terça-feira, fevereiro 27, 2018

Oitavos de Final

O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa proporcionou um conjunto de jogos extremamente interessante quer pelo palmarés das equipas envolvidas quer pelo grau de imprevisibilidade que a eliminatória encerra e que proporcionará uns quartos de final difíceis de adivinhar.
O grande jogo, se assim se lhe pode chamar, é o Milan-Arsenal que põe frente a frente duas equipas que são da Liga dos Campeões e não da segunda competição da UEFA tal a valia dos palmarés, o valor das equipas e o seu historial europeu.
Acontece que o Milan anda há alguns anos longe do seu melhor e o Arsenal não tem feito grandes percursos na prova maior  pelo que se encontram aqui.
O vencedor da eliminatória é candidato a vencer a Liga Europa, como parece óbvio, e face ao momento actual das duas equipas o Arsenal é favorito.
O Lazio-Dínamo de Kiev promete algum equilíbrio entre duas equipas a fazerem bons campeonatos mas parece-me de atribuir ligeiro favoritismo aos italianos.
O Leipzig-Zenit põe frente a frente uns alemães estreantes na competição e uns russos já com um interessante historial representando ambas as equipas casos paradigmáticos do muito dinheiro algo "estranho" que vem chegando ao futebol.
Creio que o Zenit , aproveitando o factor casa do segundo jogo, tem ligeiro favoritismo.
O Atlético de Madrid-Lokomotiv de Moscovo põe frente a frente o segundo classificado da liga espanhola e o líder da liga russa naquele que será seguramente um dos confrontos mais interessantes desta fase da competição.
Creio que os madrilenos, que nos últimos anos tem feito belas carreiras na Liga dos Campeões, são favoritos não só a passarem a eliminatória como também a vencerem a Liga Europa. Do meu ponto de vista os principais favoritos até.
CSKA de Moscovo e Olympique de Lyon protagonizam duelo equilibrado entre duas das mais fracas equipas presentes nesta fase. Penso que os russos acabarão por se apurar.
Marselha e Atlético de Bilbau garantem uma eliminatória disputada, bem jogada e com vencedor difícil de prever.
Os franceses que já jogaram com Vitória e Braga ,ganhando os dois jogos em França e perdendo os dois disputados no Minho,estão em terceiro lugar na liga francesa enquanto os bascos estão a fazer uma decepcionante liga espanhola estando actualmente na décima quarta posição.
Teórico favoritismo dos gauleses mas o segundo jogo é em S. Mamés e esse estádio não é fácil para ninguém.
Pessoalmente gostava que passasse o Atlético de Bilbau mas tenho algumas duvidas.
Borússia Dortmund e Salzburgo (outra equipa que já passou por Guimarães esta época) jogam uma eliminatória em que o favoritismo alemão, mesmo sem Aubameyang, me parece claro sem com isto menosprezar a valia dos austríacos.
Finalmente o Sporting-Viktoria Plzen é um jogo em que o favoritismo da equipa portuguesa me parece claro mas sem subestimar a equipa checa que comanda o seu campeonato e tem alguns valores interessantes.
O Sporting terá, para além do adversário, o (bom) problema de estar em três frentes (Liga,Taça de Portugal e Liga Europa) depois já ter ganho outra (Taça CTT) com o natural desgaste fisíco e psíquico que isso provoca num plantel que não é muito extenso  no binómio quantidade/qualidade.
Mesmo assim deverá marcar presença nos quartos de final.
A 15 de Março saberemos até que ponto estas previsões estão correctas face aos clubes que então se apurarem para os oitavos de final.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Taça Uefa? E o Vitória Snr. Cirilo?Num período tão rico em acontecimentos no NOSSO clube,estranho muito o seu silêncio...

Cumpts.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.
O Vitória, infelizmente, foi eliminado num grupo em que tinha tudo para seguir em frente.
Consequências de uma época muito mal preparada.
Não sei a que silêncio se refere porque quer aqui quer no facebook tenho-me pronunciado sobre os assuntos que entendo. AInda hoje escrevi sobre a contratação de José Peseiro.

luso disse...

O Vitória poderia ter seguido em frente, admitamos, mas o certo é que os seus adversários que passaram continuam ambos em prova.
Por exemplo, a série do Braga, que supostamente era tão forte, já desapareceu dos quadros.

luis cirilo disse...

Caro luso:
O que prova que também o Vitória ainda lá podia estar.
Porque quer Salzburgo quer Marselha sendo difíceis não eram intransponíveis