segunda-feira, setembro 16, 2024

Revolta

Sou um inconformado e eterno revoltado com a forma como a generalidade da Comunicação Social trata os clubes portugueses. 
Com uma parcialidade inaceitável e sem qualquer isenção em relação a três deles e com uma sobranceria, uma falta de respeito, uma falta brutal de profisisonalismo em relação a todos os outros.
Claro que os jornais desportivos não compro ( aliás as capas de hoje são mais uma prova dessa falta de isenção) , as televisões privadas incomoda mas são...privadas , mas há dois casos que não tem perdão e com os quais não pode haver qualquer tolerância.
A RTP e a Sport tv.
A RTP porque é serviço público, pago com os impostos de todos nós, e portanto devia estar obrigada à mais estrita das isenções porque sendo serviço público e não serviço comercial não pode evocar argumentos que as privadas usam para tentarem justificar essa discriminação que praticam abundantemente. 
Exemplo mais recente do que a RTP é e não devia ser foi no notíciário das 9.00 h de hoje no que toca á jornada do fim de semana. 
Lá deram os resumos do Porto vs Farense e do Braga vs Vitória (também era o que faltava não darem) e depois entrou em antena um daqueles "especialistas " em futebol para analisar a classificação. 
Falou do primeiro, do segundo e do...quinto como se os terceiro (ex aequo com o segundo diga- se de passagem) e o quarto lugares fossem uma espécie de buraco negro que ninguém ocupassse. 
Uma vergonha! 
Quanto á sport-tv já é lendária a sua má vontade contra o Vitória. 
Desde os comentadores parciais , sectários e incompetentes que só falta celebrarem efusivamente os golos dos nossos adversários (este ano andam com azar que golos adversários é coisa rara...) até á realização das transmissões que faz gala em mostrar o menos possível, ou mesmo nada, os adeptos do Vitória como se eles não existissem. 
Ontem mais uma vez isso aconteceu mas com o azar, mil vezes repetido mas a sport-tv não aprende, de se ouvirem muito bem aqueles que ela não mostra. 
E se a RTP é paga pelos nossos impostos que deviam merecer outro respeito a sport-tv é paga pelos seus assinantes e um assinante vitoriano devia merecer tanto respeito como um assinante de qualquer um dos outros clubes que sport-tv privilegia constantemente. 
Também por isso as nossas vitórias são sobre os adversários mas também sobre essa comunicação social que tanto gostamos de derrotar nos relvados e nas bancadas. 
Estamos em segundo lugar, ex aequo com o Porto, e com a mais que legítima expectativa de na próxima semana nos isolarmos nesse lugar. 
Por mais que isso desagrade à Comunicação Social que faz esse tipo de pseudo jornalismo.
Depois Falamos.

2 comentários:

Ricardo Reis disse...

Concordo. Um reparo apenas, tirando os cafés e restaurantes, nenhum outro vitoriano deveria assinar a sporttv, exatamente pelos motivos que elenca. Vá que agora tratam o nosso clube pelo seu legítimo nome.
Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro Ricardo Reis
Mas o tratarem-nos pelo nosso nome demorou e obrigou a que muitos vitorianos fizessem muita pressão para que isso acontecesse. Levou anos. Quanto ao resto estou de acordo. Cumprimentos