quinta-feira, junho 28, 2018

Previsões

Concluída a fase de grupos, com o apuramento de dezasseis equipas para os oitavos de final, o Mundial da Rússia entra agora na sua fase decisiva com os jogos a eliminar que irão decidir as duas equipas que a 15 de Julho vão disputar a final da prova.
Com excepção da Alemanha e ,vá lá, da Polónia pode dizer-se que em cada grupo passaram os favoritos embora a "cruel" eliminação do Senegal (mesmos pontos e golos do apurado Japão foi eliminado por ter mais cartões amarelos que era a sexta regra de desempate) tenha sido a surpresa de última hora.
Mas a eliminação da Alemanha, mesmo depois da derrota frente ao México já ter mostrado que havia ali qualquer coisa que não funcionava bem, foi de facto o mais surpreendente desta fase e pode ter evitado uns oitavos de final com um Brasil-Alemanha que seguramente provocaria alguns calafrios aos brasileiros ainda bem lembrados do acontecido há quatro anos.
Mas a prova faz-se com quem está e quem está são as dezasseis melhores selecções deste mundial.
Previsões?
Começando pelo lado esquerdo e pelo Uruguai-Portugal não será novidade para ninguém que a nossa selecção enfrenta um adversário forte que tem a provavelmente melhor dupla de avançados da prova e dois centrais (felizmente Gimenez está em dúvida e talvez não recupere) de categoria mundial.
Acredito que o "melhor" Portugal poderá passar mas para isso terá de jogar mais e melhor do que até agora.
O França-Argentina é um dos grandes jogos destes oitavos.
Os franceses apuraram-se sem dificuldade enquanto os argentinos sofreram até ao fim para conseguirem o apuramento.
Jogo de tripla mas com ligeiro favoritismo para os franceses fácil de contrariar se Messi estiver num daqueles dias que o celebrizaram no...Barcelona.
Pessoalmente preferia que passasse a Argentina. Não só pelo possível Ronaldo-Messi mas também porque selecção francesa...longe com ela.
Brasil-México é jogo de favoritismo brasileiro que com maior ou menor dificuldade passará aos quartos de final tal como o Bélgica-Japão em que o favoritismo europeu é indiscutível.
Teremos, portanto, um Portugal-França e um Brasil-Bélgica nos quartos de final segundo a minha previsão.
Do lado direito do quadro as previsões são em teoria, mais fáceis.
A Espanha ultrapassará a Rússia,embora o factor "casa" possa pesar, e rumará a um quase inevitável encontro com a Croácia (talvez a equipa que melhor tem jogado) que é favorita frente à Dinamarca.
Isto enquanto a Suécia deverá vencer a Suíça e assim encontrar a Inglaterra que é provável vencedora do jogo com a Colômbia.
Ou seja Espanha-Croácia e Suécia-Inglaterra nos quartos de final fruto dos jogos deste lado do quadro .
São previsões feitas com base no que se tem visto, e no valor que se reconhece às equipas, mas claro que jogos de "mata mata" podem trazer pequenas surpresas (nesta fase já não há lugar a grandes surpresas) porque o futebol é imprevisível e nisso reside o seu maior sortilégio.
A partir de sábado começaremos a saber da exactidão destas previsões.
Esperando-se que o primeiro acerto seja precisamente o apuramento de Portugal!
Depois Falamos.

P.S: Não deixa de ter o seu significado o apuramento de dez selecções europeias, quatro sul americanas, uma centro americana e outra asiática.
É a realidade do futebol dos nossos dias.

Sem comentários: