sexta-feira, julho 16, 2021

Lixo

É cada vez mais desalentador a forma como se faz jornalismo em Portugal.
Cumplicidade, compadrio, clubismo sem freio, fretes ao poder, jeitos aos amigos, encobrimento dos factos são apenas alguns dos muitos pecados que se praticam no jornalismo português perante a falta de rigor crítico da opinião pública que em grande parte "come" tudo que lhe põe no prato.
O Futebol Clube do Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa tem pesadas responsabilidades no mau estado do futebol português em termos de verdade desportiva, de transparência, de seriedade das principais competições.
Todos ouvimos falar do "Apito Dourado", todos sabemos o que foi investigado e apurado, todos conhecemos os artifícios legais que permitiram a clube e dirigentes escaparem a pesadas e merecidas sanções que noutros casos e com clubes mais "pequenos" e dirigentes como menos peso aconteceram de facto.
Mas o Porto e Pinto da Costa, que se saiba, não estão a ser actualmente investigados nem sobre eles pendem suspeitas que possam conduzi-los aos tribunais.
Ao contrário o Benfica e Luís Filipe Vieira é tudo aquilo que se sabe e que levou a detenções, demissões, assaltos ao poder e o descobrir paulatino de uma tenebrosa máquina de controle do poder desportivo através de agentes vários que levaram à adulteração de resultados e classificações.
Para lá do uso do clube em proveito pessoal conforme acusação do Ministério Público.
É nesse contexto que a revista "Sábado" faz esta capa vergonhosa.
Em que por cobardia mesclada de clubismo, com uma falta de isenção pavorosa e uma deontologia profissional pior que lamentável, para não falar só do Benfica e de Vieira resolve meter ao barulho o Porto e Pinto da Costa fazendo até do presidente portista a figura primeira e maior das retratadas como se porventura fosse ele a estar em prisão domiciliária.
Isto não é jornalismo.
É lixo impresso.
Que merece o repúdio de todos quantos ao gastarem o seu dinheiro a comprarem uma revista não queiram ser tomados por patetas nem levaram com gato por lebre.
Depois Falamos.

2 comentários:

Asam disse...

Pinto da Costa chamou incompetente ao governo e, cobardemente, foi o jornalixo a responder...

luis cirilo disse...

Caro Asam:
Já não é a primeira vez que isso acontece