segunda-feira, abril 29, 2013

Discurso Sensato


Acho que o Presidente da República fez, no 25 de Abril, um discurso sensato e adequado ao estado do país.
Deixando claro que os mandatos são para cumprir e que não contem com ele para crises politicas artificiais o PR limitou-se a responsabilizar governo e oposição para que a retórica politica não leve o país para caminhos perigosos e de recuos impossíveis.
Não creio que se tenha colado ao governo ou abdicado do seu papel supra partidário e de moderador.
Disse, isso sim, algumas verdades e deixou algumas garantias que desagradaram aos partidos de esquerda ansiosos,como sempre,por eleições antecipadas sem a mínima preocupação com os efeitos nocivos que isso traria para o país.
E a esses Cavaco tirou o "cavalinho da chuva" reiterando que não será por ele, Presidente da República, que Portugal conhecerá uma crise politica.
Ele não é, felizmente, um Jorge Sampaio qualquer.
Mas deixou também um claro aviso ao governo:
É preciso governar melhor, com mais solidariedade e coesão interna, e deixar de vez estes amuos e arrufos que tem caracterizado os últimos tempos da governação.
Não percebo por isso as criticas violentas de que o PR foi alvo por parte da esquerda a que um PS de cabeça perdida se juntou num primeiro tempo antes de fazer marcha atrás o mais depressa que lhe foi possível.
A esquerda, em especial PCP e BE, tem uma visão muito própria dos poderes presidenciais.
Ele deve ser o garante da Constituição em tudo que interessa (aquela disposição constitucional de as legislaturas durarem quatro anos é que não lhes interessa nada...) e deve ajudar a oposição a fazer aquilo que ela não consegue por si só.
É uma visão patética , redutora e em que a esmagadora maioria dos portugueses não se revê como é mais que óbvio.
O PS, muito por força das presidências de Soares e Sampaio, pensa o mesmo quando o governo é liderado pelo PSD e acha que o PR deve ser uma espécie de "rainha de Inglaterra" quando é o próprio PS que está no governo.
Felizmente que Portugal tem hoje um PR que sabe fazer uma interpretação rigorosa da Constituição da República e não está disponível para ser um factor de instabilidade politica e de fragilização de governos que dispões de maioria absoluta no Parlamento.
No fundo até gostei das criticas de PS,PCP e BE a Cavaco Silva.
Significam que ele está a cumprir de forma rigorosa o mandato para que a maioria dos portugueses o elegeu.
E eu como seu eleitor sinto-me, naturalmente, satisfeito por isso.
Depois Falamos

Sem comentários: