quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Ronaldo e Custódio

O jogo de ontem entre a "Gestifute & Amigos" com o Equador tinha para mim duas curiosidades únicas em termos futebolisticos.
Ver se Ronaldo jogava no estádio do Rei e perceber como reagiria o público a uma eventual utilização do "proscrito" Custódio.
Ronaldo jogou e bem.
Marcou um belo golo, empenhou-se com o profissionalismo que se lhe reconhece e deixou a sua marca nesta passagem por Guimarães.
Custódio...o costume.
Não deve ter estranhado nada jogar ali pela selecção ou pelo seu clube porque a reacção dos adeptos foi de grande coerência; vaias desde que entrou e até final do jogo.
Dirão os "puristas" que uma coisa é jogar pelo clube rival, no caso, e outra pela selecção nacional mesmo quando convocada com aqueles critérios "gestifutianos"e que portanto as rivalidades clubisticas nestes momentos devem diluir-se.
Concordo.
E normalmente assim é com jogadores do Porto aplaudidos na Luz e jogadores do Benfica no Dragão quando ali actuam com a camisola da selecção e isto apenas para dar o exemplo de dois clubes/massas associativas com forte antagonismo.
Acontece que com Custódio a questão é diferente.
Porque ele ao sair de Guimarães para Braga fê-lo por não se sentir desejado no seu clube e ver-se constantemente preterido por um brasileiro que lhe era claramente inferior.
Ao escolher Braga deu , digamos assim, uma bofetada de luva branca em quem não o quis.
E acho que a maioria dos vitorianos percebeu isso e não lhe levou a mal.
O erro fatal de Custódio foi  a forma como festejou um golo que marcou pelo Braga ao Vitória.
Com uma raiva e um acinte que ofendeu os vitorianos.
Porque entenderam aquela manifestação de júbilo como uma agressão aos adeptos que na sua esmagadora maioria sempre o tinham acarinhado e lamentado a sua saída.
E por isso dificilmente Custódio algum dia será perdoado pelos adeptos do Vitória.
Mexeu com sentimentos muito profundos e isso paga-se.
Depois Falamos

P.S. Não conheço pessoalmente Custódio. Quem com ele trabalhou na formação do Vitória diz-me tratar-se de uma óptima pessoa e de alguém que adorava o clube.
Não duvido.
E tenho pena que as coisas tenham corrido desta forma.
Porque é um excelente jogador (este é dos que merece jogar na selecção) e quando ele regressou a Guimarães sempre pensei (está escrito) que seria âncora de uma grande equipa e chegaria á selecção com a nossa camisola.

23 comentários:

Anónimo disse...

Alguém há questionou ou ouviu uma explicação do Custódio do porquê ele ter festejado o golo ao Vitória daquela maneira tão emotiva e expressiva? Acho que ele quando falar da situação muitos dos vitorianos vão torcer as orelhas. Mas que foi uma vergonha para Portugal um jogador da casa ser constantemente assobiado sempre que tocava na bola. O episódio do "Messi" ao Ronaldo também foi de baixo nível. Depois não se queixem de não haver no futuro jogos da seleção em Guimarães.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Está enganado. Nenhum vitoriano vai torcer as orelhas porque os vitorianos nada fizeram para merecer uma atitude daquelas. O Custódio foi muito ingrato com adeptos que sempre o apoiaram. Quanto ao episódio "Messi" ao que sei foi insignificante e passou-se no meio da rua. O parvo até podia ser de outra terra. O que releva,isso sim,foram os 5.000 adeptos que foram assistir ao treino e vitoriar o Ronaldo. Quanto a jogos da selecção em Guimarães fazem-me pouca diferença que não haja. Pelo menos enquanto a selecção e a Gestifute se confundirem tanto

Anónimo disse...

Foi bonito ver jogadores como o Eduardo, João Pereira, Rubén Amorim, Éder, Sílvio(banco), Custódio, na seleção e que já foram ou são do SCBraga. Quanto ao Vitória, só o Bruno Alves. Isso também doeu um pouco aos vitorianos, daí os assobios. Mas pronto, futebol é isto!Não tem falado ultimamente da Equipa B, talvez porque atravessa um periodo mau abaixo da linha de água.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Desta selecção até podiam ser todos do Braga que não me fazia diferença nenhuma.
Porque com excepção do Ronaldo, Moutinho e Nani dos outros nem vale a pena falar.
Quanto á equipa B do Vitória não se preocupe. Ela não descerá

Anónimo disse...

É mentira a afirmação de que o Custodio sempre foi apoiado pelos vitorianos até ao momento do festejo do golo: muito antes disso ele já era vaiado e insultado. O festejo foi uma atitude normal tal como qualquer um de nós festeja quando estamos a jogar contra amigos. Mas já viam mal nas atitudes dele, portanto qualquer coisa que ele faça, será maldade também!!!

Unknown disse...

O FUTEBOL É ISTO, muito coração e nenhuma cabeça.

André Gomes disse...

Sabendo que o CR7 idolo de Portugal, ja fez um gesto obsceno para os adptos do benfica em pleno estadio da luz, devemos concluir que na sua opiniao eles tem direito de assobiar sempre o CR7 em pleno estadio da Luz... consequentemente se o "parvo" como o Sr. intitulou do caso "Messi" for Benfiquista, o Sr o perdoa... e apoia o gesto dele???

Anónimo disse...

Caríssimo bi clubista de marraquexe...vá à seleção sub21 e veja quantos jogadores lá estão do VSC...a nossa média de idades é 23 anos...mas compreendo que a azia da taça de Portugal perdure...aliás, para quem é de Marrocos , a CAN dir-lheà bem mais...deduzo!!!

Vistobranco disse...

Pois meus amigos,quem não sente não é filho de boa gente,mas o Vitorianos sentem e muito,esse artista só tem o que merece,e mais estará para vir,é cão que não conhece o dono!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O festejo enquistou o assunto.
Caro José Santos:
Não concordo.
Futebol tem de ter muita cabeça.
Caro Andre Gomes:
Não percebo a relação entre os casos.
Caro Anónimo:
Estamos a fazer o nosso caminho. Tranquilos e sem "ajudas". Os nossos jogadores são promovidos exclusivamente pelo seu valor.
Caro vistobranco:
É exactamente isso

Unknown disse...

Anónimo, eu ainda há 10 anos, vi numa convocatória da Selecção, 5 jogadores do Vitória a serem convocados, casos do Ricardo Silva, Rogério Matias, Pedro Mendes, Nuno Assis e o Romeu, para além dos vimaranenses Pedro Mendes e Fernando Meira, mas isto foi numa altura, onde não havia muitos compadrios e gestifutes no meio.
Em relação ao Custódio, teve uma recepção normal a meu ver. Vocês falam, mas não gostariam seguramente, se um jogador formado no vosso clube, viesse um dia para o Vitória, e depois de no passado ter dito que era do S.C.B do coração, desse beijos no símbolo, e mostrasse uma fúria e raiva para os adeptos que sempre o trataram bem na sua passagem pelo Vitória.
O João Alves, que passou pelo vosso clube apenas 1 época, sempre que ia ai jogar era super assobiado, imaginem um jogador como o Pizzi por exemplo, a fazer um dia o que o Custódio fez, e depois queria ver a vossa reacção.

Carlos S M disse...

Bom, relativamente a questão da Gestifute, eles têm uma carteira de jogadores enorme e neste momento tem uma grande preponderância no futebol Europeu e isso reflecte-se na selecção naturalmente...
Quanto a questão do Custodio é um grande vitoriano que só queria jogar futebol, mas um treinador (apesar da provas dadas) uns furos abaixo daquilo, que na minha opinião, é necessário para o Vitória, acabou por atira-lo para uma Clube que certamente não queria representar e aquilo foi o libertar da raiva acumulada, quantos de nós já não sentimos isso, independentemente do festejo devemos tratar bem quem é da nossa "casa", e a falta de bom censo como no episódio da casa dele era desnecessário.
Quanto a Ronaldo vs Messi para mim é o Ronaldo o maior, porque eu apoio os que me são próximos...
Adeptos:
Não se deva tomar a parte pelo todo, sou do Vitoria e vivo em Coimbra e isto é o que eu mais repito, a massa adepta do Vitória é demasiado grande para ser confundida com meia dúzia de pessoas mal intencionadas, na meia final cá em Coimbra eu e os meus amigos, que vieram de Guimarães provamos isso mesmo, fizemos uma festa do Futebol!!
Acrescento em nossa defesa que no percurso para o estádio de Coimbra(a 200m de minha casa) fomos insultados uma par de vezes por pessoas de aparente cultura, com estatuto social, e idade para terem juízo.
Por isso não me digam que os adeptos do Vitória são arruaceiros...

Vitoria Sempre.
Viva Portugal!!

Anónimo disse...

Sr. Luis Cirilo, desde já os meus sinceros parabéns pelo trabalho que está a ser feito no Vitória Sport Clube. Não sou de Guimarães mas tenho um enorme carinho e apreço pela cidade e clube pelos anos que aí passei.
Desde já devo dizer que ando nisto há bastante tempo para perceber como funcionam as coisas no futebol. Concordo quando diz que a Gestifute e a seleção se confundem mas tenho que discordar, plenamente, em relação ao Custódio. Poucos são os jogadores que têm amor à camisola do clube que o formou. O Custódio, não estando a ser opção, tomou uma decisão muito válida em mudar-se para um clube que queria apostar e apostou nele. E tal como disse, não foi isso que magoou os adeptos, mas sim o festejo de um golo. Bem, como lhe disse, o Custódio certamente não joga com amor à camisola e não era por isso que ia deixar de festejar efusivamente um golo que marcou pelo seu clube independentemente contra quem joga ou não. E, ao contrário do que diz, eu estive presente no jogo, e ele foi assobiado antes, depois e durante o jogo. E para comprovar que nenhum jogador joga por amor à camisola, temos o exemplo do Nilson. Um ícone enorme no clube, mas quando foi preciso reduzir o salário para ajudar o clube, lá se foi o amor.

Não pense que é uma crítica, apenas uma opinião. E desejo tudo do melhor, sinceramente, a esse grande clube de Guimarães.
Um abraço

Anónimo disse...

Sou vitoriano 100% e confesso que fiquei triste da forma que o Custódio festejou o golo do braga no nosso estádio e contra o Club da sua formação, mas acho que no jogo da seleção não seria o jogo ideal para mostrar o nosso repudio pela sua atitude pois acima de tudo somos PORTUGUESES, este jogo era da NOSSA SELEÇÂO e não do sc braga, lembrem-se que antes do jogo iniciar cantamos com muito orgulho e respeito o HINO NACIONAL e é com esse mesmo orgulho e respeito que devemos aplaudir e incentivar os jogadores da nossa SELEÇÂO e não assobiar como muitos o fizeram ao custódio e por vezes também ao Eder.Só lamento que pessoas que até já ocuparam cargos públicos na politica e até no nosso Vitória tenham opinião diferente.

Anónimo disse...

Pois na seleção SUB21 estão muitos jogadores do vitória e quantos estão do SCBraga na seleção A(actuais e ex.jogadores? Estive a ver o jogo dos SB21 e são muito fraquinhos que nem sequer à Eslovénia, um pais do terceiro mundo futebolistico conseguem ganhar. O destino destes jogadores do vitória é jogar para a manutenção, seja na equipa A ou na equipa B. O sonho deles é jogar numa equipa que joga na Fase de Grupos da Liga dos Campeões. O Rabiola que o diga. Que se prepare para ser assobiado!

Anónimo disse...

Porque é que adiaram o jogo com o Belenenses para a Taça? Deve ser devido aos compromissos europeus onde vão jogar com o Kabuscorp de Angola.

luis cirilo disse...

Caro Lafuente:
Esses cinco jogadores que refere , e bem, vieram un s anos depois de um jogo da selecção em que seis titulares eram do Vitória. Jesus,Costeado,Miguel,Carvalho,Nascimento e Adão. Nesse tempo não era uma selecção Gestifute.
Caro Carlos S.M.
Devo dizer-lhe que enquanto dirigente do Vitória eu( e os meus colegas de direcção) se há estádio onde no camarote presidencial fomos tratados de forma desagradável foi em Coimbra. Não pelo presidente da Académica que foi sempre muito cordial mas por algumas pessoas que não sabem conviver com a diferença clubistica.
Caro Anónimo:
Hoje não faz grande sentido falar de amor á camisola. Mas faz todo o sentido falar em respeito á camisola. E isso inclui os adeptos. Eu não fiquei aborrecido pelo facto de o profissional Custódio ter ido para Braga depois de empurrado para fora do Vitória. Tratou da sua vida. Mas a forma como festejou aquele golo não foi normal e isso nunca lhe será perdoado.
Caro Anónimo:
Agradeço o chazinho mas passo bem sem ele. Vivemos num país em que há liberdade de expressão e as pessoas tem o direito de manifestarem as suas opiniões. As vais ao Custódio são a legitima expressão do que as pessoas de Guimarães e do Vitória sentem quanto a atitudes do jogador. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.
Caro Anónimo:
Coo é evidente você não percebe nada de futebol. as ainda ssim não deixo de lhe dizer que ainda cá havia um ou outro mais fraquinho. Felizmente foram para o Braga B no inicio da época.
Caro Anónimo:
É verdade,estamos nas meias finais da taça de Portugal.

Luís Ferreira disse...

Caro Luís Cirilo,

Ao longo do tempo fui-me apercebendo de que, nas relações sociais, podíamos encontrar dois grandes grupos de pessoas: as que avaliam os actos em função dos relações de proximidade aos indivíduos que os praticam e as que avaliam os actos em função dos actos. As primeiras, não tenho quaquer dúvida, conseguem manter muitos seguidores. As segundas têm um pouco mais de dificuldade, afinal, ninguém gosta que um amigo fique do lado de um desconhecido só porque acha que o desconhecido tem razão. O único problema do primeiro grupo é ser portador de uma característa irressecável que de tempos a tempos se revela: a utilização de dois pesos e duas medidas. Serve o pereâmbulo para manifestar o meu espanto perante os elogios feitos a Cristiano Ronaldo, que momentos antes do golo que marcou se tinha pegado com um pequeno grupo de adeptos do Equador que se encontrava no extremo norte da bancada poente inferior, indo depois lá comemorar o referido golo. Na televisão talvez não se tenha percebido, no estádio só não viu quem não quis. Mas para mim, isso são coisas da bola, não fica bem na fotografia, mas não vem nenhum mal ao mundo (Ao CR7 talvez venha, pois começa a demonstrar uma fragilidade psicológica às provocações que não se via quando o provocavam na Inglaterra). Já me espanta é que, mais uma vez, ataque o Custódio por ter festejado um golo que marcou ao serviço da sua entidade patronal (sem se ter dirigido para perto de nenhum adepto vitoriano como fez Ronaldo aos adeptos do Equador). Confesso-lhe que não sou fã desta nova moda dos jogadores não festejarem golos que marcam aos clubes anteriores. Com o mercado sempre a mexer, qualquer dia um jogo de futebol tem tanta alegria como uma via sacra. Além disso, acho um comportamento hipócrita (na maioria dos casos), todos sabemos que por dentro estão contentes. Nunca gostei que me dessem graxa em nenhuma situação e também não gosto que jogadores de futebol o façam. Dito isto, tenho pena que não tenha seguido as sábias palavras de Luís Cirilo, que no seu blog, em Agosto de 2012 dizia: "Mas tal como Custódio na referida entrevista teve a elegância de desvalorizar esses actos de vandalismo, considerando-os ultrapassados, também os vitorianos devem seguir em frente e não enquistarem uma relação com um jogador que hoje está em Braga porque se sentia indesejado em Guimarães como o próprio referiu na entrevista." Este Luís Cirilo parece-me um tipo sensato, devia de ser ouvido mais vezes.
Para terminar, não acredito que um homem que vê de pé e com ar preocupado a equipa B do seu clube perder com o Marítimo B e que, segundo sei, se considera um patriota, não se sinta nem um pouco embaraçado ao ver um jogador com o emblema de Portugal ao peito atirar uma bola à barra e ser assobiado pelos seus conterrâneos. Eu, que me considero mais internacionalista do que patriota, estava na bancada norte e senti-me.
PS: Embora me pereça irrelevante para o caso, porque trabalho em Braga, um destas dias almocei no mesmo local que o Custódio. Pela forma como se relacionou com os que o serviam, e isto vale o que vale, pareceu-me mesmo um tipo simpático e educado. Talvez tenha sido por isso que entrou, jogou, ouviu e saiu. Se fosse o Ronaldo a ser assim assobiado, já tinha chorado em todos o jornais.

luis cirilo disse...

Caro Luis Ferreira:
Devo dizer-lhe que de uma forma geral estou de acordo com a sensatez do seu comentário.
Mantenho o que escrevi no meu blogue em Agosto de 2012 e pela minha parte continuo a achar o Custódio um excelente jogador que está na selecção por mérito próprio.
Náo o conheço pessoalmente, como referi no post, mas as informações que dele tenho apontam no mesmo sentido do episódio que narra no seu comentário.
Infelizmente, neste particular aspecto da carreira dele, o futebol também é paixão e ele sabe bem o que é a rivalidade entre Vitória e Braga e por isso aquele festejo de golo marcou para sempre o relacionamento entre o jogador e os vitorianos. Ninguém defende que ele não devia ter festejado o golo(é uma questão que só ao próprio compete decidir)mas podia tê-lo feito de forma idêntica á que tem festejado outros golos. Com entusiasmo mas sem raiva ao clube a quem tinha marcado.
Quanto ao resto concordo que se fosse o Ronaldo a ser assim assobiado tinhamos drama para 15 dias ou mais.
Eu não fui ao jogo. Mas se tivesse ido não teria assobiado o jogador. Mas também não o aplaudiria mesmo que a bola em vez de bater na trave tivesse entrado.

Anónimo disse...

Os próximos tempos vão ser muito dificeis para a equipa A e B. Depois dos últimos resultados vamos ver se as equipas vão ter capacidade para dar a volta, senão vai ser sempre a descer. Quanto ao Custódio, será que lhe vão pintar novamente o muro da casa?

Alberto Pires disse...

depois do que andou a colocar no próprio facebook o custódio bem mereceu os assobios. é um tipinho sem carácter nem gratidão

André Gomes disse...

como nao percebe a relaçao entre os casos??? O CR7 fez um gesto absceno para a massa associativa do benfica... o Custodio como voce disse nao por ter saido e sim por ter festejado e provocado... resumindo os 2 provocaram... ja entendeu?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Creio que o pior já passou.
Caro Alberto:
Ele lá sabe as linhas com que se cose.
Caro André:
Não não percebi.
São casos totalmente diferentes