sábado, abril 06, 2013

Conselhos a Pedro....

Ponto prévio: Estes conselhos nem foram obviamente pedidos nem nunca chegarão ao destinatário e por isso o à vontade com que são escritos.
Olha Pedro, isto não está a correr nada bem.
Já todos sabemos que herdaste um país caótico, com umas finanças depauperadas e problemas por todo o lado, e que os portugueses vinham "mal" habituados depois de anos de forrobodó socialista e pouco acostumados a governantes que lhes dissessem a verdade das coisas.
Mas convinha que através de erros próprios não se aumentasse o grau de dificuldade dos problemas!
Por isso agora que o Miguel foi embora, e desapareceu o maior óbice a uma renovação que todos (a começar por ti) sabemos já vir atrasada, é tempo de ganhares um segundo folêgo e governares até ao fim do mandato com outra energia e outra credibilidade.
Faz a remodelação.
Livra-te dos ministros e secretários de estado que não cumpriram, que estão esgotados ou que tem outros objectivos de vida.
Manda embora, enquanto é tempo, aqueles cuja desmedida ambição(que infelizmente não é correspondida em mais valias para a governação)se torna num permanente factor de corrosão dos seus colegas de governo.
 Não permitas mais situações como a do nosso comum amigo Almeida Henriques que se demitiu a prazo, anunciando em Março uma saída para Maio, para se ir candidatar á uma câmara de média importância como Viseu.
Estou certo que se o deixaste ir, sendo ele um dos melhores membros do teu governo, deixas ir qualquer um para candidaturas semelhantes pese embora isso seja um mau sinal para o país.
Mas convinha que perguntasses, e sabes bem como fazer isso, se há mais alguém que queira trocar o governo da floresta pelo governo de uma árvore. E se houver...boa viagem. Já !
Depois,Pedro, eu não me incomodo que o teu governo tenha mais dois ou três ministros e mais meia dúzia de secretários de estado.
Quero é que governe bem.
Remodela a orgânica do governo, "parte" os ministérios mastodônticos, torna o governo mais ágil e funcional.
Os benefícios compensarão largamente os custos.
Tem particular cuidado na escolha do ministro dos assuntos parlamentares.
Tem de ser alguém com "faro" parlamentar, que conheça muito bem a Assembleia da República, e que se dedique inteiramente á função e não ande assoberbado, como andava o Miguel, com mil outras coisas.
O mesmo para a presidência do conselho de ministros.
Que precisa de mais do que de um secretário de estado.
Escolhe alguém com experiência, autoridade política e moral, que possa fazer uma boa coordenação política do governo e tenha uma natural ascendência sobre os partidos da coligação.
E leva a remodelação mais longe.
Olha para o grupo parlamentar.
Onde o Luís está a fazer um bom trabalho mas precisa, digamos assim, de ser complementado por mais peso geracional e politico para dar outra credibilidade á bancada e poupar os portugueses telespectadores dos debates a algum excesso de...jovialidade e ligeireza que por lá anda.
Já agora, e não querendo prejudicar a solidariedade entre "Coelhos" (desculpa a brincadeira), vê se arranjas outro posto para a Teresa. È que ela, coitada, quando aparece é do género cada cavadela cada minhoca!
De caminho avisa o "Paulo" (não sei como o tratas mas no partido dele adoram chamar-lhe assim de forma quase mística) que já chega de mandar "fieis" disfarçados de "snipers" atirarem aos governantes do PSD. Já todos percebemos o "filme" e, francamente, estamos fartos.
E que , já agora, se deixe de brincadeiras de mau gosto como as que anda a ensaiar na Madeira, no Porto e noutras paragens com a velha ambição de transformar a "rã" em "boi" á nossa custa.
Um conselho final caro Pedro.
Olha para o PSD.
Onde o Jorge, o Matos Rosa e mais uns poucos(pouquíssimos diria) fazem o que podem mas já se viu que não chega para as exigências complexas do momento.
Também aí é preciso mais sageza, mais experiência, mais "cabelo branco", mais protagonistas que complementem o trabalho dificílimo que os referidos amigos estão a fazer.
Não sei se por decisão tua, tomada com o teu conhecimento, ou em teu nome sem tu saberes, mas já perdeste(perdemos) as câmaras de Sintra e Gaia e corres (corremos) o risco de perder mais algumas de inquestionável importância.
Sabemos que o desgaste do governo vai contribuir para isso (é dos livros e inevitável) mas vamos tentar não dar mais tiros nos pés porque o poder autárquico sempre foi o bastião que permitiu ao PSD atravessar sem danos de maior os tempos mais difíceis.
E pronto Pedro acho que já chega de conselhos que nem sequer pediste.
Boa sorte.
Depois Falamos

