terça-feira, março 28, 2023

Corrupção

Paulo Gonçalves foi acusado, julgado e condenado por corrupção de funcionários judiciais afim de obter informação privilegiada para o Benfica sobre processos em que o clube estava a ser investigado por suspeitas de corrupção.
Paulo Gonçalves era, ao tempo em que corrompeu essas "toupeiras" , funcionário do Benfica.
Mas a SAD do clube, presidida por Luís Filipe Vieira e com Rui Costa a vice presidente, escapou sob o argumento de que não sabia de nada e que Paulo Gonçalves não tinha uma posição dirigente no clube nem estava mandatado para intervir em processos judiciais.
Ou seja Paulo Gonçalves entreteve-se a corromper funcionários judiciais por alta recreação própria e o Benfica em nada beneficiou da informação recolhida.
Até os crentes no Pai Natal olharão para isto com ar incrédulo.
César Boaventura foi acusado e vai a julgamento sob a acusação de ter corrompido jogadores de clubes adversários do Benfica para o favorecerem.
Nomeadamente jogadores do Rio Ave e do Marítimo.
Mais uma vez a SAD do Benfica escapa entre os pingos da chuva não por estar inocente mas porque César Boaventura não era dirigente do clube!!!
Foi esse o motivo aduzido pelas Ministério Público para não acusar a SAD do Benfica.
Lê-se e pasma-se.
E nem se percebe se isto é uma dica da Justiça aos restantes clubes no sentido de quando quiserem corromper agentes desportivos usarem como corruptor alguém que não faça parte dos respectivos orgãos sociais porque é garantia de não terem problemas.
Se não é...parece.
Como se porventura o corruptor não ser dirigente do clube não significasse que a corrupção o tinha beneficiado, ao clube, caso se venha a provar.
Ou se  César Boaventura, como Paulo Gonçalves, andasse a corromper por sua alta recreação  pagando do seu bolso por benemerência e devotado amor ao clube. 
A verdade é que mais uma vez a SAD do Benfica escapa incólume pese embora os actos de corrupção praticados terem sido em seu favor quer na obtenção de informações quer na possível viciação de resultados.
E antes que apareçam pressurosos aqueles que acham que "vale tudo" desde que o Benfica ganhe e por isso tem sempre o dedo em riste para defenderem o indefensável e acusarem de anti benfiquismo primário todos quantos andam de olhos abertos, prezam a verdade desportiva e desprezam quem ganha com base na corrupção não quero deixar de lhes lembrar o seguinte:
Quando se olha para as tabelas classificativas dos campeonatos quem se vê lá são Benfica, Porto, Braga, Sporting, Vitória , etc e não Paulo Gonçalves/César Boaventura, Porto, Braga, Sporting, Vitória, etc.
Se for preciso fazer um desenho também se faz...
Restam , a concluir, alguns espantos se em Portugal, na Justiça e no futebol, ainda há alguma coisa que espante.
O primeiro face a um pilar do Estado de Direito chamado Justiça cujo papel nestes casos é simplesmente deplorável porque não trata todos por igual ao punir o mexilhão e deixar escapar sem sequer o levar a julgamento o clube "dono disto tudo". 
E nunca o "dono disto tudo" se aplicou tanto a propósito.
O segundo para o silêncio dos orgãos de soberania , do Presidente da República ao Governo, sempre tão lestos a comentarem tudo por maior que seja a irrelevância e que agora assobiam para o ar como se não lhes coubesse, ao menos, uma palavra sensata quando é a imagem da Justiça que está pelas ruas da amargura. Fosse com outro clube, especialmente se não fosse do trio estarola, e o que já por aí iria.
Bastará lembrar o ruído que fizeram em torno das atitudes de um desmiolado num certo jogo em Guimarães.
Mas trata-se do Benfica.
E  o silêncio e a conivência são o preço a pagar pela repetida mendicidade de convites para o camarote VIP da Luz e para a promoção individual e política à boleia do mediatismo do clube.
E, já agora, também por convites para Comissões de Honra como aconteceu com António Costa na ultima candidatura de Luís Filipe Vieira.
O terceiro para a falta de qualquer reacção visível de Marítimo e Rio Ave perante a tentativa de suborno dos seus jogadores, concretizado ou não, e que lhes devia merecer um severo repúdio para lá de outras atitudes em nome da dignidade das instituições.
Mas o silêncio cumplice é apenas mais uma demonstração de que esses clubes ou são dirigidos por bi clubistas ou estão dependentes de empréstimos de jogadores e outras alcavalas que justificam a sua falta de reacção.
A quarta para registar, sem admiração, o silêncio da FPF ( da Liga nem vale a pena falar porque é completamente dominada pelo clube da Luz) quando a credibilidade do futebol português é gravemente posta em causa.
Pelos vistos ficam mais incomodados com os assobios a João Mário do que com os atentados à verdade desportiva das competições que superintendem.
Um dia o ex ministro da Educação do primeiro governo de António Costa, Tiago Brandão Rodrigues, teve a distinta lata de afirmar que "O Benfica está acima da lei" (sic) naquilo que num país normal lhe teria valido a imediata exoneração de funções.
Mas Portugal não é um país normal.
É um país em que a Justiça é forte com os fracos e fraca com os fortes, em que o Estado usa o futebol como factor de alienação a níveis ainda superiores aos tempos de Salazar, em que o "vale tudo" se instalou como regra autorizada desde que ganhem os que convém ganharem, no qual os governantes são coniventes interesseiros com as maiorias (neste caso de adeptos) mesmo que isso atropele leis e regras da República,  em que o futebol é uma farsa e a verdade desportiva uma miragem.
E por isso Tiago Brandão Rodrigues tinha infelizmente razão no que disse e o desenrolar destes casos é apenas mais uma prova disso.
Resta aos outros, aos que não se deixam alienar por um clubismo doentio em que achem que "vale tudo" para ganhar nem considerem que qualquer clube esteja acima da lei, fazerem uso do seu direito á indignação para se demarcarem deste estado de coisas e desta pouca vergonha sem fim à vista.
É o meu caso.
E espero que de muitos benfiquistas que amando o seu clube estejam indignados com o que fizeram e estão a fazer dele.
Porque o Benfica durante muitos anos nunca precisou "disto" para ser o maior , o mais ganhador e o mais prestigiado clube português.
Depois Falamos.

https://www.publico.pt/2023/02/22/desporto/noticia/paulo-goncalves-condenado-dois-anos-meio-pena-suspensa-etoupeira-2039835

https://www.ojogo.pt/futebol/noticias/cesar-boaventura-acusado-de-corrupcao-para-beneficio-do-benfica-16081749.html

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/o-benfica-esta-acima-da-lei-nao-podemos-tratar-todos-os-clubes-de-igual-modo-tera-dito-o-ministro-da-educacao

Sem comentários: