quarta-feira, novembro 25, 2020

25 de Novembro

Se é verdade que o 25 de Abril de 1974 nos trouxe a Liberdade não é menos verdade que o 25 de Novembro de 1975 nos garantiu a Democracia.
Quarenta e cinco anos atrás, no culminar de um PREC que mergulhou Portugal num frenesim e num desvario que podia ter acabado em nova ditadura, forças da esquerda radical do PCP à LUAR passando pela UDP e PSR (os paizinhos do actual Bloco de Esquerda) aliadas aos sectores revolucionários do MFA e a unidades militares que lhes eram afectas tentaram a tomada do poder pela força afim de instaurarem um regime "verdadeiramente soialista" ou seja uma ditadura.
Correu-lhe muito mal.
Forças militares democráticas afectas ao então chamado "Grupo dos Nove" lideradas por Ramalho Eanes, os partidos políticos democráticos (PS, PSD e CDS) o povo que sua enorme maioria estava contra os golpistas e decisivamente os "Comandos" de Jaime Neves derrotaram os insurrectos e garantiram a vitória das forças democráticas e a instauração de um Estado de direito.
Foi há quarenta e cinco anos mas é uma data que não pode ser esquecida nunca.
Desde logo para celebrar aqueles que a tornaram possível e aos quais Portugal muito deve como , à cabeça, Ramalho Eanes e Jaime Neves.
Mas também porque os herdeiros e alguns dos golpistas de 1975 continuam a andar por aí.
Sobre outras roupagens (o BE por exemplo) , com outros discursos e a assumpção de novas causas mas com a pulsão ditatorial sempre patente e o sonho da instauração de um regime "verdadeiramente socialista" como objectivo final.
E por isso recordar é viver mas é também prevenir.
Depois Falamos.

P.S. Muitos naos depois, e num contexto completamente diferente, tive a oportunidade inesquecível de ser apresentado ao então coronel Jaime Neves.
Confesso que foi para mim uma grande honra ter conhecido um herói português.

Sem comentários: