domingo, fevereiro 03, 2013

Realidade e Farsa

A generalidade dos comentadores televisivos, radiofónicos e jornalistas vão (aliás já começaram)afinar por um só diapasão na análise do Vitória-Porto da noite de hoje com aquele facciosismo que não deixaremos de repudiar nunca.
Que o Porto jogou melhor.
E é verdade.
Que o Porto dominou o jogo.
Dominou.
Que o Porto teve mais posse de bola e mais oportunidades de golo.
Teve.
Que o Porto tem melhores jogadores e melhor equipa.
Tem.
Que foi uma vitória justa da melhor equipa.
Talvez tenha sido.
E é neste "talvez" que acaba o que podia ser uma realidade pura e há o lugar á farsa que acompanha a história deste jogo.
Farsa em três capítulos:
Num penalti contra o Porto que ficou por assinalar com o resultado em 0-0.
Numa falta ofensiva transformada em canto favorável ao Porto, com resultado em 0-1, do qual nasce o segundo golo.
Numa entrada dura de Varela sobre Marco Matias na qual o portista devia ter visto o segundo amarelo e não viu.
Ou seja em vez de ir para os balneários com uma confortável vantagem de dois golos o Porto devia ter descido as escadas do túnel empatado 1-1 e reduzido a dez elementos para que se pudesse falar de verdade desportiva.
E creio que nessas circunstâncias toda a história do jogo teria sido diferente.
O Porto até podia ter ganho, não o discuto, mas não com esta facilidade nem por estes números seguramente.
Mas também podia ter empatado ou perdido.
Claro que perante um resultado de 0-4 parece ridículo vir falar de arbitragens.
Mas não é.
Porque é preciso saber-se e perceber-se porque razão se chegou a este desnível .
E aí a resposta é só uma.
O trio de arbitragem "inclinou" o campo na dose suficiente para que não se registassem surpresas. Depois a qualidade individual e colectiva do FCP fez o resto.
Mas que este jogo para além da realidade encerra (mais) uma farsa lá isso é verdade.
Depois Falamos

P.S. Depois da aldrabice de Alvalade, que nos tirou dois possíveis pontos, escrevi que o Vitória devia queixar-se dessa "xistrada" mais que não fosse porque vinham aí jogos propicios á repetição de malandrices e era importante condicionar os "artistas".
Só não me sai o euromilhões...

21 comentários:

Anónimo disse...

e os dois foras de jogo mal tirados a jackson e lucho que os deixavam isolados ainda na primeira parte? isso ja nao interessa...e se o lance do mangala com o balde é penalty, por amor de deus.

Anónimo disse...

Desviar as atenções para a arbitragem, num jogo como o de ontem, impede-nos de analisar o que realmente está mal com esta equipa. Porque isto de elogiar um treinador só porque a equipa tem atitude, o treinador é pago para fazer muito mais e este no capítulo da preparação dos jogos deixa muito a desejar.

Que resultado se pode esperar quando o Vitória praticamente não sai do seu meio campo?

Mr.Karvalhovsky disse...

Na minha opinião, o porto acabou por mostrar muita qualidade e de facto está a um nível bastante elevado.

No entanto, somaram à qualidade apresentada, a actuação de um árbitro que deixou passar várias faltas favoráveis ao VSC, e como não poderia deixar de ser, num jogo contra um dos chamados grandes, pelo menos um penalty claríssimo (já muito perto do final do jogo) numa falta sobre o Ricardo.

Estou de acordo com o Luis Cirilo, que essas faltas que o árbitro deixou passar ajudaram a acentuar o desnível entre as duas equipas, mas há que reconhecer que o VSC também manifestou falta de argumentos para discutir o jogo de igual para igual, permanecendo demasiado retraído, dentro do seu meio-campo.
Ordens de Rui Vitória?
Espero que não e julgo que por mérito do porto.

Saudações Vitorianas!

Anónimo disse...

Realmente temos "PENA", mas quando o SCBraga no jogo da Taça com o resultado em 0-0 viu-se espoliado de um penalty e os jogadores do vitória fartaram-se de dar "pau" com a complacência do árbitro e o Ricardo também devia ter levado o 2º amarelo, não vi aqui "a virgem ofendida" dizer nada. Sempre ouvi dizer que "pimenta no rabo dos outros é refresco"!

Anónimo disse...

Com este comentário o Luis Cirilo vai pagar mais uma multa de 3500 euros e uns meses de suspensão. O Vitória se não fosse roubado estava em 3º lugar no lugar do Braga.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Realmente o FCP tem muita razão para se queixar da arbitragem. Com um árbitro isento os jogadores Varela e Mangala nem ao intervalo chegavam. Para além do resto.
Caro Anónimo:
Ninguém anda a desviar atenções de nada.Quanto á forma como os jogos são preparados, e dado estar a responder a um anónimo, não sei que conhecimentos na matéria tem. Tanto quanto sei o técnico Rui Vitória e os seus colaboradores preparam exaustivamente em termos tácticos cada jogo. Há uma coisa,contudo,que eles não conseguem. Impedir que o adversário tenha a valia individual e colectiva que o Porto tem. E quando se joga com uma equipa tão jovem como a nossa (9 jogadores com idades inferiores ou iguais a 23 anos)com o que isso significa de falta de experiência acaba por se pagar. Mas constato que há quem prefira criticar quem está a fazer um trabalho notável do que apontar as falcatruas do "sistema"

Marco Ribeiro disse...

Não são fora de jogos?!! Deve ser anedota.

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
O desnível entre as duas equipas,especialmente quando o Vitória não pode contar com vários jogadores(Soudani,Adoua,N'Dyaie,Olimpio),é evidente e não o podemos negar. Até porque na primeira volta,com esses jogadores mais toscano e defendi,o resultado foi igual.
Mas isso não isenta o árbitro de tratar as duas equipas por igual. O que ele não fez com clarissima vantagem para o fcp.
Caro Anónimo:
Há uma coisa em que o braga está quase ao nível de porto e benfica:nos favores dos árbitros. Alias sempre que me lembro de soares dias admira-me como é que os bracarenses não tem o bom senso de estarem dez anos calados antes de falarem de árbitros em jogos com o Vitória. Quanto ao resto podem ver a final do Jamor na televisão. Coisa a que estão habituadissimos.
Caro Anónimo:
Esse castigo da FPF foi por me insurgir, como era meu dever e obrigação,contra arbitragens que nos prejudicaram. Mas agora estou livre desses castigos.
Caro MArco:
Anedota e da grande

Anónimo disse...

"Quanto ao resto podem ver a final do Jamor na televisão". Concordo, já vimos muitas vezes na TV, mas pelo menos temos uma, a de 1966 e o Vitória "ZERO". Espero que o Belenenses vos elimine, porque senão vão ser novamente humilhados e lá vão comer as sandes de sobra para a mata do Jamor com "amor" por volta dos 60 minutos.

Anónimo disse...

não vos chegam 4???

Unknown disse...

Também faz parte da aliança S.C.B - F.C.P, os comentários de adeptos do lado de lá da morreira? Ainda o jogo da Taça? Não passou a azia? Toma lá rennie e mete golo, que aquelas duas "rabetas" do Barrientos foram muito lindas! De facto, ainda falarem em penaltys que ninguém viu é de rir! Chamem o Soares Dias, esse sim com simulações dentro de área do Vitória, não tem medidas, é logo castigo máximo. Quanto a ontem, perdemos bem, o Porto entrou muito forte, fez uma pressão muito alta, encurtando os espaços para o Vitória sair em transição. Depois tivemos pouca bola, e quando tivemos apostamos muito no passe longo. Mas estamos no bom caminho!
Quanto à encomenda de ontem, há 2 penaltys contra o adversário, e o Varela era expulso.
Mas em breve, contra os azuis do Restelo, mesmo contra 14 vamos ganhar e jogar novamente a partida decisiva no Jamor, ao contrário de outros aziados!
Força Vitória!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mais vale comer sobras nas matas do Jamor do que ir para o Bom Jesus ver a final por um canudo.
Caro Anónimo:
Como deve ter reparado a equipa do Vitória saiu de campo fortemente aplaudida pelos adeptos. Sabe porquê? Porque reconhecemos o mérito de quem deu tudo que pode mesmo contra 14.
Caro Lafuente:
Os aziados de trás Morreira apenas comprovam o bi clubismo existente por aquelas bandas. Tomam com muita facilidade as "dores" de Porto e Benfica

Anónimo disse...

É só parolos. muitos deles (a moioria?) ainda diziam Guimarães m... Eles que habitam em Guimarães e arredores! Só queria a resposta deles a duas perguntas:
1º Se antes do jogo começar o Vitória vestisse, naquele momento, de azul e branco e o porto de preto e branco, a atitude do arbitro seria a mesma?
2ª Não custa nada gostar do porto (infelizmente ganha muitas vezes... e de forma irregular). Agora, se o porto ganhar um campeonato a cada 20 anos será que os parolos de Fafe, Braga e arredores também são portistas? ou é aquela treta: só gosto de futebol de vez em quando, mas na realidade querem dizer não sei a diferença entre um jogador área e um defesa central (..ou nunca entrei num estádio).
P.S. 1. O mesmo se aplica a todos os parolos de Fafe, Braga (etc) que são do benfica e do sporting.
P.S. 2. também alguns vitorianos (ou não!) no jogo de portugal vão aplaudir o J.Moutinho e outros, assim como quando o porto jogar na europa. Quando não gosto da comida em casa não a como no restaurante! É por isto também que, futebolisticamente, o país está onde está.

Marco Ribeiro disse...

Tanta azia! O caril do almoço caiu-te mal, marroquino?

Vai lá vender tapetes para a tua terra.

Anónimo disse...

Por acaso podem-me explicar porque é que o cidadão vimaranense Adelino Ribeiro e outro amigo de guimarães são sócios do SCBraga e que organizaram recentemente no facebook uma página de apoio ao SCBraga? E o barbas de S.Torcato, outro sócio e adepto do SCBraga? Quem continua a ver a Taça de Portugal por um canudo são vocês sempre que vão ao Bom Jesus a Braga. Apontam o canudo para o Estádio Axa e lá está a de 1966.

Anónimo disse...

Marco Ribeiro por falar em tapetes deve ser por isso que o teu clube comprou vários jogadores árabes para os vender. Depois da "operação paixão" falhada, do memorial de 20cm e da SAD falhada, agora compram árabes a "metro" para vender tapetes nas praias do norte no verão. A tua azia é ver um clube como o ScBraga no 3ºlugar, a participar numa final da Liga Europa, Fase de Grupos da Liga dos Campeões e a vender jogadores por milhões e vós jogadores a sair a custo zero porque não tendes dinheiro para pagar-lhes os ordenados.

Anónimo disse...

os marroquinos são mesmo engraçados!
Primeiro, como não tinham capacidade para formar um clube apoiaram-se no Sporting e assim nasceu outro sporting além Lisboa... Sporting de Braga. Uns anos depois como aquilo não resultava, e o clube do regime ganhava muitas vezes, toca a mudar. Tinham muito orgulho em ser a cidade mais benfiquista. Entretanto começou a ganhar o porto... e toca mudar outra vez com uma amizade muito colorida com o líder azul e branco! Agora, voltaram a equipar de verde... tal como o Vitória equipa com as cores da nossa primeira bandeira, o sporting (braga) regressou às origens com o verde para o equipamento.
Este clima em braga vai mudar e vai pender para quem ganhar mais.
Em Guimarães há muitos artistas que não são do Vitória... e daí? Em braga não há muitos mais que não gostam do braga? em lisboa não há portistas? no porto não há benfiquistas?
A questão é quem em Guimarães são menos. Os verdadeiros ainda ontem aplaudiram a equipa e tem orgulho na equipa.
Pese embora esta crise nacional e no vitória, ainda somos adeptos do vitoria e não das vitorias. É um conceito difícil de perceber, mas como o vosso presidente percebeu quando queria jogar em Guimarães para encher o estádio, os simpatizantes do Sporting (braga) também vão perceber.

Anónimo disse...

E vocês sempre a falar de arbitragem. Assumam que o Porto foi melhor, que é melhor, não adianta andarem aí com essas coisinhas. O guimarães não existiu simplesmente, parem de pôr as culpas nos árbitros e de falarem de lances que só vocês viram por amor de deus!

A'L.

José Duarte disse...

Senhor Luís Cirilo. Muita paciência a sua em responder a todos os comentários que fazem aqui no seu blogue. O Braga é superior ao nosso Vitória, actualmente; nem era preciso o adepto marroquino desenterrar a taça de Portugal que venceram para afirmar a superioridade do Braga... Eu apenas acho que os marroquinos que mandam aqui as suas podres bocas é que, apesar de superores, são infelizes pela falta de humildade que possuem. Nós orgulhamo-nos do nosso clube por razões diferentes da ostentação que os marroquinos vão arvorando... até quando Deus quiser. Confio no nosso Vitória e não o trocaria por nenhum outro clube.

José Duarte disse...

O Moreirense acabara de vencer o Nacional. Não tenho dinheiro para a Sport TV. Não vou para o café ver o futebol por causa das bocas. Demais a mais porque estou a viver no Porto, actualmente. E, fora de casa, a gente não se pode expressar. Segui o relato directo do jogo Beira-Mar/Sporting B. pela Bola online, apesar de ter comigo o transistor. É que no jornal as notícias caiem a conta-gotas, às vezes com atraso de vários minutos... O "sofrimento" dá-me gozo.

Junto a mim tinha a minha mulher a seguir um filme qualquer num dos canais abertos ao povo em geral, pois a Tv paga é tão boa como o Tony Carreira para as pessoas que o seguem por todo o lado, até Paris, se for preciso, mas que não ganham o salário mínimo. Por isso é que não acredito em muitos que vejo nas "manif`s".

Às tantas, vejo no PC, Beira-Mar 3 / Sporting B 2.

- Homem! Não estás contente?! (perguntou-me a mulher vendo-me triste).

Não. Eu não estava contente. Estava triste. Porque estava a pensar que o nosso vizinho Moreirense, que acabara de
vencer o Nacional, na Madeira, e no próximo domingo recebe precisamente o Beira-Mar; acaso este venha a perder em Moreira de Cónegos poderia ser ultrapassado, abandonando assim o outro clube do nosso concelho o último lugar da classificação geral.

No fim, Beira-Mar 3 / Sporting B 3.

Voltou a mulher a desviar os olhos do filme para me voltar a perguntar se, assim, com aquele empate eu estaria melhor.

Respondi que não. Bom era os marroquinos terem ganho. Como bom será, se calhar, que o Moreirense venha ao D. Afonso Henriques ganhar, daqui a duas semanas.

- Sabes, mulher, o amigo Fernandes tem lá o filho a jogar; é um pai que sofre muito e, agora, pode ganhar saúde com a esperança do Moreirense ficar na Liga Sagres.

Portanto, senhor Luís Cirilo, tenho muito mais com que me preocupar do que a "porra" do Sporting B.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Selecção é uma coisa e clubes são outra. De resto quanto á parolada tem toda a razão.
Caro Marco:
Há azias...
Caro Anónimo:
Conseguiu descobrir três residentes em Guimarães que são adeptos do Braga? Notável. Nem o Sherlock Holmes. Pois olhe que eu em Braga conheço muitas dezenas de vitorianos.
Quanto ao resto procura falar do que sabe. E nunca se esqueça que o seu clube é o clube do "quase". E vai continuar a ser.
Caro Anónimo:
Tem razão mas não vale a pena tentar explicar isso a quem tem sempre viveu no bi clubismo.
Caro Anónimo:
Guimarães...é uma cidade ou uma cadeia de sapatarias. Quem foi prejudicado pelo árbitro foi o Vitória.
Caro José Duarte:
Os adeptos do braga andavam de papo cheio mas desconfio que esses tempos passaram. Vamos aguardar os próximos meses.
Quanto ao Moreirense espero que fique na 1ª liga. Mas não á custa do Vitória.