quinta-feira, julho 23, 2020

Treinador

No próximo fim de semana com o fim da Liga finaliza também a ligação de Ivo Vieira ao Vitória. 
E com "rei morto, rei posto" a questão que se põe agora é saber quem será o novo treinador. 
Tem-se lido por aí muitos nomes. Pedro Caixinha, Laszlo Boloni, Vítor Pereira, Paulo Sousa, Miguel Cardoso e mais um ou outro de que já nem recordo o nome mas são apenas especulações que podem nunca passar disso. 
Não faço, portanto, a mínima ideia de quem será o sucessor de Ivo Vieira. 
Mas sei qual o perfil de que gostaria. Ou um "clássico" como Manuel Cajuda ou Vítor Oliveira, homens que sabem tudo de futebol, naquilo que seriam opções mais "conservadoras", digamos assim, ou então uma aposta que significasse o rasgar de outros horizontes.
Um treinador estrangeiro, experiente, com conhecimento do nosso futebol e que já tenha treinado na Premier League, em La Liga, na Série A, em todas elas , numa ou duas e que tenha portanto a experiência dos grandes jogos, dos grandes campeonatos, da grande pressão.
Alguém que venha para Portugal imune a complexos face aos chamados "grandes", insensível ao jornalismo cartilheiro, com o distanciamento necessário a tomar decisões e atitudes que rompam o marasmo.
Num clube como o Vitória, em que o dinheiro não abunda, defendo que o maior dos investimentos deve ser feito na contratação do treinador porque ele é a pedra angular do edifício que se vai construir. 
Já se sabe que os jogadores que saem e que entram, os reforços que se contratam e os reforços que não se contratam dão sempre origem a discussão e a polémica num clube cujos adeptos estão feridos por inúmeros anos zero
Convém, por muitas razões e também por essa, que o treinador não só seja o mais consensual possível como constitua também o primeiro factor de entusiasmo e motivação para a próxima época.
E a fotografia que ilustra este post não foi seguramente escolhida por acaso!

2 comentários:

Anónimo disse...

Precisamos de facto de uma escolha feliz e consolidada. Focou um pormenor de extrema importância: alguém cujo nome e currículo consiga motivar os adeptos e que preconize o verdadeiro ano da mudança, que seja o sinal que finalmente algumas coisas vão mudar em Guimarães. Aguardo com expectativa !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Diria, até, que se há lugar para o qual não há margem de erro na escolha é o de treinador. Porque como diz, e muito bem, será um importante sinal de mudança. Também eu tenho bastante expectativa quanto à escolha