sexta-feira, abril 05, 2013

Único!

Os fundadores do Vitória foram extremamente felizes na escolha do nosso símbolo!
Na terra onde nasceu D.Afonso Henriques e começou Portugal era impossível escolher melhor figura central para o nosso emblema do que esta.
Onde outros tem animais verdadeiros ou mitológicos nós temos a figura do nosso primeiro Rei.
O Rei sem o qual não haveria Portugal.
Depois o "casamento" entre a imagem e as letras "VITORIA" une para sempre a História de Guimarães e de Portugal com o clube e reforça enormemente a identificação do meio em que está inserido com ele próprio.
E traduz, esta escolha, uma enorme percepção por parte dos fundadores daquilo que seria ao longo dos anos a forma de estar e de sentir dos adeptos do Vitória.
Enorme orgulho em Guimarães, enorme orgulho no Vitória e uma disposição que se transmite de geração em geração para um apoio e um amor ao clube que não tem igual por mais que alguns persistam em querer imitar-nos.
O nosso símbolo é único.
É,de longe, o mais bonito e simbólico de todos os clubes portugueses.
E é imutável.
Completamente imutável porque não acredito que algum vitoriano aceitasse algum dia mexer no símbolo do nosso clube.
Só em brincadeiras do 1º de Abril.
E mesmo aí...
Depois Falamos

P.S. Ao acerto dos fundadores no símbolo souberam corresponder os vitorianos do presente com a escolha do nome do estádio!
De facto o estádio do clube do Rei só podia mesmo chamar-se D. Afonso Henriques.
E se no futuro alguma venda de "naming" existir ela terá de respeitar o nome original.
Também ele é imutável.

8 comentários:

Memórias disse...

Majestoso....!

Pedro Machado

luis cirilo disse...

Caro Pedro Machado:
Sem duvida

o grande disse...

Estou totalmente de acordo.
Falta ainda referir o pormenor dos fundadores do clube terem incluído o altar onde está a assente o Rei. Ele fica, assim, acima do nível térreo. Ou seja, todos terão que olha para cima!
Genial!

Não sou fanático das tradições, e não é pelo facto de ser o original que o torna intocável, mas NUNCA concordaria em mexer no que está perfeito!

Força Vitória!

Daniel Lopes disse...

sendo portista não deixo de concordar que o vosso símbolo é muito significativo. O que não percebo como portista que vê o Vitória com simpatia é como foi possível vocês votarem favoravelmente a reintegração do boavista. Já se esqueceram das muitas patifarias que os Loureiros vos fizeram?

Anónimo disse...

Doutor, infelizmente mais uma derrota da equipa B e por números expressivos. Ainda mantém a esperança que a equipa se vai manter? Vamos ter mais uma vergonha de descida de divisão? Aqui há tempos postou uma foto em que se regozijava com a união que havia entre os treinadores das duas equipas. Acha que depois das últimas declarações os seus treinadores estão unidos? Parece-me que não mas gostava de ler a sua opinião.Cumprimentos!

JRV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JRV disse...

Os Vitorianos não se esqueceram. Têm é o azar, pela infeliz escolha de alguns, de ter um presidente ignorante e invertebrado, que de Vitoriano tem muito pouco. É triste, mas é a realidade.

luis cirilo disse...

Caro o grande:
Muito bem observado.
Caro Daniel:
As patifarias que nos fizeram são inesqueciveis. Quanto ao resto não comento porque não conheço todos os dados do assunto.
Caro Anónimo:
A manutenção ainda é possível se houver uma concertação de esforços nesse sentido. Eu não sou de atirar a toalha ao chão.
Quanto aos treinadores espero que mantenham a convergência de esforços porque é esse o interesse do clube.
Como compreenderá não sei a realidade de hoje embora tenha...estranhado algumas declarações cruzadas. Espero que tempestade em copo de água.
Caro JRV:
Creio que está a ser injusto em relação ao nosso presidente. Ele é vitoriano e tem feito um grande trabalho na tentativa de recuperar o clube.
Pode aqui ou ali, como qualquer um de nós, tomar decisões erradas mas isso faz parte dos riscos de quem decide.