quarta-feira, novembro 25, 2020

Sugestão de Leitura

Já tinha aqui frisado a agradável coincidencia de três amigas minhas terem escrito e publicado de forma mais ou menos recente livros sobre temáticas muito diversas mas muito interessantes.
Em tempo tinha aquiaqui e aqui publicado a minha opinião sobre os livros da Maria José Núncio e da Joana Ferraz ( este último li-o antes daquele a que me refiro neste texto) e agora deixo a minha opinião sobre o da Sónia Ferreira.
Todo ele uma surpresa.
Pelo título, desde logo, mas também pela temática escolhida ( e que não é nada fácil diga-se de passagem) e pela fluidez com a que a Sonia escreve e que nos prende ao enredo de princípio a fim sendo daquels livros que não se consegue deixar de ler capítulo atrás de capítulo sem qualquer vontade de interromper a leitura.
Nele se faz uma bem conseguida mistura entre História, ficção e fantástico desenrolando-se a narrativa na sua maior parte no tempos dos lusitanos mas com alguns bem conseguidos "saltos" ao final do século XIX onde a há sequência mas não o fim do livro que termina (ou não...) com a ascensão de Viriato à liderança dos povos da antiga Lusitânia depois de um conjunto de tremendas batalhas contra os invasores romanos.
A Lusitânia, os lusitanos, esse tempo anterior e bem anterior à fundação de Portugal (mas não dos portugueses...) são um tema raro na literatura de ficção porque a História não é muito esclarecedora sobre eles e as fontes são poucas o que releva ainda mais a qualidade deste livro.
Porque sendo a Sónia Ferreira uma entusiasta sobre esse período da nossa História isso não a desobrigou, antes pelo contrário, de uma investigação seguramente difícil, morosa e pormenorizada que lhe permitiu uma tão perfeita caracterização das personagens , dos cenários e do contexto ao longo do qual o enredo se processa.
Em suma um excelente livro, até na sua excelente apresentação gráfica, que mostra à evidência o talento da Sónia Ferreira para a escrita e a obriga a continuar a escrever para dar sequência a este livro com muitos outros no futuro.
Depois Falamos.

3 comentários:

Nuno Mata disse...

Sem dúvida...mas até digo mais, se mo permitires... Portugal já precisava de um épico desta dimensão...queremos saber mais. Soube a pouco.

Nuno Mata disse...

Sem dúvida...mas até digo mais, se mo permitires... Portugal já precisava de um épico desta dimensão...queremos saber mais. Soube a pouco.

luis cirilo disse...

Caro Nuno:
Inteiramente de acordo.
Um livro excelente a pedir continuação.
E pelo que lá li fiquei com a sensação que pode haver um segundo volume.