A ONU é hoje em termos de poder político e influência junto dos seus membros uma organização completamente desacreditada e cuja inutilidade se torna, infelizmente, de dia para dia mais visível e notória.
Os bons principios e intenções que presidiram à sua criação foram completamente subvertidos por uma "real politik" desastrosa para o mundo que vive hoje sem uma entidade supra nacional que possa regular as relações entre nações e intervir de forma eficaz na resolução de conflitos.
Já em texto anterior falei do anacronismo, resultante desses tempos da sua fundação em 1945 logo após o término da II guerra mundial, que é ter no Conselho de Segurança membros permanentes (criando logo o conceito de países de primeira e países de segunda) e pior ainda quando dois desses membros são ditaduras como a Rússia e a China.
E no caso da Rússia com a agravnte de ser uma ditadura que agride e invade países vizinhos.
Mas o anacronismo vai mais longe e estende-se a algumas das comissões da organização.
Como é possível essa mesma China faze rparte do Conselho de Direitos Humanos quando na China os direitos humanos não são respeitados?
Como é possível o Estado terrorista do Irão ter feito parte da Conferência sobre desarmamento quando são promotores activos de guerras no Médio Oriente e fornecedores de armamento a grupos terroristas como o Hamas e o Hezbollah?
Mas o mais caricato de todos os anacronismos é mesmo a Arábia Saudita ter sido nomeada presidente da Comissão dos Direitos da Mulher quando nesse país as mulheres são cidadãs de quinta categoria sem quaisquer direitos , sem liberdade e sujeitas às mais vis restrições.
Com tudo isto, e seguramente muito mais, como se pode levar esta ONU a sério e acreditar que serve para alguma coisa ?
Não pode!
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário