sexta-feira, novembro 27, 2020

Decisivo

 O Tondela vs Vitória da noite de hoje, que abre a oitava jornada do campeonato, representa para o clube vimaranenses mais do que a disputa dos três pontos porque também está em jogo a possível presença na fase final da Taça da Liga.
O Vitória não depende apenas de si próprio porque há mais equipas a disputarem o acesso, e duas delas até tem um jogo a menos (Paços de Ferreira e Moreirense), mas naquilo que depende apenas de si já sabe que o único resultado que lhe serve é o triunfo.
Por norma os jogos fota até tem corrido bem ao Vitória que empatou em Vila do Conde e venceu no Bessa e em Barcelos (em casa é que...) mas cada jogo tem a sua história e este Tondela a precisar de pontos será seguramente um oponente difícil e mais difícil será se o Vitória entrar em campo e não assumir de imediato o jogo.
E esse tem sido o grande problema da equipa porque exceptiando uma noite desastrada com o Sporting o sector recuado tem sido extremamente seguro e Bruno Varela um autêntico muro em frente à baliza mas depois no processo ofensivo é que a equipa tem revelado carências quer a nível de finalização que na própria construção de lances de perigo.
Quaresma não pode fazer tudo sozinho, Edwards tem sido utilizado de forma estranhamente irregular, Bruno Duarte tem que ser bem assistido para poder finalizar porque jogadas individuais não são o seu forte, Rochinha ora joga a extremo ora a " 10" que não é seguramente o sue lugar e os dois jovens pontas de lança estão demasiado "verdes" para poderem ser solução imediata.
Mais Holm que tem jogado quase sempre do que Foster que tem apenas 78 minutos de utilização divididos por dois jogos.
Mas como para este jogo já foi convocado um dos "proscritos" (Jonathan) pode ser que a vez de Estupinan acabe por chegar.
Em suma hoje é dia de não falhar sob pena de se dizer adeus à fase final da taça da liga e lançar a equipa numa inevitável instabilidade que pode ser comprometedora quanto ao futuro.
As estatistícas valem o que valem, é verdade, mas dizem-nos que em onze jogos oficiais o Vitória ganhou seis e o Tondela quatro  o que não deixa de ser mais um aviso.
Depois Falamos

Sem comentários: