perdão os delegados, que a Liga planta nos estádios e que para lá da missão fiscalizadora dos procedimentos tem também a missão de cobradores de vultuosos impostos (pode ler-se multas) para alimentarem uma casa com muitas bocas e ajudarem a depauperar as já de si depauperadas tesourarias da grande maioria dos clubes.
Mas pelos vistos a essas tarefas ainda acrescentam outra.
A de perseguirem alguns, e apenas alguns, agentes desportivos com uma sanha que raia a obsessão e que prova bem que não estão lá para servirem o futebol da forma que o futebol deve ser servido mas por outras motivações e interesses.
Nalguns casos que não todos como é evidente.
Uma das maiores vítimas, talvez a maior, tem sido o treinador Moreno Teixeira.
Que foi multado num terço dos jogos do Vitória apenas e só por estar a exercer a sua profissão no banco do clube dando instruções aos seus jogadores.
Dir-me-ão que a razão de ser disso é não ter o IV nível de treinador.
Não tem porque num país de lobbys e corporativismos diversos há anos que não são ministrados cursos para obtenção desse nível porque caso contrário o problema estaria resolvido há muito.
E por isso Moreno é um autêntico "saco de pancada" de alguns desses delegados.
Quando em relação a outros colegas dele que em passado recente dirigiram equipas em situação profissional semelhante nunca se asssitiu a semelhante perseguição e fúria de multar.
E quando nos lembramos da impunidade com que Bruno de Carvalho actuava no banco do Sporting, da forma como Luisão no banco do Benfica passa os jogos a pressionar fiscais de linha e quartos árbitros, quando assistimos às continuas reclamações do banco do Porto e muito em especial do dirigente Luís Gonçalves sem que isso alguma vez tenha incomodado os delegados da Liga apenas nos resta concluir que o Vitória e Moreno Teixeira tem neles, alguns dos delegados, mais um adversário a vencer para o clube atingir os seus objectivos.
Se é assim que querem é assim que será.
Seguramente que não nos metem medo.
Nenhum!
Depois Falamos.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/v--guimaraes/detalhe/v-guimaraes-indignado-com-postura-de-alguns-delegados-da-liga-com-moreno?ref=V.%20Guimar%C3%A3es_DestaquesPrincipais

Sem comentários: