segunda-feira, junho 11, 2018

Trabalho

Em bom rigor quase ninguém acredita que Portugal possa vencer o Mundial da Rússia.
Eu próprio tenho as maiores duvidas que isso seja possível quer porque as "forças em parada" são superiores às do último europeu de França quer porque me parece que a selecção nacional tem algumas debilidades que a podem impedir de conquistar o título.
Especialmente no centro da defesa e no meio campo, sectores onde tradicionalmente até éramos fortes,  porque quanto ao ataque , e aí sim ao contrário do habitual, estamos bastante bem servidos para todas as posições.
Três centrais com 34, 35 e 36 anos respectivamente dão que pensar (e ainda dá mais serem os que há porque com excepção de Neto e Paulo Oliveira não se vê mais nada no horizonte) e a ausência de Danilo constitui uma baixa tremenda porque dava várias soluções em termos defensivos e até atacantes nos lances de bola parada.
E por isso a equipa tem fragilidades que se não forem devidamente compensadas a arredarão de fases mais avançadas da competição onde os enfrentamentos com outros favoritos poderão constituir dificuldade inultrapassável.
E quem são esses favoritos?
Da Europa sem dúvida a Alemanha (provavelmente a mais forte selecção em prova), a França e a Espanha enquanto da América do Sul os tradicionais Brasil e Argentina serão os mais fortes candidatos.
Depois há sempre a possibilidade de uma surpresa vinda da Inglaterra, do Uruguai, da Rússia (que joga em casa e isso vale muito...para a FIFA) ou da Croácia selecções que podem "crescer" com o desenrolar da prova e aproveitarem o previsível cansaço das grandes figuras dos principais favoritos para afirmarem a valia dos seus colectivos.
E é aqui que pode aparecer,também, Portugal.
Que também tem uma super estrela, o que é desde logo uma enorme vantagem pela evidente mais valia de qualidade que dá à equipa, mas que terá de ultrapassar as debilidades atrás referidas com muito trabalho, muito espírito de equipa e uma ambição idêntica à que mostrou dois anos atrás em França.
Se o conseguir, se Pepe e Fonte aguentarem a sucessão de jogos (com a ajuda de Bruno Alves aqui ou ali porque de Rúben Dias não é legítimo esperar muito dada a sua inexperiência), se for encontrada uma alternativa a William Carvalho quando este precisar de descanso então podemos esperar que de um ataque que entusiasma pela qualidade de todos os seus componentes surja a vantagem necessária a ir ultrapassando adversários rumo ao sonho.
Mas o essencial será trabalhar muito.
Com a humildade eficaz da formiga e esperando que algumas das "cigarras" se distraiam.
Depois Falamos.

Sem comentários: