quarta-feira, novembro 11, 2020

Star Wars

 Para quem . como eu , é um entusiasta pela saga "Star Wars" e simultaneamente tem um grande interesse pelos EUA (e pelo seu anacrónico sistema eleitoral) em muitas vertentes era impossível não achar alguma piada a este meme sobre alguns dos ultimos presidentes.
Aqui cabe fazer  um aparte para notar que nunca nenhum presidente entrou no anedotário mundial como Donald Trump que é de facto motivo para todo o tipo de anedotas e gozo.
Voltando a este "Star Wars" presidencial é de facto verdade que a eleição de Barak Obama em 2008 representou de facto uma "Nova Esperança" para um país a quem a administração de George W. Bush deixara profundos traumas dos quais a guerra no Iraque, baseada em motivos que se provaram serem falsos, não foi seguramente o menor.
Depois a inacreditável eleição de Trump (tão maus que até fez George W. Bush parecer um bom presidente) significou , de facto,  o "Império Contra Ataca" com o "Mal" a voltar a sobrepor-se ao "Bem" lançando os EUA nas trevas profundas de um combate ao covid-19 criminosamente mal feito , de um racismo emergente e d euma divisão da sociedade americana como não havia memória.
A derrota de Trump e a vitória incontestável de Joe Biden pode realmente ser "O Regresso do Jedi" se Bidem conseguir controlar a pandemia, unir os americanos de forma abrangente e tomar decisões que anulem os erros e disparates de Trump reabilitando o Obamacare, fazendo os EUA regressar aos termos do acordo de Paris sobre clima e combatendo sem tréguas nem contemporizações o racismo e a xenofobia.
Se o conseguir teremos certamente um mundo melhor.
Depois Falamos.

Sem comentários: