terça-feira, novembro 17, 2020

Cumprir

Em bom rigor, e já afastado da "final four" da Liga das Nações, este jogo para Portugal não tinha outro interesse que não o defender o seu prestígio de campeão europeu e vencedor da primeira edição desta prova a par de tentar ajudar Ronaldo a aproximar-se do recorde de Ali Dei.
Com cinco alterações na equipa inicial, mas mantendo teimosamente a titularidade de um improdutivo João Félix (hoje fez um golo mas não fez mais nada) , a equipa nacional até entrou bem no jogo dominando o adversário e acercando-se com perigo da baliza croata.
A verdade é que por isto ou por aquilo não conseguiu marcar e quando deu por ela estava a perder num dos raros lances de ataque dos croatas em que Rui Patrício fez muito mas não podia fazer tudo pelo que ao intervalo Portugal estava em desvantagem com uma dose apreciável de injustiça.
Para o segundo tempo regressou com Trincão no lugar de um apagado (neste dois jogos) Bruno Fernandes e a irreverência do jovem extremo ajudou a equipa a dar a volta ao jogo a par da inocente expulsão de um croata que obrigou a sua equipa a jogar quase 45 minutos a menos um.
Portugal empatou por Rúben Dias, depois colocou-se a vencer na único momento do jogo em que Féliz apareceu, mas depois viria a sofrer o empate num lance em que a sua defesa foi de uma cerimónia a toda a prova no que toca a marcar os adversários e tirar a bola da zona de remate.
Entretanto entraram Cancelo, bem, e Bernardo Silva, assim assim, e depois Paulinho e Sérgio Oliveira que não tiveram grande influência no jogo mas com o médio, apesar de tudo,a ser mais solicitado e a conduzir algumas jogadas de ataque.
E já no final, num jogo marcado por muitos erros de parte a parte, um erro do guarda redes croata deu a Rúben Dias a oportunidade de bisar garantindo assim a Portugal um triunfo que não lhe assenta nada mal pois foi de facto a melhor equipa e aquela que dominou largamente o jogo.
Conseguiu assim Portugal cumprir o objectivo de defender o seu prestígio e despedir-se da prova com um triunfo ficando porém adiados para outras ocasiões os golos que levarão Ronaldo a ser o melhor marcador de sempre a nível de selecções.
Depois Falamos.

Sem comentários: