quinta-feira, julho 16, 2020

Mentalidades

Esta fotografia foi tirada numa das principais artérias de Braga, ali para os lados da Sé, mas podia ter sido tirada em qualquer cidade de Portugal porque traduz uma mentalidade que teima em não passar.
E que é a bafienta mentalidade dos "três grandes" que está presente um pouco por todo o lado para desgraça do nosso futebol em particular e do desporto em geral.
Nesta montra, como em centenas de montras iguais, não se via uma única peça referente ao clube local, no caso o Sporting de Braga, mas apenas merchandising de três clubes que nada deviam dizer aos habitantes da cidade, do concelho e da própria região onde existe número suficiente de clubes para se poder dispensar esta vassalagem, mas infelizmente as coisas são o que são e há muita gente cujo único critério para apoiar um clube é o ele ganhar mais vezes que os outros.
O "detalhe" de em muitos casos ele se situar a centenas de quilómetros, nunca terem ido ao seu estádio e até em muitos casos nunca o terem visto jogar ao "vivo" pouco  importa porque a metalidade aponta apenas e só para poderem dizer que ganharam mais vezes e assim fazerem das vitórias que em nada lhes dizem respeito vitórias suas.
Mentalidades.
Por isso há muita gente que admira Guimarães , o Vitória e os vitorianos.
Porque em Guimarães grande só o Vitória e nos estádios onde o Vitória joga bastas vezes joga em casa tal a dimensão do apoio que os seus adeptos lhe prestam.
Porque em Guimarães temos orgulho no nosso clube, na nossa Terra e o critério que preside à afectividade é bem diferente, e bem superior, ao de ganhar ou perder, ao ter mais ou menos triunfos, ao de variar o apoio em função do jogo que se venceu ou se perdeu.
Somos Vitória sempre.
E não há nenhum vitoriano que faça o seu vitorianismo depender de resultados.
Mas também por isso há muito quem nos deteste e faça tudo por nos prejudicar.
Porque somos um péssimo exemplo para a "cultura" instalada, para a mentalidade de três "grandes" e o resto paisagem, para o "status quo" de muitas décadas.
E por isso nos prejudicam sempre que podem.
Com arbitragens lamentáveis, com decisões do VAR aberrantes, com castigos dos orgãos disciplinares que não se aplicam a mais ninguém, com um tratamento abjecto por parte de grande parte da comunicação social.
E por isso aproveitam todas as oportunidades para passar de Guimarães, do Vitória e dos vitorianos a pior imagem possível.
Desde fazerem das atitudes enlouqecidas de um desmiolado uma paradigma do anti racismo, ao colarem tudo que é violência aos adeptos do Vitória desde esfaqueamentos numa rua da cidade (quando os esfaqueados não são adeptos do Vitória porque quando são não é notícia...) a pedras arremessadas por desconhecidos numa das auto estradas que atravessam o concelho passando pelo branqueamento de todas as atitudes violentas de que os vitorianos são alvo desde o assalto a armazéns do clube por ladrões fáceis de identificar mas que escaparam impunes, aos distúrbios e agressoes perpetrados por "casuals" afectos a outros clubes ou apedrejamentnos e agressões a tiro a autocarros transportando adeptos vitorianos de um estádio perto de Guimarães.
Pensarão que com esses actos, essa perseguição, essa discriminação nos intimidam, nos aterrorizam, nos fazem virar as costas  ao clube.
Estão enganados.
Porque a nossa mentalidade não é essa.
Quanto mais nos atacam mais nos fortalecem, quanto mais nos perseguem mais nos unem, quanto mais nos prejudicam mais aumentam a nossa vontade de ganhar.
O Vitória nasceu para ter sucesso.
Já teve alguns e vai continuar a ter na justa medida do quanto formos capazes de nos mobilizarmos, empenharmos e sermos competentes para tal.
Porque nós vitorianos acima de tudo, contra ventos e marés, somos apenas e só Vitória.
Apenas veneramos o nosso emblema e apenas temos como exemplo o Rei nele retratado.
Essa é a nossa mentalidade.
Depois Falamos.

2 comentários:

Osam52 disse...

Boas caro Cirilo. E depois de tudo o que escreveu, deixo lhe uma pequena provocacao: para quando uma mobilização massiva de gente como o senhor que ama Guimarães e o Vitória para nos tornar definitivamente fortes? Um abraço. Miguel oliveira

luis cirilo disse...

Caro Miguel Oliveira:
É uma boa questão mas a resposta não me compete a mim dar. Sempre estive e continuo a estar disponível para ajudar o Vitória. E como eu muitos vitorianos. É o que posso dizer