terça-feira, abril 23, 2013

Uma Indignação Serena


O Vitória Sport Clube/Futebol SAD vai jogar mais duas partidas á porta fechada depois de ter tido a duvidosissima honra de estrear esse tipo de  punição no jogo entre o Vitória B e a Naval 1º de Maio semanas atrás.
Condenado a essa pena pelo conselho de disciplina o clube recorreu para o pleno do mesmo que confirmou a decisão embora reduzindo a multa em alguns(poucos) milhares de euros.
Em comunicado hoje divulgado o conselho de administração da SAD vitoriana anuncia, e fundamenta, a decisão de não recorrer para o conselho de justiça que seria o ultimo orgão de recurso desportivo que restava ao Vitória para tentar anular a decisão.
Lido o comunicado afixado no sitio do Vitória devo dizer que compreendo as razões evocadas, numa lógica fria de análise do problema, mas não posso estar de acordo com a decisão de não recorrer.
Pela simples razão de que temos...Razão.
E quando se tem a razão do nosso lado devemos lutar pelas nossas causas com todas as forças e até ao limites dos limites.
A pena aplicada ao Vitória é brutal, injusta e discriminatória.
Brutal porque quer no valor da multa quer nos jogos à porta fechada é de uma dimensão desproporcionada para o que aconteceu.
Injusta porque pune quem se defendeu das agressões e deixou os agressores a rirem-se de um crime que compensou.
Discriminatória porque a pena de jogos à porta fechada parece que foi inventada de propósito para aplicar ao Vitória porque já vi acontecer bem pior noutros estádios e nunca semelhante castigo foi aplicado.
E por isso compreendendo que na base do raciocionio da  administração da nossa SAD estaria a convicção de que o castigo era imutável e portanto mais valia deixá-lo ser aplicado em dois jogos que já sabemos quais são e cuja importância é "relativa" do que deixá-lo ao sabor dos recursos e eventualmente ficar para a próxima época em jogos eventualmente mais importantes.
Por isso digo que na fria análise do problema compreendo as razões da administração da SAD.
Só não estou de acordo porque entendo que no plano da razão e da coerência devíamos contestar este castigo até ao ultimo orgão de recurso que tivéssemos ao nosso dispor.
O resultado provavelmente seria o mesmo.
Mas ninguém poderia dizer que abdicamos de lutar pela nossa razão.
Depois Falamos

P.S. Creio que no comunicado da administração da SAD falta a exigência de idêntica penalização para o clube cujos adeptos provocaram os incidentes.
Não adiantaria de nada mas ,lá está, não aceitaríamos que uma vez mais fizessem de nós o bode expiatório da violência no futebol português.
Certo ou errado é a minha forma de ver as coisas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável a forma como o clube está a ser gerido. Logo após os incidentes o Júlio Mendes convocou os jornalistas, exibiu fotografias e afirmou que não se iria calar e que defenderia os interesses do Vitória até às últimas consequências...Só treta...
Isto é o mesmo que um individuo, sabendo-se inocente, prescinda de recorrer da sentença por puro calculismo e para cumprir a pena o quanto antes. Com este tipo de raciocinios os gajos do processo casa pia já estavam todos à solta pois já teriam cumprido as penas...
HAJA DIGNIDADE.

o grande disse...

É um precedente perigoso.
Um dia destes, pode ir alguém a braga partir aquilo tudo e os desgraçados dos bracarences ainda serão castigados de igual modo...já viram a injustiça que isso seria?

Só em Portugal!!

Gabriel disse...

Srs administradores da sad do vitória faço aqui um apelo, até porque apenas reagimos a uma provocação, e a razão assiste-nos. A vingança serve-se fria, quem nos provocou torcerá por nós no próximo domingo, façam com que percamos o jogo, por muito que nos custe, o paços que jogue contra a nossa equipa B. Será sem dúvida a derrota mais saborosa do campeonato.
Vitória Sempre.

José Paulo Cardoso disse...

Completamente de acordo com o seu raciocínio, caro Luis Cirilo. Se por um lado também me revolta que não tenhamos recorrido até ás últimas instâncias, por outro compreendo a posição porque, também me incluo no lote daqueles que pensam que tudo foi uma armadilha, montada com o único propósito de nos condenar a qualquer preço. Será que não se está a preparar mais um "roubo de capela" para favorecer os outros vermelhos!????

ar disse...

Em relação á pena acho justa,pois o que se passou foi por demais vergonhoso e ainda espero que as imagens das cameras do estádio sejam aproveitadas para punir os associados que mandaram os petardos!Este castigo não é dos petardos?
Agora que temos que exigir tratamento igual, ai isso temos e aqui os vizinhos da pedreira esta epoca já tiveram varias situações para serem punidos! mas em portugal os dirigentes desportivos sao como os politicos, as moscas mudam mas m.... continua a mesma.

Anónimo disse...

Sr ar este castigo e referente ao jogo da nossa equipa b contra os b de magrebe!! O castigo dos petardos referente ao jogo com os lampioes ja foi cumprido no jogo da equipa b contra a naval!!!

Anónimo disse...

Por falar em equipa B. Que tal o Vitória ganhar ao Paços e o Braga perder aqui o jogo que está em atraso das equipas B? O Braga B está praticamente livre da descida, basta mais uma vitória e 3 pontos. Nós estamos em último lugar e quase com a descida confirmada. Talvez assim ficassemos todos contentes. O que pensa o Gabriel sobre isto?

Gabriel disse...

Caro Anónimo das 11:54 AM, o Vitória B está condenado à descida,eu já não acredito, mas na sua linha de pensamento, continuo a defender que o paços deve jogar contra a equipa B, logo a A iria jogar à madeira aumentando as probabbilidade de ganhar e contra o braga B se fosse preciso jogavasse outra vez com a A, sem favores portanto. Não deixa de ser irónico o Vitória não ter apoiantes num jogo que o braga quer que ganhemos.
Vitória sempre.

Anónimo disse...

Ainda estou para perceber porque "abortou" a sua estada no VSC!
Foi indicada a sua saída pelo presidente da mesa da AG?

Continuamos bem "geridos" pela direção ou pela administração (???), sempre em defesa dos Vitorianos.

Está visto Sr. Cirilo que falar é fácil!

Amadeu

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Do meu ponto de vista,como escrevi, a defesa da nossa dignidade passava por recursos até ás ultimas instâncias.
Mas é apenas a opinião de um sócio.
Caro o grande:
Seria uma fina ironia.
Caro Gabriel:
Isso é que não pode ser. Sem prejuizo da muita simpatia pelo 3º lugar do PF.
Caro José Paulo:
Está de certeza.
Caro ar:
O dos petardos já foi cumprido. Este é dos incidentes com o Braga B.
Caro Anónimo:
Exactamente.
Caro Anonimo:
A nossa responsabilidade é tentar ganhar todos os jogos. Parágrafo.
Caro Gabriel:
Isso já é muita "engenharia".
Caro Amadeu:
A minha saída nada teve a ver com o presidente da AG.
Não sei se falar é fácil. Para alguns parece bastante dificil.