segunda-feira, julho 06, 2020

A.F. Braga

Faltam quatro jornadas para o fim do campeonato.
O Porto será campeão, o Benfica segundo, Braga e Sporting ficarão nas terceira e quarta posições      ( falta saber por que ordem) , o Desportivo das Aves já desceu e isso é o que se sabe neste momento em que ainda há coisas por definir.
Mas aconteça o que acontecer na questão das descidas de divisão, e sabendo-se que subiram Farense e Nacional, há uma coisa que já é certa em relação à próxima temporada e que é particularmente gratificante para o futebol minhoto.
Em 2020/2021 a Associaçao de Futebol de Braga será isolada aquela com mais equipas na primeira liga depois de nesta época já ter repartido essa posição com a Associação de Futebol do Porto que entretanto com a descida do Aves,e sem ter subido ninguém da sua área associativa, ficará como a segunda associação do país em termos de número de clubes primodivisionários.
Correndo ainda o risco, que já me parece remoto, de ver descer outra equipa-Paços de Ferreira- o que a igualaria à Associação de Futebol de Lisboa com três clubes cada qual.
O que já não acontece com a AFB que tem Braga já na Europa, Vitória e Famalicão a lutarem pelo acesso  e Gil Vicente e Moreirense tranquilos depois de campeonatos extremamente regulares e que os puseram atempadamente a salvo de preocupações de maior.
E portanto a AFB vê reforçada a sua importância no futebol português.
E como se costuma dizer que grande poder traz grande responsabilidade assume particular importância a forma como a AFB se vai posicionar em termos de alguns dossiers importantes do nosso futebol, que estarão na ribalta ao longo dos próximos tempos, e cuja decisão terá de passar também pela opinião da Associação minhota.
O que por outro lado também obrigará necessariamente os clubes pertencentes à Associação, e não apenas os da primeira liga embora essencialmente esses, a olharem com redobrada atenção para as eleições para os orgãos sociais da AFB que se deviam disputar este ano mas que de forma algo estranha terão sido adiadas para Março do próximo ano.
E entre todos acho que o Vitória deve estar particularmente atento ao acto eleitoral .
Porque a história destes ultimos largos anos diz-nos que o Vitória tem dado muito mais à AFB do que aquilo que dela tem recebido e as razões de queixa vitorianas em relação a atitudes e comportamentos da sua associação são bem conhecidas dos vitorianos.
Bastará lembrar a rábula dos bilhetes para as duas últimas finais de Taça em que o Vitória participou, ambas frente ao Benfica, em que parte substancial dos bilhetes enviados para a AFB foram parar à mão de adeptos benfiquistas quando não houve bilhetes para todos os vitorianos que quiseram ir ao Jamor!
Razões para que o Vitória esteja atento ao que se vai passar.
Assunto a que voltarei.
Depois Falamos.

Sem comentários: