quinta-feira, abril 18, 2013

Equipamentos

O Vitória tem para a corrente época desportiva, e muito bem, três equipamentos para utilização pelas suas equipas de futebol profissionais.
O clássico equipamento branco que desde sempre caracteriza as nossas equipas em todas as modalidades e especialmente no futebol.
O alternativo preto usado também há muitos anos a esta parte.
E o comemorativo dos 90 anos, e que despertou grande interesse nos sócios, branco com o azul da fundação da nacionalidade.
Sou daqueles, gostos, que prefere ver o clube de camisola branca, calção preto e meias brancas mas também gosto de ver o equipamento todo branco como se foi vulgarizando a partir dos anos 70 do século passado com algumas excepções.
Nada tenho contra o alternativo preto (embora existam muitos vitorianos que dizem que ele dá azar...) porque o acho bonito e a única superstição que tenho no futebol é que marcar golos dá sorte e sofrê-los dá azar!
Gosto muito do terceiro equipamento, aliás como a generalidade dos sócios, e tenho pena que só tenha sido usado duas vezes pela equipa A e uma pela B quando seria lógico que fosse utilizado com outra regularidade nem que fosse em jogos da taça da liga ou da taça de Portugal.
Se já assim vende bastante muito mais venderia se fosse mais visto nos jogadores.
 Mas nas estratégias de comercialização de equipamentos, partindo do principio de que existem, não me meto.
Reitero é o seguinte:
A camisola branca é uma das nossas marcas identitárias tal como o são a vermelha para o Benfica, a azul e branca para o Porto , a verde e branca para o Sporting, a preta para a Académica ou a amarela para o Paços de Ferreira entre muitos outros exemplos possíveis.
E por isso ocasiões há em que é "obrigatório"  jogar com a nossa principal camisola.
Nos grandes jogos e, muito em especial, nos jogos de grande rivalidade em que "..é com orgulho que visto branco..." como diz o cântico das claques e em que exibimos com particular motivação os nossos símbolos:
O nosso emblema e a nossa camisola branca.
Admito, como aconteceu este ano em circunstâncias excepcionais, que nalguns desses jogos se tenha utilizado o terceiro equipamento como forma de comemorar os 90 anos do clube e os valores históricos da nacionalidade que a camisola branca e azul representa.
Mas custa-me ver uma utilização cada vez mais frequente do equipamento preto, mesmo quando nada o justifica (como por exemplo na recepção ao Braga nos 1/4 de final da taça de Portugal), abdicando daquela que é e será sempre a nossa primeira camisola e que melhor nos identifica.
Preciosismos?
Não.
Mas num tempo em que vamos progressivamente abdicando de tanta coisa mantenhamos, ao menos, intactos os nosso principais símbolos como forma de preservarmos uma identidade que é fundamental e nunca deveremos perder.
Depois Falamos.

P.S. Nem me passa pela cabeça que no Jamor o Vitória não jogue com a sua camisola branca. Isso seria um atentado á nossa identidade mais profunda.

6 comentários:

Francisco Guise disse...

Caro Cirilo,

Também sou daqueles que acha que o melhor equipamento para o Vitória seria o original. Camisola branca e calção preto. Aliás, eu joguei assim durante anos andebol. Nessa altura todas as equipas das modalidades equipavam assim.

Concordo que todo branco também gosto muito, por isso entre um e outro, tanto faz.

O preto é que não. Cada vez que o vejo, fico logo com dor de barriga.

Quanto ao comemorativo, fiquei um pouco desiludido. O cinzento era desnecessário. Fica um pouco confuso. Mas a ideia foi boa.
Penso até, que deveria ser um equipamento para ficar, para lembrar a todos onde nasceu Portugal.

Abraço

P.S.-ontem também jogamos de preto e não gostei nada. Acho que é superstição de alguém nos jogos em casa para a taça.

Francisco Guise

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
É também essa a minha preferência. Porque foi assim que conheci o clube e me habituei a vê-lo jogar.
Não tenho objecções ao preto mas só quando for estritamente necessário. Em relação ao terceiro acho que precisa de uma melhoriazinha mas deve manter-se pelo menos até ao centenário.
Quanto ás superstições...abomino-as.

Hugo disse...

Plenamente de acordo.
Melhor e mais bonito, o verdadeiro símbolo do Vitória:

Camisola Branca Calção Preto.

luis cirilo disse...

Caro Hugo:
É o que eu gosto mais também

jose disse...

Para mim o perfeito seria, camisola branca com a silhueta do rei a toda a altura da mesma num cinza (côr de pedra), sem publicidade, essa mesma só na parte de trás e o calção preto à italiana(Grande).

José Ferreira

luis cirilo disse...

Caro José Ferreira:
Seria uma solução interessante mas é inviável por causa da publicidade. A frente das camisolas é parte mais rentável das mesmas e o Vitória não está em tempo de perder receitas.