P.S. Isto não é um conselho mas apenas uma sugestão. Eu sei que tempos livres não abundam mas quando puderes lê alguma coisa do (e sobre) Senhor representado pelo busto ao teu lado na fotografia.
Por mais que procures não encontrarás melhor conselheiro do que ele.

7 comentários:

Vanda Menezes disse...

um excelente artigo com que concordo por inteiro. ontem á noite o marques mendes na sic também disse algumas coisas que o Luís aqui escreveu como a divisão de ministérios e o reforço da presidência do conselho de ministros. Às tantas também é seu leitor.

Daniel Lopes disse...

estando de acordo com quase tudo só não entendo porque diz que gaia e sintra estão perdidas para o psd.
afinal quer numa quer noutra as coligações psd/cds tem confortáveis maiorias

Joao Ega disse...

Parece-me evidente que estas são algumas/muitas das coisas que Passos Coelho tem para fazer.
Só que não acredito que consiga.
Porque por um lado com todo o respeito o digo ele sem Relvas é como a criatura sem o criador.
Por outro lado porque sendo ele notoriamente teimoso e obstinado vai mudar o menos possível para não dar o braço a torcer. Nomeadamente no PSD que está realmente ao abandono dirigido por mais um ex jota e um funcionário

Anónimo disse...

já não vale a pena perderem tempo. arranjem mas é outro lider mais capaz

Lara Torres disse...

espero que ele faça essas alterações todas porque este governo assim não vai lá.
Mudar ministros,mudar secretários,mudar assessores de comunicação e mudar de politicas.
Até porque Seguro é o mais completo flop de que me lembro enquanto pseudo alternativa

Tobias Torres disse...

oportunas recomendações que infelizmente não chegarão ao destinatário tanto quanto é possivel prever.
Sendo um dos tais telespectadores de que fala também me chama a atenção as primeiras filas da bancada laranja em que há rapaziada a mais que não transmite confiança nenhuma ás pessoas. o ppd nessa matéria devia equilibrar melhor as coisas porque dá uma imagem demasiado ligeira que se vai juntar a um lider e PM ex lider da jota e um vice presidente que fala pelo partido também ex lider da jota. já para não falar de um ou dois mal encarados que lá andam e nem deputados deviam ser face ao seu comportamento civico. há um que até se divorciou por violência doméstica

luis cirilo disse...

Cara Vanda:
Teria muito gosto que fosse.
Caro Daniel:
è uma previsão minha face ao que vou vendo no terreno e ao conhecimento que tenho dos municipios. Especialmente o de Gaia onde estive seis anos.
Caro joão Ega:
espero que esteja enganado.
sendo certo que Relvas foi durante muitos anos, desde a jsd, o braço direito de PPC e lhe vai fazer falta sem duvida.
Caro Anónimo:
Não é essa a questão nem o PSD muda de lider como um treinador troca de jogadores.
Cara Lara:
Inteiramente de acordo.
Caro Tobias:
Não chegarão certamente. Quanto ao grupo parlamentar, e falando exclusivamente de politica que o resto não me interessa,concordo que é necessário renovar algumas personalidades mais desgastadas ou menos eficientes