sábado, novembro 14, 2020

Afastado

Derrotada pela França (0-1) no jogo hoje disputado no estádio da Luz a selecção de Portugal não estará na fase final da Liga das Nações e não poderá assim defender o seu título conquistado na primeira edição da prova disputada precisamente no nosso país nas cidades de Porto e Guimarães.
Diga-se desde já que perder com a França, campeã mundial em título, não é nenhuma desonra porque os franceses são uma selecção fortíssima (tal como a nossa aliás) perante a qual é extremamente difícil sair vencedor dada a valia dos seus jogadores.
Foi um jogo equilibrado, tal como o de Paris tinha sido (empate a zero), com várias oportunidades para ambos os lados incluindo bolas nos ferros mas a eficácia francesa num desses lances fez o resultado do jogo e decidiu o vencedor do grupo.
Portugal perdeu, como podia ter vencido ou empatado porque o jogo deu para ser possível qualquer uma das hipóteses, e agora vai à Croácia para cumprir calendário e dar minutos a jogadores menos utilizados porque nada mais lhe resta.
Do jogo de hoje que mais se poderá dizer?
Várias coisas.
Uma é que Portugal tem um sério problema no centro da defesa quando o (já muito veterano) Pepe não está presente  porque Fonte dá a clara sensção de falta de pernas e Ruben Dias de falta de ...categoria ao nível do que estamos habituados na selecção. 
Rúben Semedo poderá ajudar a melhorar o panorama, Domingos Duarte não se sabe, e nos mais jovens não estar´para já a solução porque lhes falta experiência e andamento para jogos deste nível pelo que o panorama não é muito animador.
Outra é que o jogar sem ponta de lança de raiz não dá resultado.
Ronaldo é um excepcional goleador mas não se dá bem fixo entre os centrais, Diogo Jota faz golos mas vindo de trás para a frente, Bernardo Silva é essencialmente um jogador de último passe mas que faz poucos golos, Trincão é um extremo e ainda algo "verde" para estas andanças e João Félix não é ponta de lança nem extremo sendo mais um jogador que actua entre linhas e aparece a fazer alguns golos.
Ou seja dos cinco nenhum é ponta de lança de raiz capaz de jogar em cunha, fazer golos ou abrir espaços para Ronaldo algo que André Silva tem feito em muitos jogos (golos e espaços) mas não pôde fazer neste porque misteriosamente não foi convocado quando está em grande forma e a fazer golos no campeonato alemão.
Restava no banco Paulinho, outro bom ponta de lança, mas que foi lançado no jogo demasiado tarde (83 minutos)quando Portugal já perdia há meia hora e a equipa "reclamava" uma referência na área que nenhum dos anteriormente citados pôde ser.
Das alterações feitas pelo seleccionador aquele que teve um efeito mais positivo no jogo português acabou por ser João Moutinho que arrumou o meio campo, fez boas transições e ainda foi autor do melhor remate de Portugal em todo o jogo.
Em suma Portugal ficou pelo caminho graças à França o que nem é propriamente uma novidade na história do nosso futebol.
Depois Falamos.

Sem comentários: