domingo, julho 26, 2020

Portimonense

A última jornada da Liga não me agradou rigorosamente nada. 
Especialmente pela descida do Portimonense e pelo não apuramento europeu do Famalicão.
A descida do Aves foi justa e há muito tempo estava decidida mas os algarvios bateram-se valentemente durante esta fase final da Liga, tiveram razões de queixa das arbitragens, conseguiram uma recuperação que lhes permitiu sonhar mas as duas últimas jornadas foram fatídicas pela derrota em Paços de Ferreira e pelo empate do Vitória FC em Alvalade seguido por um triunfo frente ao B SAD no Bonfim.
E assim desceu um clube de cara lavada, o Portimonense, enquanto permanecem na primeira liga clubes como o Vitória FC ,que todos os anos apresenta imaginativas certidões de não dívida ao fisco e segurança social, e o B SAD que é uma espécie de "corpo" estranho sem clube de suporte, sem adeptos, sem estádio e com um emblema feito à pressa depois de o tribunal o ter impedido de usar o histórico emblema do Belenenses. 
Fica assim adiado um ano mais o regresso do derbi algarvio na primeira liga que, aliás, já não acontece desde 1989 salvo erro.
Resta desejar que o Portimonense regresse na próxima época e, se possível, acompanhado pelo Chaves.
Quanto ao Famalicão teve o pássaro na mão por duas vezes e deixou-o fugir. na penúltima jornada esteve a vencer o Boavista por 2-0 e esse resultado garantia a Liga Europa. 
Mas deixou-se empatar e remeteu tudo para a última jornada no Funchal face ao Marítimo.
Aos 87 minutos perdia 1-2, deu a volta ao resultado para um 3-2 que lhe garantia a Europa e depois nos instante finais permitiu o empate num lance em que o seu guarda redes demonstrou muita falta de classe. 
E assim perdeu a Europa face a um adversário que se tivesse jogado todo o campeonato com o mesmo empenho com que defrontou o Famalicão teria certamente ficado bem melhor classificado. 
Não, não gostei nada desta última jornada. 
Como não gosto do actual estado do nosso futebol.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

O Portimonense e o Acesso desceram e desceram bem.
Aves e Portimonense têm relacies estranhas com Benfica e Poeto respetivamente., Gistei que tivessem descido e que só voltem quando deixarem de serem vassalos.
Quanto ao Vitória FC pensava que era desta que descia num país a sério a priprip liga já o tinha tirado das competições profissionais, mas estamos em Portugal.
Se temos um presidente faz de conta um governo faz de cobta uma oposição faz de conta porque não ter uma liga faz de conta e clubes faz de conta.
Nunca coisa respeito o Vitória SC nunca seriam vassalos nem haveria uma VSad


ass Cards