terça-feira, fevereiro 13, 2018

O Regresso da Champions

E depois da costumeira pausa de inverno está de regresso, já esta semana, a mais importante competição de clubes de todo o futebol mundial.
Oito confrontos apaixonantes, entre dezasseis das melhores equipas da Europa, que permitirão que após jogadas as duas mãos seja estabelecida a verdadeira elite de oito clubes que disputará os quartos de final da prova.
Que prognósticos é possível fazer levando em linha de conta a valia dos clubes, a qualidade dos seus jogadores e a forma como se estão a comportar nos respectivos campeonatos nacionais?
Acredito que o Manchester United é favorito face a um Sevilha que está a fazer um campeonato dentro do que lhe é habitual mas parece não ter os argumentos suficientes para contrariar o poderio da equipa de José Mourinho.
Noutros tempos um Real Madrid-PSG seria eliminatória claramente favorável aos espanhóis.
Agora não é.
Não só porque o Real está a fazer uma época decepcionante,em que apenas lhe resta a Liga dos Campeões, mas também porque os franceses são hoje uma equipa muito forte a quem a contratação de Neymar projectou para o primeiro patamar do futebol mundial.
Pese embora Ronaldo estar de regresso à sua capacidade goleadora e ter como hábito estar ao melhor nível nesta prova creio que desta vez o Real vai ficar pelo caminho e o PSG seguirá em frente.
Mas nunca fiando...
O confronto entre um Chelsea em queda e um Barcelona que quase passeia na Liga espanhola tem os catalães como claros favoritos e com lugar quase assegurado na próxima eliminatória. Falta "só" confirma-lo em campo.
Juventus e Tottenham protagonizam um dos jogos mais equilibrados destes oitavos de final.
Mas acredito que a maior experiência  dos italianos acabará por ditar regras.
Basileia e Manchester City disputarão a eliminatória quiçá mais desequilibrada de todas.
A fortíssima equipa inglesa, que também ela se passeia pela sua liga, não terá grandes dificuldades em eliminar uma equipa suíça que está nesta fase apenas e só porque teve a sorte de ter um grupo de apuramento extremamente acessível.
Porto e Liverpool são dois dos oito campeões europeus presentes nesta fase.
É uma eliminatória equilibrada entre duas equipas que estão a fazer excelentes campeonatos mas em que o segundo jogo, a disputar em Anfield Road, terá um peso decisivo no apuramento.
O que equivale a dizer que o Liverpool é em teoria favorito. Na prática logo se verá.
Alemães do Bayern e turcos do Besiktas disputarão dois jogos em que o natural é a maior valia individual e colectiva dos bávaros fazer lei e permitir aos comandados de Jupp Heynckes seguirem em frente.
Mas para isso convir-lhes-á irem para Istambul com um resultado minimamente confortável.
Finalmente Shakhtar e Roma disputarão uma eliminatória muito aberta que será, assim creio, disputada até ao ultimo minuto e com vencedor muito difícil de prever.
Enfim arrisco que a equipa de Paulo Fonseca seguirá em frente.
Em suma aposto em Manchester United, PSG,Barcelona,Juventus, Manchester City, Liverpool, Bayern e Shakhtar como "clientes" dos quartos de final.
Mas depois dos jogos de hoje e amanhã já poderemos ter uma primeira ideia do acerto destas previsões.
Depois Falamos.

Sem comentários: