quarta-feira, novembro 04, 2020

Votos

Só um batoteiro sem pinga de vergonha, como Trump foi toda a vida (e continua a ser), exige parar as contagens de votos quando percebe que elas podem nao lhe ser favoráveis.
Em mais de 200 anos de eleições nos EUA nunca tal tinha acontecido.
O argumento dos votos por correspondência, que existem desde sempre, serem em número mais elevado que o normal e chegarem depois do fecho das urnas é mais uma das artimanhas mentirosas de Trump.
Por um lado porque é obrigatório que no envelope tenham o carimbo do dia de ontem e se foi dado o prazo até sexta feira para a sua validação nalguns estados isso deve-se apenas e só a prevenir eventuais atrasos nos correios.
Ninguém votará depois do fecho das urnas como Trump insinuou em mais um dos milhares de mentiras que são uma das suas péssimas imagens de marca.
Mas o volume elevado de votos por correspondência, em boa verdade muito superiores a eleições anteriores, devia ser o último argumento usado por Trump se a inteligência , a dignidade e a vergonha o ajudassem.
Porque isso deve-se apenas e só a um factor chamado covid-19 que levou as pesssoas a preferirem votar pelo correio ao invés de se deslocarem às assembleias de voto.
É que graças à incompetência e à irresponsabilidade criminosa de Trump e do seu governo os EUA são o país do mundo com mais infectados (dez milhões) e mais mortos (quase 250.000) pela pandemia.
E por isso muitos eleitores que não partilham da leviana inconsciência de Trump perante o covid-19 optam por se protegerem.
É fácil de entender.
Basta um mínimo de inteligência e uma pequena dose de boa fé.

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

O pior é que a esta hora 23:58 de 4 de Novembro, Biden já tem 264 grandes eleitores, faltam-lhe 6 para a maioria mas...todos estados que faltam apurar ainda estão "to close to call"!

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
De facto é muito estranho que num país tão evolúído se demore tanto tempo a contar votos. Mas há que aguardar.