sexta-feira, junho 29, 2018

Tolices

O Portugal-Uruguai de amanhã já concentra, neste país "futebolizado" , as atenções dos portugueses quer pela importância do jogo quer pelas doses industriais de futebol que as televisões nos metem por casa dentro sem dó nem piedade.
Num desses programas, na sic notícias, ouvi um habitual comentador da estação defender duas teses que me pareceram uma franca tolice ainda por cima vindo de um analista que normalmente é bastante moderado nos seus comentários.
A primeira defendendo que Portugal amanhã deve alterar a sua estratégia habitual de jogo ,deixando o 4-3-3 e optando pelo losango no meio campo, para assim se adaptar melhor a idêntico sistema táctico dos uruguaios.
Mudar de estratégia num jogo decisivo lembrou-me logo o rematado disparate de Pedro Martins, na final da taça de Portugal de 2016/2017, quando armou a equipa do Vitória de forma diferente da que tinha actuado durante toda a época e conseguiu perder com o Benfica mais fraquinhos dos últimos anos.
Se Fernando Santos fosse por aí (espero que não vá) apenas estaria a mostrar receio ao adversário e isso  podia ser um desastre para lá do facto de se a selecção a jogar no esquema habitual já joga...pouco que faria com mudanças de ultima hora.
O segundo disparate,do meu ponte de vista é claro, tem a ver com as mudanças de jogadores preconizadas pelo comentador.
Mantinha William como elemento mais recuado,à sua frente metia Bruno Fernandes(!!!) e nos lados do losango Moutinho à direita e Adrien à esquerda enquanto na frente Ronaldo teria a companhia de Gonçalo Guedes!
Ou seja retirava Quaresma da equipa, um jogador em forma e motivadíssimo pelo golo ao Irão, retirava o ponta de lança André Silva que tão bem se entende com Ronaldo (para além de ser um verdadeiro homem de área) para meter os dois piores jogadores dos primeiros jogos da selecção neste Mundial.
No caso de André Silva com o argumento de que G.Guedes é um avançado mais móvel.
Ora eu um ponta de lança não quero que seja mais ou menos móvel quero é que marque golos  e isso André faz bem melhor que Gonçalo.
Em suma se fossem alguns comentadores a fazer a equipa creio bem que o Uruguai amanhã teria um fim de tarde bem descansado.
Como não são...pode ser que não tenha.
Depois Falamos

Sem comentários: