Vi pela primeira vez esta fotografia aquando do Mundial do Catar e depois tem-me aparecido várias vezes nalguns murais dedicados ao futebol e muito em especial a Cristiano Ronaldo.
Considero-a uma imagem impressionante.
Desde logo porque traduz aquilo que é a essência mais pura do futebol ou seja a admiração dos adeptos pelos seus idolos e pelas façanhas que estes cometem nos relvados.
Mas não só por isso.
Mas porque neste caso também traduz o paradoxo de num desporto que movimenta tantos milhões existirem adeptos que mesmo em condições de pobreza , como parece ser o caso desta criança, não querem ainda assim deixarem de manifestarem como podem a sua admiração por um jogador.
E não tendo posses para comprar uma camisola, ainda que de contrafacção, quis ainda assim usar o nome e o número do seu ídolo ainda que desenhados nas próprias costas!
Algo que devia fazer marcas de equipamentos e clubes de futebol reflectirem seriamente sobre os preços a que vendem camisolas e outros equipamentos e que os tornam inacessíveis a muitos e muitos adeptos.
Finalmente a foto é mais uma prova, se necessária fosse, do reconhecimento mundial de Cristiano Ronaldo.
Que para lá de ser a figura pública mais seguida a nivel mundial nas redes sociais é também , e de longe, o português mais conhecido de todos os tempos.
Algo que traduz óbvios benefícios para Portugal mas que nem todos os portugueses sabem reconhecer.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário