quarta-feira, abril 24, 2013

Fim de Ciclo ?

A pesada derrota sofrida em Munique pelo Barcelona, num jogo cheio de erros de uma arbitragem indigna de uma meia final da liga dos campeões, deixa no ar uma interrogação pertinente: será que aquela que foi a melhor equipa do mundo durante os últimos seis anos já está "gasta"?
A arbitragem de ontem não explica a derrota.
Porque se é verdade que três dos quatro golos do Bayern são irregulares (safa-se o ultimo) é igualmente verdade que com o resultado em branco ficaram por marcar duas grandes penalidades favoráveis aos alemães o que ,grosso modo, permite dizer que uma mão lava a outra.
Parece-me isso sim, que para além da veterania que começa a assolar alguns dos seus jogadores ( Xavi, Puyol, Dani Alves) mas não explica tudo, o Barcelona é uma equipa cansada de ganhar com tudo o que isso significa de perda de motivação.
Desde 2008, ano em que Guardiola assumiu o comando técnico, os catalães ganharam duas ligas dos campeões, dois mundiais de clubes, duas supertaças europeias, três ligas espanholas(e a quarta está a um pequeno passo),duas taça do rei e duas supertaças de Espanha.
É muita coisa em apenas 5 anos!
De caminho alguns dos seus principais jogadores, que são a base da selecção espanhola(com tudo que isso tem de irónico), ainda ganharam um mundial e dois europeus a nível de selecções afirmando uma supremacia invulgar no futebol mundial e que dificilmente será repetida nos próximos anos.
E aí sim, na saturação de ganhar, pode estar a explicação deste actual "apagão" do Barcelona.
Mas quem tem Messi, Iniesta, Pedro, Pique,Fabregas, Jordi Alba, Tello, Thiago Alcântara, etc tem uma base fortíssima de reconstrução da equipa e de renovação da vontade de ganhar.
Este ciclo pode(?) estar a terminar.
Mas outro virá.
Depois Falamos

P.S. Mesmo assim o Bayern que se cuide. Porque quatro golos de vantagem é muito golo mas esta equipa ferida no seu orgulho não pode ser subestimada.



2 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo, a vitória do Bayern de Munique não se deve só ao "desgaste" do Barcelona, há que dar mérito aos alemães. Estes jogam um futebol fabuloso, não é de agora, pois ano após ano estão nas semi-finais e finais da Champions. O Resultado só surpreende pelos números, pois a derrota é perfeitamente natural, como a vitória do Barça em Nou Camp.
Não me parece que possamos falar em fim de ciclo, apenas no confronto entre dois adversários que se equivalem, mas um teve uma noite mais feliz.
O Guardiola sabe muito bem porque escolheu o Bayern.

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Claro que há imenso mérito do Bayern que é fortissimo candidato a ganhar a champions.
Embora o jogo de Barcelona não vá ser fácil se a equipa catalã conseguir uma exibição daquelas que fizeram dela a melhor do undo durante anos.