segunda-feira, abril 29, 2013

Crime Lesa Futebol

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

As leis devem ser gerais, universais e abstractas.
O que significa, dentro do velho principio de que a Justiça é cega, que não podem ser feitas em função de casos específicos ou de pessoas e entidades definidas.
Devem ser...mas não são.
Porque em Portugal, e na "justiça" desportiva que temos, há uma "lei" que se aplica a um só clube.
Chama-se Vitória Sport Clube, é de Guimarães, e cumpriu hoje o segundo de três jogos á porta fechada naquela que é uma sanção que até hoje apenas a ele foi aplicada o que viola todos os princípios do que deve ser a Justiça.
Porque tudo que aconteceu no seu estádio, e que deu origem á suspensão, já aconteceu noutros estádios (antes e depois da pena que nos foi aplicada) e nunca castigo igual foi aplicado a ninguém.
Para infracções bem mais graves.
Recordemos.
O primeiro jogo de castigo, cumprido pela equipa B no jogo com a Naval, foi devido ao arremesso de três ou quatro petardos num jogo da equipa A.
Terão sido os únicos petardos arremessados em estádios portugueses esta época?
Antes fossem.
Poucos dias depois dos que motivaram a interdição assistimos via televisão ao arremesso de mais de vinte petardos no Braga vs Sporting que tiveram como castigo umas multazinhas pecuniárias.
Como também no Benfica vs Académica embora em menor número.
Entre outros exemplos possíveis com estes e outros clubes.
Algum teve de jogar à porta fechada?
O segundo castigo, agora de dois jogos, ainda é mais vergonhoso.
Assistiam os vitorianos tranquilamente ao jogo Vitória B vs Braga B, sem registo do mínimo problema,quando com o jogo já iniciado entraram umas dezenas de arruaceiros bracarenses na bancada que lhes estava destinada e de imediato se dirigiram (o jogo,já iniciado, de nada lhes interessou!!!)aos adeptos vitorianos insultando-os e arremessando cadeiras na sua direcção aproveitando o facto de não haver policia no estádio.
Claro que os vitorianos se defenderam.
Com toda a razão e numa acção de pura legitima defesa.
O árbitro sem razão nenhuma para o efeito interrompeu o jogo e mesmo com todas as condições de segurança reunidas recusou-se a reatá-lo demonstrando que trazia a "encomenda" bem estudada e não estava disposto a abrir mão da oportunidade.
Conclusão?
Os agredidos levam com dois jogos á porta fechada e uma multa pesadissima e os agressores ficam a rir-se com uma multazinha ridícula.
É isto Justiça?
Num futebol em que são inúmeros os exemplos de actos bem piores do que estes que vão de bancadas incendiadas a adeptos mortos por very lights, de adeptos aterrorizados a terem de refugiar-se atrás de uma baliza para escaparem aos agressores a incidentes gravíssimos em túneis, de tudo acontece menos castigos como os aplicados ao Vitória.
Que são injustos, desproporcionados e claramente encomendados.
Tenho a certeza absoluta que, aconteça o que acontecer nos seus estádios, nunca outros clubes(especialmente três ou quatro que me dispenso de enunciar) serão sujeitos a semelhante pena.
Que é estúpida e apenas prejudica o futebol porque lhe retira o público,a emoção, a paixão que é componente essencial dele.
É uma pena severíssima aplicada por gente que não é isenta, não é imparcial e não é séria.
E que anda no futebol não para o servir mas apenas para se servir dele.
Até quando a maioria dos clubes e respectivos adeptos o vão permitir é a única coisa que interessa saber!
Depois Falamos

10 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Isto é um atentado à liberdade das pessoas e da informação, e já não digo isto como adepto do Vitória. Então, e os adeptos do Paços, que não tiveram nada a ver com o caso!? Segundo a lei, o Vitória teria de ceder bilhetes á equipa adversária. Uma lei obriga e outra lei proíbe!? Será que não há aqui nenhuma inconstitucionalidade!? Ou inconstitucional é só cortar na reforma do soares e outros mamões!?

Memórias disse...

Havia outras maneiras de punir sem esta aberração!!!!
Não houve jogo porque....ninguém viu....!
Poderia-mos ter ido jogar a outro estádio (como já aconteceu).... Enfim...! Fica para a história como uma das muitas páginas negras do futebol português...
Resultados práticos desta pena.... Nenhum.... Vai continuar a haver petardos por outros estádios....!
Para a próxima época.... Vão estar em principio, o Boavista e o Leixões....como diz o nosso caro Dr. Cirilo....
Depois falamos....

Pedro Machado

Anónimo disse...

engraçado é que nos paises onde habitualmente se verificam jogos à porta fechada, e, aí sim, há adeptos verdadeiramente violentos, os jogos são abertos à comunicação social. pois, mas um balconista de uma agencia de viagens não transporta prostitutas para hoteis, nem chegará nunca a presidente da federação de futebol alemã, ou italiana ou inglesa.

Anónimo disse...

Luis Cirilo, você que foi um defensor da equipa B, agora já não lhe liga nenhuma? Acha correto termos que aceitar mais uma descida de divisão para gáudio dos nossos adversários? Eu sempre disse que a equipa, e não alguns jogadores, era muito fraca. Você sempre a dizer o contrário e que no final da época falavamos e eis o resultado. Último lugar e descida pela certa. Sempre a mesma conversa de vitórias morais que até já chateava e agora não diz nada?

luis cirilo disse...

Caro José Paulo:
Por acaso também tenho duvidas sobre a legalidade desta sanção. E muitas mais quanto á sua extensão aos orgãos de comunicação.
Caro Pedro Machado:
Se o Vitória merecesse sanção, e não merecia,claro que havia outras punições muito mais racionais.Ou jogar a mais de 50 klm como já aconteceu no passado ou neutralizar o estádio e obrigar toda a gente a pagar bilhete. Agora tirar espectadores ao futebol é uma aberração,uma cretinice e uma estupidez.
Caro Anónimo:
Curiosos exemplos esses.A quem se refere concretamente?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Já chateia de facto a repetição da sua ladaínha. A equipa B não era fraca e já expliquei isso dezenas de vezes. Foi enfraquecida por necessidade da equipa A e não foi devidamente reforçada em Janeiro ao contrário do que necessitava e estava previsto.
De resto eu saí da direcção a 7 de dezembro e de lá para cá nada tenho a ver,obviamente,com a gestão que foi feita das equipas de futebol

Anónimo disse...

A razão assiste-nos, por isso há que recorrer a todas as instâncias que super entendem no desporto.
Quem armou esta artimanha e que deturpou os factos têm de ser chamado à responsabilidade. Não é um vimaranense e vitoriano que "manda" no desporto em Portugal ? Há que metê-lo no barulho. Tem que ser feita justiça.

Anónimo disse...

Sporting chega ao 6º lugar...

1ªPágina d' "A Bola" 29Abril 013

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Bom dia Luis Cirilo, refiro-me concretamente e unicamente a Fernando Gomes, presidente da FPF, (re)conhecido frequentador de prostibulos e utilizador da dita mão de obra para manipulação de resultados desportivos (vide escutas apito dourado), a quem, surpreendentemente, o Vitoria deu o seu voto, após a rábula da fruta e da manipulação da FPF junto do TAS, que tanto prejudicou o nosso clube. Lá diz a RTPorto, "...é um homem sério, pois, é casado e tem três filhos..."

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu também acho. Mas não acredito.
Caro Anónimo:
Mais uma idiotice d eum jornal que só tem olhos para os clubes de lisboa.
Caro Anónimo:
Devo dizer que a actuação do dr Fernando Gomes me tem desagradado profundamente. Assumiu um compromisso na Liga e mal pôde trocou-o pela FPF onde se tem entretido a causar obstáculos ao seu sucessor na LPFP. É claramente alguém que está ao serviço de "alguém"...