sábado, novembro 21, 2020

Gostos e Desgostos

 Deste desagradável jogo de Arouca em que o Vitória conseguiu, a duras penas, o essencial que era passar a eliminatória houve coisas de que gostei  e outras de que não gostei mesmo nada face às preocupações que semearam para o futuro.
Do que gostei?
De Bruno Varela com mais uma estupenda exibição com duas grandes defesas a segurar o nulo (uma delas em cima dos 90 minutos) e depois nas grandes penalidades com duas intervenções decisivas.
Da dupla de centrais- Jorge Fernandes e Mumin- que estiveram bem e transmitiram serenidade.
Do facto de a equipa ter conseguido manter a baliza inviolável mesmo jogando 75 minutos a menos um.
Da melhoria exibicional proporcionada pela entrada de André André.
De alguns aspectos do "novo" meio campo com Pepelu, André Almeida e Miguel Luís.
Dos desiquilíbrios que Edwards trouxe e que quase resultavam em golo.
Da eficácia com que os jogadores do Vitória (excepto Sílvio) marcaram as grandes penalidades.
E do que não gostei?
Da exibição global que foi muito abaixo do exigível.
Da falta de oportunidades de golo. Num jogo com uma equipa de escalão inferior o Vitória fez apenas dois remates de relativo perigo por Bruno Duarte no primeiro tempo e André Almeida no segundo.
Do facto de mesmo reduzido a dez elementos o Vitória não ter conseguido, ao menos, equilibrar o jogo face a um adversário da II liga.
Da imaturidade que levou à expulsão de Ouattara.
De com uma equipa obrigada a um esforço maior por força da inferioridade numérica ter ficado uma substituição por fazer que poderia, ao menos, ter servido para queimar tempo nos instantes finais.
Da incapacidade de marcar golos e da sensação cada vez mais forte de que se nem Bruno Duarte resolve o problema não serão dois jovens inexperientes que o farão.
Da certeza de que ou há algumas mudanças, desde a atitude às opções, ou então vamos te rum campeonato propício a sobressaltos e preocupações constantes.
Da arbitragem "caseira" de Rui Costa que tem um enorme historial de más arbitragens a prejudicarem o Vitória e hoje uma vez mais esteve mal. Mas não foi dele a culpa da exibição nem das dificuldades perante uma equipa de um escalão inferior.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma boa análise do jogo como é habitual.
Acho que, como Luís Cirilo, muitos vitorianos se questionam porque é que o setor avançado do Vitória é tão fraco. Damos por nós a pensar como vamos passar toda uma época, com um setor tão decisivo para fanhar jogos, sem ter avançados que marquem golos e ou pelo menos agitem a defesa adversária?

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
O problema no ataque é o ponta de lança. Bruno Duarte é razoável mas numa equipa como o Vitória devia ser dificilmente seria mais que um suplente de dois pontas de lança goleadores. Foster e Holm não tem ainda a maturidad e a experiência para serem solução e do meu ponto de vista deviam ir para a equipa B rodar. Por isso defendo a utilização de Estupinan e o regresso de Guedes que são nossos e trariam mais valia.