sábado, julho 31, 2021

Pina Manique

O Vitória joga amanhã, com o Casa Pia da II Liga, o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga num jog em que é amplamente favorito e qualquer outro resultado que não o seu triunfo seria motivo para grande surpresa.
O jogo será no estádio de Pina Manique, propriedade dos casapianos, mas não é sobre a partida em si que escrevo estas linhas mas sim sobre o próprio estádio e a única vez que lá fui.
Algures em 1978 estava em Lisboa , para fazer exames de admissão a uma Universidade, e soube que nesse estádio se iria realizar um treino da seleccção nacional de futebol a preparar um jogo para a fase de apuramento do Europeu de 1980 a realizar em Itália.
Resolvi assistir.
Não fazendo a mínima ideia do sítio onde ficava o estádio lá andei a informar-me e percebi que não tinha estação de metro ( e continua a nao ter) , ir de autocarro era complexo para um minhoto inexperiente em visita solitária a Lisboa e por isso a alternativa era o táxi.
Lá fui.
Com um motorista simpático, tanto quanto me lembro, que achou piada aquele jovem vimaranense que queria ir ver um treino da selecção num estádio que fica na zona oeste de Monsanto e que na altura , ao contrário de hoje, tinha relativamente poucas habitações ou outros edifícios.
Vi o treino da selecção, onde pontificavam jogadores como João Alves, António Oliveira, Bento, Humberto Coelho entre outros mas o grande problema foi mesmo no fim do treino.
Porque se apanhar um táxi do centro da cidade para Pina Manique foi fácil já o contrário demorou bem mais de uma hora mas lá acabou por se resolver.
Foi a minha unica visita ao estádio de Pina Manique.
Nunca mais lá fui, nunca mais lá passei em frente e nem o ter vivido muitos anos depois  relativamente perto durante cerca de um ano me fez rever Pina Manique.
Espero que amanhã o Vitória reforçe a boa recordação que tenho dessa visita já longinqua no tempo.
Depois Falamos.

Sem comentários: